Clipping Diário - 07/04/2017
Publicado em 07/04/2017
CDL
CBN – Conversas Cruzadas
Data: 06/04
Fonte: Lidomar Bison/Flavio Flores/Jair Schmitt/Maryanne Mattos
Pauta: Seminário
Guarujá
Data: 07/04
Fonte: Lidomar Bison
Pauta: Seminário Pirataria
Geral
Fonte: Diário Catarinense
Fonte: Notícias do Dia
Governo de SC e Zürich Airport tratam dos investimentos para o aeroporto de Florianópolis
A empresa vencedora do leilão de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a suíça Zürich Airport apresentou seus planos de investimentos para Florianópolis ao governador Raimundo Colombo em audiência na manhã desta quinta-feira(6). O contrato oficial da concessão será assinado no final de julho e a partir daí a empresa terá o prazo de 26 meses para concluir a primeira etapa de investimentos obrigatórios, o que inclui o novo terminal de passageiros.
O Governo do Estado reafirmou o compromisso de antes desse prazo entregar a duplicação do novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina, que também beneficiará diretamente os usuários do aeroporto.
O vice-presidente da Zürich Airport, Balint Szentivanyi, afirmou que a empresa projeta um investimento da ordem de R$ 500 milhões na primeira etapa do contrato de concessão. Além do novo aeroporto, a empresa vai construir novos fingers (pontes de embarque que fazem a ligação entre o terminal e as aeronaves) e um novo estacionamento com 2,5 mil vagas, entre outras melhorias.
“Estamos muito satisfeitos com a vitória da Zürich Airport, uma empresa com credibilidade e tradição no setor. Agora vamos unir forças para trabalhar com segurança e agilidade para entregar o novo aeroporto e o novo acesso ao Sul da Ilha o mais rápido possível. Será um grande ganho para toda a comunidade de Florianópolis e também para a promoção do turismo catarinense, que já responde por 12% da nossa economia”, destacou o governador Colombo.
O diretor de investimentos da Zürich Airport, Martin Fernandez, explicou que ainda será preciso um período de transição após a assinatura do contrato em julho e a expectativa da empresa é iniciar oficialmente a gestão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz no dia 1º de janeiro de 2018. Também integraram a comitiva suíça, o diretor de operações internacionais, Martin Schmidli, e o diretor de engenharia, Thomas Mueller. Além da Suíça, a Zurich está presente em outros países e atua no Brasil desde 2014, participando da gestão do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, participou do encontro e detalhou o andamento das obras de duplicação do acesso ao aeroporto, que estão sendo executadas pelo governo catarinense. “Estamos trabalhando por lotes e pretendemos entregar, até o final deste ano, as primeiras etapas e também lançar o edital de licitação para o contorno viário, que complementa o complexo do novo acesso ao Sul da Ilha”, afirmou.
O primeiro lote da obra compreende duplicação de trecho de 3,55 quilômetros no Bairro Carianos, entre o trevo da Seta e o Estádio da Ressacada. O investimento do Governo do Estado é de R$ 23,1 milhões. Também em andamento, o segundo lote abrange a duplicação de trecho de 6,48 quilômetros, entre o acesso à SC-405 e o terminal do aeroporto, no valor de R$ 28,3 milhões. Estão em andamento, ainda, trabalhos complementares.
Para o contorno, a secretaria da Infraestrutura trabalha com duas opções: uma margeando o mangue, com as devidas proteções ambientais; e outra cortando área hoje ocupada por moradores, o que exigiria um investimento extra de R$ 60 milhões para desapropriações. O secretário ressaltou que os recursos já estão assegurados, independentemente da opção a ser definida.
O secretário da Infraestrutura informou que será criado um grupo de trabalho para garantir agilidade às obras e melhorias necessárias, o que envolve também ações da Casan e da Celesc na região.
