Clipping Diário - 09/05/2014
Publicado em 09/05/2014
Arrecadação do Estado cresce 15,61%
Impulsionada pela série de ações de combate à sonegação e pelo crescimento da economia do Estado acima da média nacional, a arrecadação do governo catarinense cresceu 16,61% no período de janeiro a abril deste ano frente aos mesmos meses do ano passado. Em abril, a arrecadação teve alta de 10,06% na comparação com o mesmo período de 2013. O Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) é o principal tributo, mas a receita total inclui ainda o IPVA, ITCDM (sobre herança) e taxas estaduais, mais repasses federais do IPI, Fundo de Participação dos Estados, verbas do SUS, FNDE e Lei Kandir. As verbas que vêm da União respondem por apenas cerca de 9% do total. Segundo o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, o crescimento está bem próximo da meta da pasta. Estamos nos mantendo bem próximos à nossa supermeta de 16%, que é um acordo interno firmado com os servidores da Fazenda. Continuaremos focados no combate à sonegação e temos uma meta de cem operações fiscais ao longo do ano. Cada vez mais Santa Catarina depende de esforço próprio para manter folha, custeio, investimentos e pagamento de dívidas afirmou Gavazzoni. Conforme o secretário, o ICMS é a principal receita e onde houver oportunidade de regularização os fiscais da Fazenda estarão presentes. Ele acentua que se trata de justiça com os contribuintes que cumprem corretamente suas obrigações.
Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 09-05
Personalidade da ADVB 2014
O empresário eleito Personalidade de Vendas 2014 em SC foi Carlos Amaral (D), vice-presidente do Grupo SCC e do SBT SC, com matriz em Lages. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Octávio Lebarbenchon (E). Apesar do pessimismo no país, Amaral está otimista com o crescimento da economia catarinense neste ano de Copa e eleições.
Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 09-05
Favorável ao dono
Cidadão está querendo entender. Uma das vantagens dos parquímetros na Capital, amplamente divulgada, seria o pagamento apenas pelo tempo devidamente utilizado. Quando se libera a vaga mais cedo, o crédito retorna para o cartão. No entanto, ao estacionar na terça-feira o veículo às 17h39min e pagar R$ 2 por uma hora (já que não há alternativa menor do que uma hora), não conseguiu reaver parte do crédito ao liberar a vaga às 18h03min. Está certo que o estacionamento só é cobrado até as 18h, mas nesses casos, já que a máquina é tão “inteligente”, deveria debitar apenas 21 minutos (o tempo que completaria até as 18h).
Fonte: Diário Catarinense – Cacau Menezes – 09-05
Sinal amarelo
A economia do Brasil, apesar do pessimismo de alguns setores, vai muito bem, obrigado! Mas é bom ficar de olho nos Estados Unidos, principalmente quem investe em shoppings. No país mais rico do mundo, cerca de 15% dos shoppings vão falir ou serão transformados em outros espaços comerciais nos próximos 10 anos.
No Brasil, já são 500 shoppings em funcionamento e mais 30 serão criados até o final do ano.
Fonte: Diário Catarinense – Cacau Menezes – 09-05
Procon faz pesquisa de preços médios de presentes
FLORIANÓPOLIS - Quem ainda não comprou o presente para o Dia das Mães pode aproveitar as sugestões de presentes do Departamento de Defesa do Consumidor de SC. A pesquisa traz preços médios encontrados no mercado catarinense. Buquê de flores, cesta de café da manhã, kits de perfumes e outros itens estão na lista. Os presentes variam de R$ 25,90 a R$ 235,96. Veja a pesquisa completa em santa.com.br.
Fonte: Jornal de Santa Catarina – Economia – 09-05
Copa no comércio (1)
Dois telões de LED já foram instalados nas praças de alimentação do Neumarkt e do Norte Shopping. Os equipamentos vão transmitir todos os jogos da Copa do Mundo. O Shopping Park Europeu também deve providenciar o seu telão e o Neumarkt instalará outro na praça do segundo piso até o fim do mês.
