Clipping Diário - 04/11/2014
Publicado em 04/11/2014
Apoio
Novo presidente da FCDL para o mandato 2015-2017, o empresário Ivan Tauffer, de São Miguel do Oeste, prega a necessidade de manter as conquistas da atual diretoria e aprimorar o apoio às CDLs. Ele atua no movimento lojista há 28 anos e é o atual vice-presidente de serviços da entidade. O vice-presidente a partir de 2015 será o jaraguaense Wanderlei Pasold.
Fonte: A Notícia – Cláudio Prisco – 04.11.14
Digital
No dia 6, quinta-feira, acontece o Ecom Brasil 2014, em Florianópolis. A iniciativa de inclusão digital leva informação ao meio empresarial sobre as tendências do mundo online. Luciano Santos (Google), Marcelo Castro (Ecom), Juliana Ribeiro (UOL) e Ricardo Oliveira (Oracle) estão entre os palestrantes.
Fonte: A Notícia – Cláudio Loetz – 04.11.14
As representantes de Joinville no concurso Recicla CDL
A Secretaria de Educação de Joinville já escolheu seus representantes para o concurso Recicla CDL, da FCDL/SC, que tem por objetivo promover a conscientização sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente. O desenho selecionado é de Carolina Alves, do 4º ano B da Escola Municipal Vereador Arinor Vogelsanger, e a redação é de Bruna Jonck Eggert, do 7º ano B da Escola Municipal João de Oliveira.
Participaram da iniciativa as escolas municipais Paul Harris, Max Colin, Arinor Vogelsanger, Germano Lenschow, Anna Maria Harger, Joaquim Felix e João de Oliveira, totalizando 927 alunos participantes.
A divulgação do ganhador estadual deve ocorrer no fim de novembro, quando uma comissão selecionará os cinco melhores desenhos e as cinco melhores redações de Santa Catarina.
Os vencedores nas cidades receberão kits escolares contendo mochila, cadernos, estojos de lápis, estojos de canetas diversas, bonés e camisetas. Já os estudantes ganhadores na etapa estadual e os seus professores orientadores serão contemplados com notebooks.
Fonte: A Notícia – 04.11.14
Casos de leite adulterado em SC geram apreensão em consumidores e empresas
Ministério Públicao ressalta que operações realizadas no Estado são para garantir a qualidade do alimento e que as fraudes identificadas não chegam a 5% do que é produzido. Indústria destaca procedimentos de controle utilizados. As três operações Leite Adulterado, que prenderam 39 pessoas no Oeste catarinense, causaram apreensão nos consumidores, que começaram a desconfiar do produto que encontravam nos supermercados. Mas tanto as indústrias quanto o Ministério Público afirmam que essas ações, em vez de causar temor, têm como objetivo garantir a qualidade do leite produzido em Santa Catarina.
– O consumidor pode ficar tranquilo pois o produto ruim não está mais chegando – disse o promotor Carlos Galdino, da comarca de Quilombo.
Outro promotor, Fabiano Baldissarelli, também observa que a maioria das empresas catarinenses são sérias e que as fraudes não chegam a 5% da produção.
Acari Menestrina, presidente da Gran Mestri, que produz queijos finos em Guaraciaba, ficou preocupado com a repercussão nacional das fraudes, pois algumas empresas deixaram de comprar leite de SC. Menestrina destacou que estabelecimentos sérias, que primam pela qualidade da produção, estão sendo prejudicadas.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Leites e Derivados de SC (Sindileite), Valter Antonio Brandalise, destacou que as empresas suspeitas de fraude compravam leite no Estado, mas a maior parte era revendida in natura para São Paulo.
Até o produto final, mais de 300 testes são feitos
Ele destacou que as empresas associadas ao Sindileite apoiam o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público e pelo Ministério da Agricultura. Ele considera que a fiscalização em Santa Catarina é exemplar. Brandalise afirma que empresas como a Tirol, da qual também é diretor, tem mais de 40 anos e uma marca a zelar. Ele disse que a empresa só usa leite de seus 9 mil associados para garantir o controle e a qualidade da produção. Os produtores recebem assistência técnica, o leite é testado no recebimento e depois novamente na indústria.
O gerente da unidade de Lácteos da Aurora, em Pinhalzinho, Celson Lermen, lembrou que a cooperativa implantou um sistema de rastreabilidade do leite. Já na propriedade os motoristas testam o leite. Todos os caminhões são rastreados por GPS. E na chegada da indústrias são feitos mais testes.
– São mais de 300 testes até o produto final – calculou Lermen.
