Clipping Diário - 12/04/2014
Publicado em 12/04/2014
Clipping Diário - 12/04/2014
Realidade “Oferecem R$ 500 para alguém trabalhar no balcão de uma loja e, diante da recusa, dizem que manezinho é um ‘encostado’”. João Martins, em resposta a um debate nas redes sociais sobre a abundância de empregos na Grande Florianópolis. Fonte: Notícias do Dia – Damião – 12-13/04 Fim de semana para pesquisar os presentes de Páscoa Procon/SC orienta consumidores a adiantar compras A dúvida entre comprar os ovos de Páscoa com antecedência ou esperar as tentadoras promoções na véspera do feriado bate em muitos consumidores. Para o Procon de Santa Catarina, quanto mais cedo encher o carrinho com os doces, melhor. Um levantamento feito pelo órgão mostra que o mesmo produto pode variar mais de 80% em Florianópolis. Neste ano, os ovos ficaram fora da lista de compras da parapisicóloga Andréia (à dir.) e da filha Maitê A parapsicóloga Andréia Farias, 37, prefere evitar as filas nos supermercados na véspera do feriado e comprou chocolates da família na sexta-feira. Para a conta não ficar alta, optou por barras de chocolates e caixas de bombons. “São muitos presentes, então é melhor variar um pouco, até porque os ovos são bem mais caros”, contou Andréia, que foi às compras com a filha Maitê, 12. De acordo com a diretora do Procon/SC, Elisabete Fernandes, Andréia fez a coisa certa. “Adiantar as compras é melhor que esperar por descontos, porque assim se tem mais tempo para fazer as pesquisas. No nosso levantamento, que serve para ajudar a população, encontramos uma variação de preço de 82,83% entre um estabelecimento e outro”, revelou Elisabete. O estudo do Procon/SC foi feito na última semana de março e avalia o preço de 44 itens feitos com chocolate, entre ovos, barras e caixas de bombons. Dez redes supermercadistas foram analisadas. O conteúdo da pesquisa pode ser acessado no site www.procon.sc.gov.br. Gasto médio será de R$ 151, diz pesquisa Uma pesquisa feita pela Fecomercio/SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) afirma que o consumidor catarinense está disposto a gastar em média R$ 151,82 com doces na Páscoa 2014. De olho nessa expectativa, muitos preparam novidades. “Organizamos um espaço no Beiramar Shopping para as crianças brincarem e para os pais comprarem os chocolates”, contou o gerente de marketing do supermercado Imperatriz, Fábio Quintanilha, que espera um incremento de 26% nas vendas em relação ao ano passado. Quem prefere fugir dos produtos industrializados, uma opção em Florianópolis é o site Encomenda Gourmet, que entrega doces especiais. “Esgotamos as encomendas para ovos porque nossa produção é artesanal”, contou Maria Fernanda Pereira, 24, dona do negócio. Fonte: Notícias do Dia – Economia – 12-13/04 BNDES e Sebrae promovem seminário O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Sebrae, promovem uma série de seminários direcionados aos micro, pequenos e médios empresários. O objetivo dos encontros, realizados em todo o país, é apresentar as opções de financiamento do banco e de outras instituições financeiras aos participantes, além de esclarecer dúvidas sobre o tema. Em Santa Catarina, os seminários ocorrerão neste mês em Florianópolis (dia 14), Palhoça (dia 15) e Tubarão (dia 16). Mais informações: www.bndes.gov.br/palestras Fonte: Diário Catarinense – Economia – 12-04 Trindade dominada Prestes a abrir um novo negócio na Trindade, em Florianópolis, o leitor Flávio Sobierajski, o popular Calcinha, constatou com os comerciantes do bairro uma absurda realidade. Com regularidade impressionante, todos os estabelecimentos da região são assaltados em plena luz do dia. Ele observa que todos os dias na região não se vê passar um policial seja a pé ou de viatura, deixando, assim, a área livre para a atuação dos bandidos. Fonte: Diário Catarinense – Economia – 12-04 HAVAN EM JARAGUÁ A nova loja da Havan em Jaraguá do Sul, na avenida Prefeito Waldemar Grubba, será inaugurada neste sábado, às 10 horas. A unidade recebeu investimentos de R$ 45 milhões e gera 200 empregos, oferecendo um mix com mais de 100 mil itens. Fonte: A Notícia – Economia – 12-04 BRASIL CRESCE MENOS E PERCEPÇÃO É NEGATIVA Há um conjunto de indicadores que mostram desconfiança do empresariado e de consumidores para os negócios para os próximos meses. O PIB brasileiro vai crescer só 1,5% neste ano. A inflação anual fecha em 6,2%. O mercado já antecipa tendências e não descarta a possibilidade de Dilma Rousseff perder as eleições. Se ganhar, fará um segundo mandato melhor. A avaliação é do analista-chefe da XP Corretora, Rossano Oltramari. O profissional recomenda aplicação de recursos em opções que gerem renda, deem proteção contra a inflação e sejam isentos de Imposto de Renda. Oltramari fez duas palestras em Joinville na última terça-feira, dia 8. Ele é formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, começou a carreira na corretora Icatu e exerceu o cargo de gerente de novos negócios no Investshop. Fonte: A Notícia – Livre Mercado – 12-04 APERTO – O cenário também indica aperto monetário, com menos oferta de crédito na praça para quem precisa de dinheiro emprestado. Numa economia que cresce muito pouco e ainda com aumento de juros, essa combinação de fatores é ruim para o conjunto da sociedade. Fonte: A Notícia – Livre Mercado – 12-04 CONFIANÇA CAI – Uma série de indicadores macroeconômicos mostra diminuição de confiança, tanto da indústria, quanto dos consumidores. Esse aspecto ajuda a conter a expansão do PIB. Fonte: A Notícia – Livre Mercado – 12-04 Uma semana para compras de Páscoa Expectativa do comércio é de gasto médio de R$ 151 em SC e movimento irá se intensificar nos próximos dias Auma semana da Páscoa, os coelhinhos terão de correr caso queiram encher as cestas com chocolate. Com a proximidade de data, é importante levar junto com a lista de compras um bocado de paciência: a grande maioria das vendas deve ocorrer nos próximas dias, deixando os supermercados ainda mais movimentados e complicando a vida de quem pretende pesquisar os preços. Enquanto os consumidores correm às compras, o comércio permanece otimista com os resultados. Pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) com 50 empresas de todas as regiões de Santa Catarina indica que o setor tem boas expectativas em relação a resultado de vendas para a Páscoa deste ano. A grande maioria dos empresários – 80% – diz que espera um resultado entre 5% e 6% melhor do que o feriado do ano passado. Para 14% dos empresários ouvidos no levantamento, as vendas deste ano serão mais ou menos idênticas ao ano passado. Apenas 1% acha que o resultado de 2014 será até 10% menor do que em 2013. No Brasil, a expectativa também é positiva. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os empresários esperam crescimento de 7,2% nas vendas deste ano em comparação com 2013. A época é considerada o segundo melhor período do ano em resultado para o setor, superado apenas pelo Natal. Pesquisar é alternativa para encontrar preços mais baixos A pressa pode ser inimiga da economia na hora de fazer as compras. Pesquisar ainda é a dica número um para quem quer economizar na hora de comprar os chocolates. Segundo pesquisa realizada pelo Procon-SC em supermercados da Grande Florianópolis, revela que os preços dos ovos de Páscoa apresentam variação de até 82,83%. A maior diferença foi encontrada no ovo Alpino, da marca Nestlé, de 355 gramas. Em um estabelecimento o produto foi encontrado a R$ 34,99 e, em outro, por R$ 27,89. A segunda maior variação foi no preço da caixa de bombons Grandes Sucessos Lacta, vendida por R$ 4,99 em um local e, a R$ 8,99, em outro. Em Joinville, no Norte do Estado, o Procon também registrou variação de preços – nas lojas pesquisadas pelo órgão de defesa do consumidor, o valor de um mesmo ovo de Páscoa pode apresentar uma diferença de até 45,43%. De acordo com levantamento realizado pela Fecomércio-SC, a intenção média de gastos dos catarinenses com as compras de Páscoa será de R$ 151,82 por pessoa, mais do que a previsão de compras do ano passado, que foi de R$ 125,76. O valor representa um crescimento de 20,7% na comparação com o resultado da pesquisa no ano passado. A previsão de maior gasto do Estado é em Itajaí, de R$ 190,05 por consumidor, cidade que não figurou nos levantamentos anteriores. Dicas de compras EM BUSCA DA CESTA PERFEITA - A uma semana da Páscoa, consumidores buscam as melhores opções para garantir o chocolate gastando menos. PESQUISAR E COMPARAR - Pesquisar preços. Mesmo em produtos iguais, há diferença de uma loja para outra. Por isso, é importante planejar a ida às compras com antecedência. - Certifique-se de que ovos com brindes – como brinquedos – têm o selo do Inmetro. A certificação é obrigatória. - Preste atenção na data de validade. Ovos de Páscoa costumam durar algum tempo na geladeira, então prefira produtos com prazo extenso. Atenção para não levar mercadorias com prazos vencidos. - Preste atenção nas informações do rótulo e compare preço e peso líquido. O tamanho do chocolate não tem necessariamente ligação com a quantidade real de chocolate. - Olhe bem a lista de ingredientes. Se o açúcar for o primeiro da lista, é porque o produto tem mais açúcar do que cacau, portanto é menos saudável. - Há alternativas além do ovo de chocolate. O ideal é sair de casa com uma lista pronta, sabendo quem vai ganhar ovos, bombons e barras de chocolate. - Quem deixou para comprar na última hora tem a vantagem de gastar menos. Com a proximidade da Páscoa, supermercados podem fazer promoções para desovar o estoque. Mas é possível ter dificuldade para achar o chocolate desejado. LIGHT, DIET, SEM LACTOSE... - Fique atento à quantidade de