Os locais são tradicionais pontos de concentração de torcedores nos mundiais e por isso eles aproveitam para explorar outras ações. No shopping da Via Expressa, por exemplo, há encontros de colecionadores de figurinhas da Copa no fim de semana e no da BR-470 um pequeno parque com brincadeiras relacionadas ao futebol estará à disposição das crianças.
Copa no comércio (2)
As lojas de Blumenau fecharão as portas durante os jogos do Brasil. É o que está previsto na convenção coletiva firmada entre os sindicatos patronal e laboral do comércio da cidade. O lojista poderá instalar uma TV na loja para que os funcionários assistam ao jogo ou dispensá-los caso o horário do fim da partida seja o mesmo do fechamento da loja. As horas “perdidas” com os jogos serão compensadas posteriormente.
Fonte: Jornal de Santa Catarina – Mercado Aberto – 09-05
Dudalina na Exame
Desta vez não foram os produtos nem o desempenho da indústria blumenauense que ganharam destaque. Reportagem publicada nesta semana conta a história dos conflitos entre os 16 herdeiros de Adelina e Duda, os fundadores da empresa, que se dividiram em dois grupos. Hoje tem irmão questionando na Justiça a autoridade da presidente Sônia na decisão pela venda da empresa.
Fonte: Jornal de Santa Catarina – Mercado Aberto – 09-05
PACTO FEDERATIVO
O pacto federativo será tema de debate hoje na Fiesc, em Florianópolis. A divisão das receitas dos impostos entre a União, os Estados e os municípios será o foco do encontro. A análise macroeconômica será feita pelos presidentes da Fiesc, Glauco José Côrte, e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizaro Júnior, e pelo professor Fernando Rezende, da FGV.
INCERTEZAS
Do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte:
– Há incertezas em relação ao comportamento da economia neste ano. No primeiro trimestre, o desempenho foi um pouco acima da média do trimestre anterior. Mas as perspectivas são de que teremos um ano de contração. A retração no setor automobilístico já reflete, de fato, esta queda no dinamismo da economia. É um setor muito importante, altamente empregador. Certamente, uma queda no setor automobilístico terá consequências no desempenho geral – analisa.
Fonte: A Notícia – Claudio Loetz – 09-05
Inflação desacelera para 0,67% com alta menor de alimentos e transportes
Alta do IPCA ficou abaixo do resultado de março, quando avançou 0,92%; em 12 meses, a elevação é de 6,28%
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou abril com alta de 0,67%, ante uma variação de 0,92% em março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o IPCA acumulou uma alta de 2,86%. Em 12 meses, a taxa ficou em 6,28%, abaixo do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%, mas a maior taxa desde junho do ano passado nessa comparação.
Os grupos Alimentação (1,19%) e Transportes (0,32%) subiram menos em relação a março e contribuíram para o recuo da inflação. A desaceleração dos alimentos ocorreu tanto com os produtos consumidos em casa, que passaram de alta de 2,43% em março para aumento de 1,52% em abril, como na alimentação consumida fora de casa, que saiu de 0,96% para 0,57%. Ainda assim, a alimentação ainda foi o maior impacto para a inflação do mês.
Alguns produtos que tiveram altas expressivas em meses anteriores registraram até queda nos preços, como é o caso da mandioca, tomate, cerveja, hortaliças, açúcar cristal e farinha de trigo.
Por outro lado, grande parte dos itens investigados ainda teve aumento de preços, como a batata inglesa, feijão, carne seca e de sol, sorvete, ovo de galinha, óleo de soja, leite longa vida, pescados, frango em pedaços, açúcar refinado, carnes, café moído, cerveja fora, refrigerante, lanche, frutas e refeição fora de casa.
Além dos alimentos e dos transportes, mais três dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados subiram menos em março. O destaque foi o item Despesas Pessoais, que passou de 0,79% para 0,31%, puxado pela desaceleração de empregado doméstico (de 1,28% para 0,58%) e cabeleireiro (de 0,79% para 0,03%).