O consumidor pode ficar tranquilo, pois o produto ruim não está mais chegando. - Carlos Galdino, Promotor da comarca de Quilombo. São mais de 300 testes até o produto final. Celson Lermen, Gerente da unidade de Lácteos da Aurora
Transporte Coletivo - Novo Sistema
Aumento de tarifa causa surpresa aos usuários
No primeiro dia útil de operação do Sistema Integrado de Mobilidade Urbana da Capital, ônibus executivos cobram passagens R$ 1 mais caras. O usuário que pegou um ônibus executivo ontem – primeiro dia útil de operação oficial do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) – estranhou o aumento de R$ 1 na passagem. Essa foi a principal mudança para o usuário no processo de adaptação ao novo sistema de transporte coletivo de Florianópolis, operado pelo Consórcio Fênix desde o último sábado. Segundo a prefeitura, o aumento estava previsto no edital de licitação, que foi vencido pelo conjunto formado pela Transol, Canasvieiras, Insular, Emflotur e Estrela.
Outra surpresa foi a alteração na escala de horários, com aumento ou redução de viagens. Foram incluídas quatro novas linhas de executivo. De acordo com o advogado do Consórcio Fênix, Anderson Nazário, foram acrescentados 132 novos horários, sendo 67 para o transporte executivo – incluindo as novas linhas – e 65 para o transporte convencional. Diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade, Vinícius Cofferri afirmou que haverá aumento gradual no número de viagens, mas sem dar datas.
Fonte: Diário Catarinense – 04.11.14
Black Friday espera aumento das vendas neste ano mesmo após reclamações de 2013
Segundo pesquisa com 20 mil consumidores, 96% pretendem realizar alguma compra no evento; neste ano, Black Friday ocorre no dia 28 de novembro. A dois meses do fim do ano, já começa a corrida pela compra de presentes e neste período de compras a maioria dos consumidores está de olho no Black Friday, que neste ano ocorre em 28 de novembro. Segundo uma pesquisa do Busca Descontos – que promove o Black Friday no Brasil -, 96% dos consumidores que compram via internet pretendem fazer compras no evento. Foram ouvidos 20.841 consumidores. O ticket médio do evento em 2013 foi de R$ 396.
No ano passado, 42% dos entrevistados haviam realizado alguma compra no Black Friday. Assim como em outras edições, o evento em 2013 registrou muitas reclamações de consumidores, mas ainda assim 75% dos pesquisados que realizaram alguma compra afirmaram ter tido uma boa ou ótima experiência. Segundo a empresa organizadora do evento, no ano passado foram vendidas 12 vezes mais que um dia normal e quase o dobro da ação no ano anterior. As reclamações e pedidos no dia subiram 6,25% entre uma edição e outra.
Os produtos mais desejados são os eletrônicos, com 17% da procura, seguido pelos de informática (13%), telefonia (12%) e eletrodomésticos (11%). No ano passado, os produtos mais procurados foram os smartphones, TVs e tablets.
O público masculino e do Sudeste dominou a edição do ano passado. Do total do público participante, 54,15% eram homens e 63% moradores do Sudeste.
Fonte: O Estado de SP – 04.11
Black Friday é aguardada com expectativa pelos brasileiros
Os consumidores estão animados para a Black Friday, que acontecerá no dia 28 de novembro. Pelo menos é isso que mostra uma pesquisa realizada pelo site Zoom, de comparação de preços, com seus internautas.
A pesquisa contou com 10 mil entrevistados. Deles, 99% afirmaram que pretendem fazer compras na Black Friday. Em 2013, apenas 30% dessas pessoas fizeram compras no dia da promoção.
Para boa parte deles, no entanto, a compra será feita somente se forem encontrados bons preços no dia. Os descontos são decisivos para 74% dos entrevistados – somente 25% deles pretendem comprar independentemente dos descontos.
No topo das intenções de consumo estão os eletrônicos, especialmente smartphones. Entre os entrevistados, 56% querem procurar um novo aparelho na Black Friday. Em segundo lugar estão as TVs, despertando interesse de 43% das pessoas. Fechando o top três estão os notebooks, com 29% de pessoas interessadas.
Os consumidores entrevistados estão dispostos a gastar bastante. Mais da metade deles (58%) pensa em gastar mais de mil reais em compras no dia.
Apesar desse otimismo, muitos dos consumidores sentem que a promoção do Black Friday pode não ser de verdade. Questionados se acreditam que os produtos apresentarão descontos reais, 41% disseram que não.
Entre os usuários do site Zoom, 66,5% pretendem realizar compras exclusivamente em lojas online. Aqueles que pretendem realizar compras exclusivamente em lojas físicas são apenas 1,5% dos entrevistados.
Uma estratégia para os entrevistados é aproveitar o dia para fazer compras de Natal. 73% deles pretendem antecipar os presentes do Natal na Black Friday.
Fonte: Portal Gouvêa de Souza – 04.11
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