Fonte: Notícias do Dia
Após infestação de ratos, sede continental do Conselho Tutelar é fechada, em Florianópolis
A sede do Conselho Tutelar que atende a região continental de Florianópolis, localizada no bairro Capoeiras, ficou fechada nesta quinta-feira (6). Segundo um aviso colocado no portão do local, o atendimento ao público foi suspenso devido a uma infestação de ratos. A expectativa é que a situação se normalize apenas na segunda-feira (10).
O plantão, de acordo com a secretaria de Assistência Social, foi mantido ao longo do dia – os conselheiros ficaram à disposição para atender chamados recebidos por telefone e tinham a possibilidade de se deslocar até os atendimentos.
“Recebemos a informação da infestação de ratos esta semana e estávamos providenciando com a Comcap uma forma de combatê-los, o que foi decidido ontem”, explicou a secretária Katherine Schreiner. Ela informou ainda que os primeiros relatos sobre a presença de ratos foram comunicados na semana passada.
Agentes da Comcap estiveram na sede na manhã desta quinta para instalar 180 iscas e exterminar os ratos. Além disso, uma empresa que tem contrato com a prefeitura foi chamada para realizar a desratização do local na noite de sexta-feira (7).
“A ideia é fazer à noite, para que o processo aja de forma correta ao longo do final de semana. Segunda-feira a sede já deve estar aberta”, declarou a secretária. Katherine afirmou ainda que a desratização do local costuma ser realizada duas vezes por ano, mas que a mais recente foi feita em abril de 2016.
Fonte: Diário Catarinense
Florianópolis chega a 63 mortes violentas em 2017
Com a chacina no bairro Costeira e outros dois assassinatos em menos de 24 horas, um dentro da penitenciária da Agronômica e outro na Cachoeira do Bom Jesus, no norte da Ilha de SC, Florianópolis chegou a assustadora marca de 63 mortes violentas em 2017. A polícia reafirma que os crimes são motivados principalmente por uma guerra de facções e o Estado ainda não anunciou novas ações para frear o índice, um recorde negativo para o período em Santa Catarina – nenhuma cidade catarinense registrou até hoje número parecido.
Ainda na quinta-feira, nas horas seguintes aos três homicídios após a invasão de criminosos na noite de quarta-feira no Morro do Neném, na Costeira, policiais civis buscavam avançar nas investigações quando tiveram que apurar dois novos crimes. Pela manhã, um homem foi morto a tiros na Cachoeira do Bom Jesus – à tarde o irmão dele também foi baleado em Canasvieiras, mas sobreviveu. Por volta das 14h, um detento foi morto na Penitenciária da Capital.
Dados da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública indicam 63 mortes violentas registradas até quinta-feira – 56 homicídios, um latrocínio (roubo seguido de morte), três lesões corporais seguidas de morte e outras três após confronto com a Polícia Militar. Em todo o ano passado, Florianópolis teve 92 casos. O número é próximo do registrado em 2015 inteiro (67).
O DC tentou entrevistar o secretário da SSP, César Grubba, mas a assessoria informou que ele estava em viagem ao Rio de Janeiro participando de reunião do colégio nacional de secretários da segurança pública. Em nota, a secretaria afirmou que toda a estrutura desenvolve trabalhos com muito empenho, dedicação e competência, e que casos graves e de grande repercussão foram resolvidos e esclarecidos. A pasta destaca ainda que o combate ao tráfico de drogas está sendo forte como no caso da Costeira e que há operações policiais todos os dias com integração bastante positiva entre as forças.
Para o professor de direito penal, especialista em criminologia e doutor em ciências jurídicas, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, a situação requer ações a curto e médio prazo como intensificação de barreiras policiais em áreas de maior incidência de noite e de madrugada para tirar armas de circulação e prender pessoas foragidas.
— A médio prazo o Estado deve mudar a estratégia, não só mobilizando órgãos de segurança, e sim assistência social, educação. Vejo um quadro tão grave com essa criminalidade importada em Florianópolis. É preciso medidas rápidas para não ficarmos como o Rio de Janeiro, dependendo de UPPs (unidades pacificadoras) e do Exército nas ruas — alerta Alceu.