Baixa renda. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação da baixa renda, subiu 0,78% em abril, desacelerando após ter registrado alta de 0,82% em março. Com o resultado, o índice acumulou uma alta de 2,90% no ano e de 5,82% em 12 meses. O INPC mede a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos e chefiadas por assalariados.
Fonte: O Estado de São Paulo – 09-05
Crédito mais caro e inflação levam inadimplência a maior alta em 4 anos
O número de inadimplentes aumentou 8,6% em abril, segundo a SPC Brasil e a CNDL
O número de inadimplentes no país acelerou 8,6% em abril ante mesmo mês do ano passado, maior alta anual desde janeiro de 2010, quando começou a pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil.
Com base nos dados aos quais tem acesso, a SPC estima que no fim abril existiam cerca de 53,8 milhões de consumidores inadimplentes no país, ante 52,5 milhões em março.
Na análise do presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior, a trajetória de consecutivas altas da inadimplência coincide com o período de apertos monetários, iniciado em abril de 2013 pelo Banco Central, o que tem impactado negativamente na capacidade de os consumidores quitarem seus compromissos.
"O encarecimento do crédito associado à alta dos preços diminui o poder de compra do consumidor, que não consegue espaço no orçamento para pagar dívidas", disse Pellizzaro Junior.
Para a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, o aumento mensal foi puxado principalmente por devedores que começaram a atrasar dívidas há menos de seis meses.
O número de inadimplentes entre março e abril aumentou em todas as faixas etárias. No entanto, os adultos entre 25 e 39 anos são 41,2% dos inadimplentes na base do SPC Brasil.
Na comparação anual, a maior contribuição para a alta das dívidas veio do segmento de bancos, seguradoras e planos de saúde, seguido pelos setores de telefonia, TV a cabo e internet, em segundo, e pelas dívidas nas contas de água, luz e gás.
Fonte: O Estado de São Paulo – 09-05
Comércio prevê compras 'mornas' de presentes para o Dia das Mães
A inflação e a menor oferta de crédito devem deixar mais mornas neste ano as compras de presente de Dia das Mães, a segunda data mais importante para o varejo, só atrás do Natal.
Para a Fecomercio-SP (que reúne o varejo paulista), as vendas para a data devem ficar estagnadas em relação às do ano ano passado, quando subiram entre 2% e 3%.
Dia das mães
Movimentação nas lojas da rua 25 de Março na semana que antecede o Dia das Mães
Segundo Fabio Pina, assessor econômico da entidade, o avanço da inflação, que tira o poder de compra do consumidor, é um dos motivos que explicam a expectativa de um resultado similar ao do ano passado.
Em março, o índice oficial de preços (IPCA) subiu 0,92% e acumula alta de 6,15% em 12 meses. O resultado de março foi o pior para o mês desde 2003 (1,23%).
O resultado é que os presentes devem ficar na mesma linha dos de 2013. O gasto médio com os produtos deve ficar em cerca de R$ 65, R$ 2 a mais do que em 2013, de acordo com a Fecomercio-SP.
A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) e a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), por sua vez, esperam crescimento das vendas neste ano, mas em um ritmo inferior ao registrado no ano passado.
A entidade paulista prevê aumento de 3% a 4% em relação ao mesmo período do ano passado. "É um bom resultado, se você considerar o ritmo mais fraco da economia", diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Segundo a associação, os televisores devem ter alta na procura, impulsionada pela proximidade da Copa.
COMÉRCIO POPULAR
No comércio popular, as expectativas são similares.
A Univinco (que reúne lojistas da 25 de Março, em São Paulo) estima alta de 6% neste ano -em 2013, o aumento foi de 12%.
A entidade esperava um resultado pior, mas as expectativas subiram após o bom movimento durante o feriado do 1º de Maio.
Apesar da melhora, o gerente da loja Paris Bijoux, Antônio Carlos Costa, não espera muito da data. Costa, que trabalha há oito anos na região, diz que em 2013 o movimento foi ruim e não deve melhorar nos próximos meses.
