Clipping Diário - 02/03/2017
Publicado em 02/03/2017
Clipping Diário - 02/03/2017
Quinta-feira - 02/03
CDL
Notícias do Dia
Geral
Fonte: Exame
Focus reduz projeção da Selic para 9,25% ao final de 2017
A perspectiva para a taxa básica de juros no final deste ano foi reduzida na pesquisa Focus divulgada nesta quarta-feira pelo Banco Central, com projeção mais baixa para a inflação.
Os economistas consultados reduziram a conta para a Selic a 9,25 por cento no final deste ano, de 9,5 por cento no levantamento anterior, depois que o BC reduziu a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual novamente, para os atuais 12,25 por cento. Para o fim de 2018 permanece a projeção de 9,0 por cento.
Entretanto, o grupo que reúne as instituições que mais acertam as projeções, o Top-5, continua vendo a taxa básica de juros a 9,5 por cento ao final de 2017. Mas para o ano que vem a estimativa foi reduzida a 9,25 por cento, de 9,38 por cento antes na mediana das projeções.
Com o afrouxamento monetário, as expectativas de inflação permanecem em declínio e os especialistas veem agora uma alta do IPCA de 4,36 por cento este ano, 0,07 ponto percentual a menos do que no levantamento anterior.
A projeção para 2018 continua sendo de um avanço de 4,5 por cento. Para ambos os anos a meta de inflação é de 4,5 por cento, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.
O IPCA-15 subiu 0,54 por cento em fevereiro, mas no acumulado em 12 meses atingiu 5,02 por cento, menor nível desde junho de 2012.
Para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), o levantamento continou mostrando 0,48 por cento neste ano, mas o cenário para 2018 melhorou com expectativa de crescimento de 2,37 por cento, 0,07 ponto a mais.
Fonte: Exame
Governo eleva a 8% mistura obrigatória de biodiesel no diesel
O governo federal elevou de 7 para 8 por cento o percentual obrigatório de mistura de biodiesel no diesel comum vendido ao consumidor a partir desta quarta-feira, segundo publicação do Ministério de Minas e Energia (MME) no Diário Oficial da União.
A mistura obrigatória será elevada para 9 por cento a partir de 1º de março de 2018 e a 10 por cento em 1º de março de 2019, de acordo com a resolução.
“Com adoção do novo percentual para 8 por cento, o Brasil também abre espaço para a redução das importações de óleo diesel, além de favorecer a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro, por meio do incentivo à produção”, disse o MME.
Segundo o ministério, o país está entre os dois maiores produtores do biocombustível, junto com os Estados Unidos, tendo ultrapassado de forma definitiva os produtores europeus, primeiros a utilizarem o biocombustível em larga escala.
Apenas nos últimos dois anos, com a adição dos 7 por cento do biodiesel ao diesel convencional, a capacidade instalada de produção chegou a 7,2 bilhões de litros, disse o ministério, acrescentando que o volume é suficiente para atender a mistura de 10 por cento, estimada em seis bilhões de litros quando da sua vigência, em 2019.
Fonte: Exame
Vendas de veículos novos no Brasil caem 7,6% em fevereiro
As vendas de veículos novos no Brasil caíram 7,6 por cento em fevereiro ante um ano antes, revelando um mercado ainda pressionado por fatores como desemprego e juros altos, mostraram dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta quarta-feira.
Os emplacamentos de autos, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 135.663 unidades, mostrando também declínio de 7,84 por cento contra janeiro, um mês com mais dias úteis.
Nos primeiros dois meses do ano, os emplacamentos recuaram 6,36 por cento, para 282.871 veículos.
Em janeiro, a Fenabrave havia anunciado expectativa de crescimento de 2,3 por cento do setor em 2017, marcando uma interrupção na queda de vendas do setor, após quatro anos seguidos de forte retração.
Fonte: Notícias do Dia
Declarações do imposto de renda podem ser enviadas a partir das 8h desta quinta
A Receita Federal esperar receber, este ano, 28,3 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, número 1,2% acima do recebido no ano passado (27,96 milhões). O envio da documentação será liberado a partir das 8h do dia 2 de março. O prazo vai até às 23h59m59s (horário de Brasília) do dia 28 de abril.
Depois desse prazo, o contribuinte estará sujeito a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo da multa é R$ 165,74, e o valor máximo corresponde a 20% sobre o imposto devido. No caso do contribuinte com direito a restituição, a multa será deduzida do valor a ser restituído. A multa mínima também será aplicada no caso das declarações que não resultem em imposto devido.
Segundo o supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, no ano passado 600 mil contribuintes entregaram a declaração com atraso, entre maio e dezembro. A Receita também recebeu 1,8 milhão de declarações retificadoras.
Fonte: Notícias do Dia
IPVA atrasado poderá ser pago em bancos ou pela internet
Os contribuintes que não quitaram o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) deste ano ainda podem fazer o pagamento, mas terão multa. O acréscimo será de 0,33% por dia, até o limite de 20% sobre o valor do imposto. Neste caso, o pagamento pode ser feito normalmente, na rede bancária, com o número do Renavam e o CPF do proprietário do veículo.
Quem perdeu o prazo deve ficar atento, porque, além dos juros, o dono do carro poderá ter o veículo apreendido. O contribuinte só conseguirá fazer o licenciamento se o IPVA estiver quitado e, ao circular irregularmente, pode ter o carro apreendido.
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, após vencer o prazo do licenciamento, quem for pego sem o documento em dia recebe multa de sete pontos na carteira de habilitação, por se tratar de infração gravíssima. Após passar o prazo do licenciamento, o contribuinte é considerado inadimplente e o valor do débito pode dobrar.
Pagamento atrasado
O proprietário que não pagou o IPVA no prazo deve acertar as contas com o Estado.