chocolates consumida pelas crianças. Doces não são aconselháveis para bebês com menos de um ano de idade. - Para quem está de dieta, a melhor alternativa é o chocolate light, com redução média de 30% de açúcar, calorias, gordura ou sódio. De qualquer maneira, o ideal é comer em pequenas porções. - Se a versão light não agradar o paladar, a opção mais em conta é o chocolate meio amargo, com maior teor de cacau (acima de 50%) que traz benefícios à saúde. - Fuja do chocolate branco. É o mais calórico e possui o mais alto teor de gordura. - Para quem tem intolerância a lactose, há opções em barras e e no formato ovo e produzida à base de soja. - Quem tem diabetes, o ideal é o chocolate diet ou isento de açúcar. Muitas vezes, são mais calóricos do que os convencionais devido ao alto teor de gordura. Fonte: Diário Catarinense – Economia – 12-04 Clima para chocolates A queda da temperatura na próxima semana, em SC, deve favorecer as compras de chocolates para a Páscoa, que será no próximo final de semana. Outro ponto favorável é a maior oferta de ovos e outros itens. A rede Imperatriz de supermercados faz o Festival do Chocolate no Beiramar Shopping. O Hippo aposta em vendas 10% maiores. Há opções de produtos catarinenses como a Nugali de Pomerode, Doce Beijo de Joinville e a Franz de São Bento do Sul. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 12-04 “As malharias estão produzindo menos no Brasil”, diz Alexandre Herchcovitch RIO DE JANEIRO - Estilista aclamado, o paulistano Alexandre Herchcovitch foi convidado pela Ellus 2nd Floor para produzir o styling do desfile que a marca apresentou sexta-feira à tarde no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro, no último dia de Fashion Rio. Pouco antes de as modelos entrarem na passarela ele comentou o momento que vive a moda no Brasil e a queda de produção nacional na indústria têxtil. – Muitas malharias estão fechando ou produzindo menos porque metade do que vendem é importado. Não há um pensamento do governo sobre a indústria têxtil – disse. Herchcovitch também falou sobre a falta de incentivo à carreira de costureira, o que faz com que a profissão se torne desinteressante e diminua o número de especialistas no mercado. O estilista afirmou que, por ter uma produção pequena, ainda consegue fazer as peças de suas coleções no Brasil – uma realidade que, segundo ele, não se repete na indústria de larga escala, que cada vez mais opta por produzir no exterior. Questionado sobre o possível cancelamento da versão de inverno do Fashion Rio, Herchcovitch defendeu a realização de apenas uma semana de moda no Brasil. – Poderia ser uma só. É claro que existem as semanas regionais, de varejo, que são diferentes, mas na São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio mostramos coleções que estarão nas lojas daqui a seis meses. A colunista de O Sol Diário viajou ao Rio de Janeiro representando o Grupo RBS a convite da organização do Fashion Rio. Cobertura do evento de moda em osoldiario.com.br/guarda-sol. Fonte: Jornal de Santa Catarina – Economia – 12-04 Seminários sobre crédito Parceria inédita reunindo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa vai levar seminários sobre crédito para 115 cidades de 17 estados brasileiros a partir de segunda-feira. O objetivo é divulgar informações sobre as linhas de financiamento para as micro, pequenas e médias empresas. Os primeiros seminários estão previstos para, entre outras cidades do país, Florianópolis, Palhoça e Tubarão. Fonte: Jornal de Santa Catarina – Economia – 12-04 Empresário do ano A Associação Empresarial de Itajaí (Acii) lança segunda-feira a 25ª edição do Troféu Empresário do Ano. Os associados poderão votar de 15 de abril a 5 de maio, quando será feita a contagem dos votos. O escolhido receberá o troféu no dia 6 de junho. O empresário eleito no ano passado foi Luiz Alves Mendes, da Mendes & Sibara. Fonte: Jornal de Santa Catarina – Mercado Aberto – 12-04 Moeda vale mais O Angeloni da Velha já tem um CataMoeda. O equipamento recebe moedas que os clientes guardam em casa e dá um vale-compras com valor 2% maior. Por exemplo, quem colocar R$ 100 em moedas vai receber um vale-compras de R$ 102. Esta é a segunda máquina da rede em Santa Catarina. A primeira, instalada em Florianópolis há cinco meses, já recebeu 274 mil moedas que somaram R$ 74,3 mil. Desde então acabaram os problemas de falta de troco na loja. Fonte: Jornal de Santa Catarina – Mercado Aberto – 12-04 Personalidade de Vendas Até 21 de abril associados da ADVB/SC poderão indicar nomes de empresários catarinenses para concorrer ao prêmio Personalidade de Vendas 2014. Os cinco nomes mais citados formarão a lista de finalistas. O vencedor será conhecido dia 8 de maio. No ano passado, o vencedor foi Denisson Moura de Freitas, da Komeco. Fonte: Jornal de Santa Catarina – Mercado Aberto – 12-04