"As pessoas estão com medo de gastar antes da Copa. Estão esperando para ver o que ocorrerá com os preços."
O aumento das despesas com produtos e serviços de primeira necessidade fez com que muitos consumidores optassem por um presente mais barato.
"O custo dos alimentos pesou no orçamento. As pessoas estão evitando gastar com supérfluos", afirmou o microempreendedor Pedro Luiz Colantuomo, 57.
Ele pretende gastar de R$ 50 a R$ 80 em uma blusa para mulher. Em 2013, desembolsou R$ 150, para comprar roupas e sapato.
A Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro (outra região de comércio popular da capital paulista) prevê alta de 5% nas vendas, ante aumento de 8% no ano passado.
Fonte: Folha de São Paulo – 09-05
Cai o total de consumidores que darão presente no Dia das Mães
O total de paulistanos que comprarão presente para o Dia das Mães é menor do que o do ano passado.
Segundo levantamento da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), 61,6% deles pretendem ir às compras para a data –a segunda mais importante para o varejo no ano, depois do Natal–, contra 63,6% em 2013.
A entidade aponta que 58% dos consumidores estariam dispostos a presentear a mãe depois de domingo (11) –quando a data é celebrada– se tivessem certeza de que o comércio faria promoções.
"Trata-se do maior porcentual dos últimos quatro anos. Em 2011, por exemplo, apenas 35,7% do total disseram estar dispostos a aguardar. No ano seguinte, esse número caiu para 27,5%. Já em 2013, houve um crescimento considerável, para 51,6%", informou a federação.
A FecomercioSP ainda informou que o adiamento das compras vem ocorrendo em diferentes datas porque os consumidores confiam que haverá liquidações para queima de estoques, "sendo uma forma ainda de enfrentar os efeitos da inflação em um cenário econômico complicado".
O preço médio do presente, ainda de acordo com a pesquisa, deve ser de R$ 65, ligeiramente acima dos R$ 63 informados no ano passado. Essa alta, de pouco mais de 3%, não acompanha a inflação no período, na casa dos 6%.
Entre aqueles que pretendem gastar mais de R$ 70, a proporção dos que comprarão presente é maior: 82,3%, contra 79,2% em 2013.
PREFERÊNCIA
A pesquisa aponta ainda que os artigos de vestuário lideram as intenções de compra (32%), seguidos por perfumes e cosméticos (12,4%), eletrodomésticos (10,7%), telefones celulares (5,5%), aparelho de TV e som (2,7%), flores (2,5%) e tratamento estético (1,6%).
A maior parte dos consumidores (72%) pretende pagar à vista, tanto em dinheiro quanto em cheque ou cartão de débito. Outros 21,2% devem optar por parcelar a compra no cartão de crédito, e 2,3%, por meio de carnês e boletos.
A pesquisa foi feita no dia 2 de maio e ouviu 1.115 pessoas.
Fonte: Folha de São Paulo – 09-05
Vestuário e produtos para beleza lideram a escolha e disposição de gastos no Dia das Mães
São Paulo, maio de 2014 – A Conversion, maior empresa do Brasil focada exclusivamente em SEO, realizou um levantamento com os internautas sobre a intenção de compras para o próximo Dia das Mães. Dos respondentes, 77% disseram que vão comprar presentes para as mães, 18% afirmaram que não vão presentear e 5% declararam já ter adquirido presentes.
Na categoria de produtos, a escolha recai preferencialmente por vestuário e acessórios: Roupas com 25%, Sapatos com 7% e Bolsas com 3%, somando 35%. Produtos de Beleza têm 16% e Eletroeletrônicos 8%. Livros são opções para 7%, produtos de Mesa e Banho e Joias ficam com 6% cada um, sendo que 22% optaram por outros produtos.
O peculiar no levantamento ficou por conta da resposta para a questão: “Qual desses presentes sua mãe consideraria uma roubada?” Assistir a um jogo da Copa em um estádio ficou com 42%, seguido de 21% que disseram serem os tradicionais utensílios domésticos.