Conflito pelos pontos de tráfico de drogas
A reportagem apurou que é grande a chance de os crimes ocorridos na Costeira, na quarta-feira, terem mandantes ligados à facção criminosa catarinense. O grupo queria tomar os pontos de vendas de drogas no morro após a prisão de Danilo de Souza, irmão do traficante Sérgio de Souza, o Neném da Costeira, e outro gerente do tráfico no bairro. Os criminosos portavam fuzis e pistolas e estavam em três carros. Seriam ao menos 10 homens envolvidos na ação que matou três homens e deixou outros três em estado grave.
Na manhã de quinta-feira, o governador Raimundo Colombocomentou sobre o confronto entre facções. Segundo ele, o governo está atento e preocupado com a escalada da violência:
– Estamos vivendo essa situação em alguns lugares de SC, e vamos reforçar a segurança. Fizemos uma série de reuniões desde muito cedo. Nossa reação será de proteger a sociedade usando todas as forças.
Fonte: Economia SC
Exportações de Santa Catarina chegam a US$ 769 milhões em março
As exportações de Santa Catarina cresceram 25,54% em março na comparação a fevereiro deste ano, o que representa o melhor resultado de variação mensal desde fevereiro de 2016. Em março, as exportações do Estado chegaram a US$ 769,04 milhões.
Em termos de valor, na série mês a mês, maior que os US$ 769,04 milhões de março deste ano só em abril de 2015, quando foram registrados US$ 787 milhões. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
No trimestre, a variação foi um pouco menor, alcançando 22,44%. Juntando os três primeiros meses do ano, as vendas externas de Santa Catarina atingiram US$ 1,948 bilhão. Houve crescimento das vendas no trimestre para a Rússia (170,97%), EUA (36,20%), China (27,47%), México (29,23%) e Argentina (6,86%. No ano passado, as vendas ficaram em US$ 1,589 bilhão.
As importações cresceram 27,15% em março em comparação a fevereiro e 21,67% no trimestre, respectivamente US$ 1,040 bilhão e US$ 2,835 bilhões.
Em contrapartida, o valor do saldo comercial em março de 2017 acumula um déficit de US$ 270,5 milhões, enquanto que em março de 2016 o déficit era de US$ 173 milhões. O saldo acumulado no primeiro trimestre 2017 apresenta um déficit de US$ 889 milhões. No primeiro trimestre de 2016, o déficit era de US$ 741 milhões.
Fonte: Economia SC
Negócios de Impacto Social em Florianópolis
No dia 18 de abril (terça-feira), no CIC, acontecerá o lançamento do livro “Guia Prático para Negócios de Impacto Social”, dos autores Thiago Chaves e Laís Mezzari. O lançamento acontece após uma roda de conversa sobre Negócios de Impacto Social, com a participação dos professores Graziella Dias Alperstedt (UDESC), Gabriela Ticoski (IFSC) e Vilmar Dal Bó (Facasc). O evento inicia às 19h, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Os Negócios de Impacto Social são uma nova frente do empreendedorismo, que tem como objetivo gerar impacto social positivo com sustentabilidade financeira. Ou seja, são aplicadas ferramentas tradicionais da administração de empresas, porém, o produto ou serviço oferecido tem como objetivo a solução de problemas sociais. Dessa forma, é possível ter lucro ao mesmo tempo em que ajuda a sociedade.
Apesar de já ter diversos empreendedores adeptos a esse modelo ao redor do mundo, o tema ainda é recente e, por isso, os Thiago Chaves e Laís Mezzari decidiram criar uma forma de sistematizar o conhecimento sobre o tema e oferecer um guia para quem pretende criar o seu próprio empreendimento.
Thiago Chaves é professor universitário (Facasc), palestrante, escritor. Mestre em Administração (ESPM) e atualmente é diretor de Trabalho, Emprego e Renda no Governo do Estado.