O montante desejado para desembolso fica preferencialmente entre R$ 20 e R$ 100 (63%), de R$ 100 a R$ 500 (20%) e mais de R$ 500% (6%). Um valor menor de R$ 20 foi a escolha de 11%. A renda dos respondentes foi distribuída da seguinte maneira: de um a três salários mínimos (29%), de três a seis (30%), de seis a dez (18%), até um salário mínimo 15%, de dez a 30 (6%) e mais de 30 apenas 1%.
Quanto à compra em lojas físicas ou pela Internet, 69% disseram que preferem ou preferiram a primeira opção contra 38% que ficarão ou ficaram com a segunda. Para quem opta pela compra online os principais motivos são a comodidade e falta de tempo para deslocamento.
Já quanto a importância do Dia das Mães para os filhos, 46% acreditam que a data é muito importante, 23% acham que a comemoração é puro comércio, mas é “difícil de evitar a compra”, 12% apostam na oportunidade de agradar as mães, 18% sentem que a data poderia ser comemorada sem presente e apenas 1% vê a ocasião como um dia qualquer.
O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 30 de abril com 200 internautas.
Para Diego Ivo, CEO da Conversion, surpreende que a maioria dos respondentes acredita ser uma “furada” um jogo da Copa do Mundo, no Estádio, uma possibilidade de presentes para as mães.
Fonte: Portal Varejista – 09-05
Dia das Mães: varejo deve vender 3% mais e e-commerce faturar R$ 1,16 mi
O Dia das Mães é a segunda principal data para as vendas no comércio, ficando atrás apenas do Natal. A preparação do varejo, portanto, começa cedo, com o planejamento de contratações e de ações promocionais que atraiam o consumidor para a loja. Este ano, a estimativa é de que tenham sido abertas 33 mil vagas temporárias para atender à demanda ocasionada pela data somente em São Paulo, segundo o Sindicato das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário do estado.
A expectativa do comércio é que as vendas superem em 3% o volume registrado no mesmo período do ano passado, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Lojistas. A projeção se baseia na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC) Brasil para compras a prazo. Caso se confirme, essa será, no entanto, a menor alta dos últimos cinco anos.
O e-commerce espera atingir R$ 1,16 bilhão de faturamento em compras para o Dia das Mães, o que representa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2013. A categoria de “Moda & Acessórios” deve liderar as vendas, assim como em 2013, seguida por “Eletrodomésticos”, “Cosméticos e Perfumaria”, “Telefonia/Celulares” e “Informática”, segundo dados da e-bit.
Aposta em promoções
Na briga pela atenção dos consumidores, lojistas e marcas investem alto em promoções. A maioria delas promete mimar as mamães no dia delas. A C&A presenteia clientes que gastarem a partir de R$ 170,00 com uma massagem de 15 minutos. A rede instalou também cabines de fotos e placas, nas quais filhos podem gravar mensagens para as mães. As imagens são impressas na hora, gratuitamente, em uma moldura especial. No sábado, dia 10 de maio, as mães poderão participar de workshops para aprender formas diferentes de utilizar echarpes. O acessório usado durante a aula é dado à participante como presente.
A eÓtica convida clientes a elaborarem frases com até 300 caracteres com as palavras Diva, IT e Dia das mães. O autor mais criativo ganhará o direito de presentear a mãe com um dia de beleza no MG Hair. Os serviços oferecidos pelo salão completam o look para comemorar a data com cabelo, maquiagem, manicure e pedicure.
Supermercados também buscam aproveitar a data. O Carrefour vai premiar seis clientes com o kit “Mãe Torcedora”, composto por produtos da LG, como geladeira, televisor, home theater, telefone celular, forno micro-ondas, aparelho de som e climatizador de ar. A cada R$ 50,00 gastos, o consumidor ganha um cupom da sorte para o sorteio. Até o dia 11 de maio, os compradores ainda concorrem a três mil kits de beleza. Basta encontrar a mensagem promocional no cupom fiscal.
O Extra também lançou a promoção “Sua Mãe Vale Ouro”. Até o dia 15 de maio, a cada R$ 80 reais em compras contendo um produto das marcas participantes, o cliente ganha uma rasgadinha com o número da sorte para concorrer a 15 mil em barras de ouro. Os participantes do Clube Extra ganham três vezes mais rasgadinhas e, pagando com Cartão Extra, ganham mais 6 números.
Descontos nos preços
Os abatimentos em preço também são um importante atrativo. Para fisgar os filhos pelo bolso, o Carrefour preparou uma série de ofertas, que vão desde itens de beleza, passando por roupas, acessórios e livros, até eletroportáteis e eletroeletrônicos. A rede também oferece um menu para o almoço de domingo em família.
A marca de óculos e relógios LupaLupa, por sua vez, entrega um lenço feminino de presente para clientes que gastarem mais de R$ 270,00. Os fãs da grife no Facebook também concorrem a prêmios. Para participar da promoção na rede social, o cliente deve mandar uma foto ou vídeo (máximo de 1 minuto) e um breve texto para a página da Lupalupa, mostrando como é sua relação com a mãe. As três melhores postagens serão contempladas com produtos da marca. O concurso termina no dia 2 de junho.
Já a marca de moda feminina Fundição Filomena, localizada no Rio de Janeiro, em Brasília e em Teresina, está oferecendo desconto de 30% a clientes, além de distribuir ingressos para o filme “Divergente” a cada R$ 50,00 em compras. A Vezpa Pizzas, especializada no serviço take away, também lançou sua ação de Dia das Mães. Para participar, o cliente deve ir a uma das lojas da rede, bater uma foto com sua mãe e marcar o fanpage da Vezpa em sua imagem. A foto mais curtida ganha uma pizza no tamanho Tera (de 46 cm). O vencedor será anunciado no próximo domingo.
Fabricantes no páreo
Não são apenas os varejistas que aproveitam para se aproximarem dos clientes na data. As indústrias também podem usar o período para ativar suas marcas. A Philips é uma das empresas que preparou uma ação que busca envolver o público emocionalmente. Ela criou um vídeo que mostra cinco consumidores de diferentes idades produzindo seus próprios presentes de Dia das Mães em sua fábrica. O resultado está disponível no Youtube.
A Lenovo também não deixou a data passar em branco. A empresa preparou a promoção “Para cuidar de quem sempre cuidou de você”, que entrega ao cliente um kit L'occitane com creme hidratante, creme de mãos e sabonete em todas as compras. A CCE, por sua vez, adotou o lema "Mãe Moderna Ganha um Super Desconto" e concedeu descontos a partir de R$ 100 nas compras. As ações terminam no próximo dia 12.
Já o licor Amarula oferece às mães e filhos a possibilidade de ganharem uma viagem para um safári na África do Sul, com estadia em hotel cinco estrelas. A marca realiza um concurso cultural em seu site. A melhor resposta para a pergunta “Por que sua mãe merece embarcar em um safári na África do Sul, com direito a hotel cinco estrelas” ganha o prêmio e um celular Nokia Lumia 1020 para registrar todos os momentos. A ação foi criada pela Banco de Eventos.
Participação do e-commerce
No e-commerce, a Netshoes colocou banners no site com o conceito “Netshoes das mães. Dê esporte de presente”. As peças fazem uma leitura divertida e comparam presentes tradicionais com os disponíveis na Netshoes. O e-commerce também investiu nas redes sociais. A loja virtual realizou o “Dia do Filho” e o “Like das Mães”, no dia 06 de maio.
Os filhos com dúvidas sobre o melhor presente contaram com a ajuda de consultores esportivos. Um dos canais abertos para isso foi um número no WhatsApp. Cada cliente atendido recebeu um cartão personalizado com temática esportiva, criados de maneira bem humorada de acordo com as características de cada mãe.