Laís Mezzari é professora universitária (FCJ), profissional de marketing e escritora. Mestre em Administração (UDESC), tem MBA em marketing (INPG) e é bacharel em Jornalismo (UFSC).
O quê: Roda de conversa sobre Negócios de Impacto Social e Lançamento do livro Guia Prático para Negócios de Impacto Social.
Quando: 18/04/2017
Horário: 19h
Onde: Cinema do CIC, Florianópolis.
Quanto: Gratuito.
Fonte: Varejista
Páscoa deve gerar cerca de 2 mil vagas temporárias
Após as liquidações de janeiro e o Carnaval, a Páscoa acaba sendo a primeira data especial do ano, que exige planejamento mais detalhado por parte do comércio varejista paulista para adequar seu caixa, estoque e seu quadro funcional visando atender as demandas dos consumidores. Para o feriado deste ano, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) projeta que o setor deva gerar cerca de 2 mil postos de trabalhos, principalmente nos segmentos de supermercados e lojas especializadas.
Mesmo que em caráter temporário, a contratação deste contingente se justifica pelo enxugamento recente do quadro funcional do varejo, pelo aumento das promoções dos estabelecimentos e pela melhoria na própria confiança dos agentes, empresários e consumidores.
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, as contratações estão sendo feitas neste momento e devem adentrar a primeira semana de abril. Os hipermercados acabam concentrando dois terços destas contratações, pois a Páscoa altera diretamente a rotina da comercialização dos alimentos, sendo destaques os tradicionais chocolates e peixaria, mas a data também pode movimentar outras atividades como o ramo de brinquedos.
A projeção de 2 mil empregos temporários, de acordo com a Entidade, é consequência exatamente das últimas movimentações do mercado de trabalho do varejo em questão. Em 2016, houve um cenário de praticamente estabilidade na geração de empregos nos supermercados e retração no início deste ano. O quadro mais enxuto de funcionários exige que os varejistas contratem mais para atender a demanda. No ano passado, a contratação de temporários quase não foi sentida em números, já que a tendência conjuntural era de retração do mercado de trabalho varejista, inclusive no segmento de alimentação e bebidas.
Para a Federação, a Páscoa deste ano deve superar 2016 e gerar mais empregos, porém, ressalta que a expectativa é significativamente inferior aos números registrados em 2014 e 2015, quando a contratação de temporários para a data beirou as 3 mil vagas no varejo paulista.
Fonte: De Olho na Ilha
Revista Exame chama Florianópolis de 'Ilha do Silício' e destaca o crescimento do setor de tecnologia na cidade
Florianópolis foi tema de uma reportagem da revista Exame divulgada nesta quinta-feira, 6, com o título “Floripa, a Ilha do Silício, tem vagas e quer atrair mais gente”.
A matéria garante que o setor de tecnologia na capital catarinense está em “ebulição” e afirma que este é mais um motivo que faz da cidade um interessante local para morar.
Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), foi entrevistado pela publicação e falou sobre os motivos que levaram Florianópolis a ganhar destaque no setor de tecnologia.
A revista mostra ainda os locais onde procurar vagas de trabalho em Florianópolis e também apresenta motivos para morar na Ilha da Magia.
Fonte: Tudo Sobre Floripa
Pesquisa Esag: Custo de vida em Floripa em março tem deflação de -0,34%
Em março, o Índice de Custo de Vida em Florianópolis teve uma deflação de -0,34%, conforme dados divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). O resultado foi 1,39 ponto percentual inferior ao mesmo período em 2016, que registrou 1,05%. Em comparação com o mês anterior também houve redução de 0,41 ponto percentual – fevereiro teve alta de 0,07%. Os números foram calculados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O índice de março registrou redução no grupo Alimentação (-0,21%) e Produtos Não Alimentares (-2,28%). Os demais tiveram alta: Serviços Públicos (1,05%) e Outros Serviços (0,57%). O acumulado do primeiro trimestre soma 0,25% e a variação dos últimos doze meses é de 3,84%, abaixo da meta de inflação estipulada pelo Banco Central.
O relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital pode ser conferido na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.
Sobre o índice
O Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.
Fonte: Administradores
Entenda o que é o funil de vendas e como aplicá-lo para aumentar a conversão no e-commerce
Atrair novos clientes é o que toda empresa deseja. Mas manter por perto aqueles que realmente se interessam pela marca e têm fortes intenções de compra pode ser o grande diferencial para alavancar um negócio.
Para converter uma venda, o comerciante recorre a uma série de ações que partem da estratégia de marketing, passam pelo atendimento ao cliente e chegam à qualidade do produto final. Mas nem sempre essas ações trazem resultados para a loja, por diversas interferências. A questão central, aqui, é, afinal, como fazer com que o consumidor se torne um cliente fiel da empresa e siga realizando suas compras no mesmo endereço eletrônico?
É aí que entra em cena uma ferramenta cada vez mais necessária para a garantia de conversões e lucros no e-commerce: o funil de vendas.
Para construir um funil de vendas estratégico e eficiente, é preciso que a sua empresa se envolva com diversos fatores determinantes para o sucesso do seu negócio. O primeiro deles é conhecer a jornada de compra do cliente, que, em geral, é constituída por quatro etapas:
1. Aprendizado e descoberta: O comprador ainda não sabe muito bem o que deseja e é preciso despertar o interesse dele por algum assunto e fazer com que perceba que tem um problema ou uma boa oportunidade de negócio.
2. Reconhecimento do problema e análise de soluções: Nesta etapa, o comprador identifica que tem um problema/oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre esse problema e sobre possíveis soluções.
3. Consideração da solução: Depois de identificar algumas possíveis soluções para resolver aquele problema, o consumidor começa a avaliar essas alternativas. Nesta etapa, é importante também conseguir criar um senso de urgência grande junto ao comprador, oferecendo os produtos e fazendo com que os artigos da loja sejam encontrados e visualizados pelo consumidor. Caso contrário, ele pode apenas identificar que tem uma solução para o problema dele, mas não se empenhar tanto assim em resolvê-lo.
4. Decisão de compra: Aqui o comprador decide qual das opções é melhor para seu contexto. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções.
Quando todas as etapas do funil são pensadas para funcionarem de maneira integrada, o processo de transformação de leads (pessoas que já conhecem a sua empresa e desejam descobrir qual a melhor solução para o seu problema) em clientes é muito mais rápido. Após conhecer os possíveis perfis de consumidores, é preciso realizar o melhor planejamento para a sua marca conquistar esses consumidores.
Para aplicar o funil de vendas é preciso, primeiramente, realizar um plano de marketing digital que envolva a análise de mercado, o público-alvo e as pessoas que visitam a sua loja, pesquisa de palavras-chave, valor de investimento da campanha, ferramentas e canais disponíveis para publicação. Depois, é importante acompanhar os seus consumidores em potencial, visualizando todas as etapas do funil. Com essas informações em mãos, as equipes de marketing e vendas conseguem agir de maneira precisa com a construção de campanhas, promoções e outras ofertas diferenciadas.
No âmbito tecnológico, contar com uma plataforma de e-commerce ajuda a conhecer o cliente, reunindo informações como os produtos comprados, as formas de pagamento utilizadas e a entrega preferida, tudo organizado em uma interface prática e intuitiva. Para facilitar o armazenamento desses dados e facilitar o fluxo de informações, é possível integrar com uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM, em inglês), que permite gerenciar e analisar as interações com os consumidores e antecipar suas necessidades, otimizando a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes e a rentabilidade da loja.
Por fim, ao realizar uma mensuração de resultados, é possível verificar o desempenho do seu negócio. Se ele estiver baixo, é o momento de identificar em qual parte do funil é necessário fazer ajustes. Se ele estiver alto, siga em frente na conquista de novos consumidores oferecendo o melhor da sua loja virtual.
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Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
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