Já o hotsite “Like das Mães” exibiu um duelo entre presentes. As mães puderam votar em seus preferidos e até compartilhar na rede social o artigo esportivo que mais gostariam de ganhar. Com essas informações, a Netshoes disponibilizará ranking dos produtos mais votados e também produzirá posts de #?cadica para ajudar os filhos. Os presentes comprados estarão prontos para envio em até duas horas, como prometido pela marca.
A Netshoes criou também um ambiente especial com sugestões de presentes para as matriarcas. É possível filtrar por faixa de preço, por categorias de produtos e ofertas especiais. O portal Submarino também criou um hotsite com itens femininos filtrados por categoria e preço.
Meta de vendas e parcerias
O Beleza Natural desenvolveu uma ação com a ousada meta de aumentar em 25% as vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. A cliente participante do Clube Amiga da Beleza (CRM da rede) que realizar um tratamento completo de 5 a 31 de maio ganha uma bolsa e um vale-desconto de R$ 15,00 para retornar em junho. A ação conta com um investimento de R$ 200 mil.
Já a Imaginarium fechou parceria com a Risqué para presentear clientes que gastarem mais de R$ 160 com um kit exclusivo com três esmaltes nas cores da estação. O Leite de Rosas também se uniu ao SPA Grand Village e desenvolveu a promoção “Segredo de Mãe”. Até o dia 11 de maio, os clientes poderão enviar suas histórias com a marca, além de dicas e receitas caseiras para usar o produto, e concorrem a um fim de semana no SPA Grand Village com mais um acompanhante, e os 10 finalistas ganharão um kit exclusivo.
Investimento dos shoppings
Os shoppings também prepararam diversas ações para atrair os compradores. O Shopping Leblon preparou dois kits exclusivos de maquiagens da M.A.C. Cosmetics para presentear clientes que comprarem R$ 1 mil em até três notas fiscais pagas no cartão de crédito ou débito. O Plaza Shopping, em Niterói, Rio de Janeiro, realiza promoção semelhante. O empreendimento sorteia 60 kits com produto de beleza da Sephora entre os compradores que juntarem R$ 400,00 em notas fiscais. As clientes também poderão aproveitar o serviço de make up express no ponto de troca no shopping.
O Shopping Costa Dourada, em Pernambuco, também apostou nos brindes. Até o próximo domingo, dia 11, o cliente que fizer compras acima de R$ 150,00 poderá trocar o cupom fiscal por um Kit Toque de Amor, composto por um sabonete e um hidratante. A promoção conta com a parceria da loja It’s Perfumes Importados, que está disponibilizando os kits. O centro comercial também está com uma promoção online. O cliente que entrar no Facebook vai encontrar um link para gravar uma mensagem de voz para sua mãe. A mensagem será entregue, via celular, no horário solicitado.
Já o Shopping Center D, em São Paulo, aproveitou a data para atrelar sua marca ao social. O empreendimento apoiou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo e cedeu espaço para a entidade comercializar canecas exclusivas da linha "Mãe Coruja".
O Shopping Grande Rio sorteia viagens para o Nordeste na data. Os clientes que juntarem R$ 250,00 em notas fiscais podem ganhar dois pacotes turísticos para qualquer destino da região. No Bangu Shopping, os compradores concorrem a dois automóveis Fiat 500 entre os meses de abril e junho e a brindes Granado e Phebo, na ação “História de Amor”. Para concorrer, é preciso juntar R$ 300 em notas fiscais e trocar por um cupom na Central de Trocas.
Fonte: Portal Varejista – 09-05
Possível crise do varejo não afeta shoppings em 2014
A crise varejista no Brasil parece que ainda não atingiu os shoppings centers. Após o setor ter registrado crescimento de 4,3% em 2013, o menor nos últimos dez anos, o primeiro trimestre de empresas como Multiplan, Iguatemi e BrMalls mostra que os lojistas dos centros de compras tiveram bons resultados, mesmo sem a ajuda da Páscoa, que neste ano foi comemorada no mês de abril.
A empresa que mais agradou aos analistas foi a Multiplan. Com crescimento de 16,8% no seu lucro líquido, a R$ 82,3 milhões, e de 15,1% na sua receita líquida, a R$ 257,2 milhões, mostrou que as estratégias colocadas em 2013, como a entrega do Parque Shopping Maceió e a consolidação de outros três estabelecimentos inaugurados no quarto trimestre de 2012, já começaram a dar resultado em 2014. Suas vendas na mesma área (que levam em consideração apenas os shoppings que já funcionavam no primeiro trimestre de 2013) subiram 9,3%. “O varejo dos shoppings vai surpreender mais uma vez em 2014”, disse José Isaac Peres, presidente da Multiplan, em conferência com os analistas.
Já as vendas do Iguatemi, entre janeiro e março, tiveram aumento de 17,7%, contando as inaugurações e expansões de quatro estabelecimentos. Contando apenas as vendas mesma área, porém, o crescimento foi de 7,6%. “Mesmo com os ‘rolezinhos’, nossos shoppings mostraram estabilidade”, disse o CEO Carlos Jereissati Filho no relatório. Apesar dos bons números e da receita ter subido 28% no período, a R$ 131,2 milhões, o lucro líquido teve uma pequena alta de 1,7%, a R$ 48,1 milhões, causada pela queda de 284% nas despesas operacionais.
Ao contrário das concorrentes, a BrMalls viu seu lucro cair no primeiro trimestre. A queda foi de 9,5% em comparação ao registrado no mesmo período de 2013, a R$ 53,7 milhões. Em contrapartida, a receita aumentou 11,2%, para R$ 322,4 milhões. Além disso, as vendas na mesma área da empresa aumentaram 7,6%. E quando considerados os estabelecimentos inaugurados, o percentual sobe para 9,7%.
Alta alavancagem
Iguatemi e BrMalls tiveram outras coincidências no balanço. Buscando a expansão de seus estabelecimentos, ambas as empresas mostraram um aumento na alavancagem financeira. A primeira diminuiu a captação de empréstimos no primeiro trimestre de 2014, de R$ 285,1 milhões para R$ 11,4 milhões, o que contribuiu para a redução do seu caixa para R$ 122 milhões, ante R$ 278 milhões em 2013. Suas dívidas de curto prazo subiram de R$ 217,6 milhões para R$ 356,1 milhões de janeiro a março.
No caso da BrMalls, houve uma queda de 23,3% nas dívidas de curto prazo, a R$ 589,6 milhões. Ao contrário, as de longo prazo cresceram 10%, a R$ 4,9 bilhões. “A empresa ainda está alavancada e com pressões cambiais de efeito de caixa”, diz relatório da corretora Concórdia.
Fonte: Portal Varejista – 09-05
Custo de Vida em Florianópolis sobe em abril
Os números foram influenciados principalmente pelo aumento no preço dos alimentos, que subiram 0,63%. Foto: Divulgação
O custo de vida na Capital registrou nova alta no mês de abril: 0,50%. Os números foram influenciados principalmente pelo aumento no preço dos alimentos, que subiram 0,63%, com destaque, a exemplo do mês anterior, para a alta nos preços do leite, carnes e de alguns hortifrutigranjeiros. A alimentação fora do domicílio também registrou alta de 1,11%.
No grupo Alimentação no Domicílio, os aumentos nos subgrupos Produtos de Elaboração Primária (0,96%) e Industrializados (0,78%) impactaram no resultado, apesar da redução nos Produtos In Natura (-0,61%).Os preços dos Produtos Não Alimentares (0,16%) e de Outros Serviços (0,19%) também subiram um pouco e apenas o grupo Serviços Públicos não teve variação.
Apesar da nova alta, o índice ficou 0,26 ponto percentual abaixo do apurado no mês anterior – o índice em março foi de 0,76%. Com o resultado, a alta no primeiro quadrimestre do ano chega a 2,70%, e o acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,31%.
O Índice de Custo de Vida é calculado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), por meio de convênio firmado em 2007.
Os dados para o índice do mês foram coletados entre 31 de março e 28 de abril de 2014.
Fonte: Economia SC – 09-05
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