Por ter perdido o prazo, o imposto tem juros de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20% do IPVA
Como acertar
O dono do carro deve ir até uma agência bancária com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor)
O pagamento pode ser feito no caixa eletrônico, no guichê ou pela internet
Licenciamento
Entre maio deste ano e abril de 2018, vencem os prazos de licenciamento dos veículos
O mês exato de vencimento varia conforme o final da placa
Após o prazo para o licenciamento do veículo, se continuar com o IPVA sem pagamento ou se existir outra pendência (multas de trânsito, seguro obrigatório etc.), o proprietário estará impedido de licenciar
Próximos pagamentos
Quem optou por acertar o IPVA em três vezes ainda tem que ficar atento ao calendário de pagamentos da última parcela. Confira abaixo quando vence a terceira parcela do IPVA, de acordo com o final da placa do carro.
1 - 9/3
2 - 10/3
3 - 13/3
4 - 14/3
5 - 15/3
6 - 16/3
7 - 17/3
8 - 20/3
9 - 21/3
0 - 22/3
Fonte: Notícias do Dia
Missão catarinense promove agronegócio e busca ampliar mercado de carnes no Japão
A comitiva liderada pelo governador Raimundo Colombo inicia a viagem oficial para o Japão hoje, com o objetivo de ampliar parcerias para promover o agronegócio catarinense, em especial o mercado de carnes. “O Japão é um parceiro estratégico e essa relação precisa ser fortalecida, é fundamental que a gente faça isso. Tenho certeza que voltaremos desta viagem com frutos positivos para agora e para o futuro de Santa Catarina”, avaliou Colombo.
Durante a missão oficial, até 13 de março, o vice Eduardo Pinho Moreira ficará à frente do governo estadual. A comitiva participará do seminário Oportunidades & Negócios, promovido em Tóquio, no dia 6, resultado de uma parceria da Embaixada do Brasil no Japão com a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina).
No dia 7, a comitiva participará da Foodex Japan 2017, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia. A feira será realizada até o dia 10, na província de Chiba. O evento tem como objetivo apresentar as últimas tendências de alimentos e bebidas de todo o Japão e do mundo. Esta será a 42ª edição da feira, que contará com fabricantes de alimentos e bebidas e empresas comerciais que representam cerca de 80 países entre os seus expositores.
O governador Colombo lembra que o agronegócio vive um bom momento e se consolida como um dos principais setores que fortalecem o Estado no enfrentamento à crise. Ao longo da viagem, também estão previstos encontros com órgãos empresariais e do governo japonês.
Integrante da missão, o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, lembra que, em 2014, uma comitiva catarinense participou da Foodex Japan. Em meados de 2013 foi anunciada a abertura do mercado japonês para a carne suína brasileira, com habilitação de indústrias para exportar ao país.
“Considerado um dos mercados mais exigentes do mundo, o Japão é um tradicional importador de produtos catarinenses, especialmente de carne de frango. A presença na feira é fundamental para nos aproximarmos ainda mais dos compradores e para avançar nas exportações de carne suína”, afirmou Côrte.
5 diferenciais catarinenses
1- Santa Catarina encerrou 2016 como o maior produtor e exportador de carne suína do país.
2- É também o segundo maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil.
3- Estado se destaca na defesa sanitária. Santa Catarina é hoje o único no Brasil livre de febre aftosa sem vacinação.
4- Ao lado do Rio Grande do Sul, faz parte de uma zona livre de peste suína clássica com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal.
5- O status sanitário diferenciado dá acesso exclusivo aos mercados mais competitivos do mundo, como habilitação para exportar carne suína para Estados Unidos e Japão.
Fonte: G1
Catarinense gasta mais com material escolar, mas lojas faturam menos
Os catarinenses com filhos em idade escolar gastaram, em média, R$ 265,76 nas compras com material em 2017, apontou pesquisa da Fecomércio/SC. O valor é 16,1% maior do que no ano passado, quando a média foi de R$ 223,04. No entanto, o faturamento do comércio caiu 6%, por conta da queda do volume das vendas.
No geral, o encolhimento da renda das famílias refletiu no caixa das lojas, na visão do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Em Florianópolis, contudo, lojistas relataram o impacto da greve dos servidores municipais, que atrasou o início da volta das aulas. Por isso, mais compras ainda devem ser registradas.
Pagamentos à vista
Um dado que chamou a atenção dos pesquisadores foi o índice de pagamentos à vista, 71,4%. Desses, 31,3% foram feitos em dinheiro, 24,6% no cartão de crédito e 15,5% no débito, o que o setor vê como um bom sinal, na contra-mão dos índices de inadimplência.
Em cada loja, os consumidores deixaram, em média R$ 119,61, valor 15,7% maior do que no ano passado. Esse é o chamado tíquete médio, segundo a Fecomércio.
Em relação a pesquisas de preço, os lojistas se dividiram em suas percepções: 42,1% notaram frequência mais baixa, 41,4%, alta e 16,5%, razoável.
Entre as estratégias mais usadas para economizar está a reutilização de materiais do ano anterior (45%), o que representou um aumento de 3,5 pontos em relação a 2016.
A pesquisa ouviu 405 empresas em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis, entre os dias 13 e 15 de fevereiro.
Fonte: G1
Após 13 dias de greve, Apae decide retomar atividades em Florianópolis
Após 13 dias em greve, as aulas na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) em Florianópolis serão retomadas nesta quinta-feira (2), apesar do atraso do repasse do estado para o pagamento dos salários dos funcionários do mês de janeiro, como mostrou o Jornal do Almoço desta quarta (1º).
A decisão de retornar às atividades ocorreu por conta de dois empréstimos feitos pela instituição, no total de R$ 160 mil. Os 150 profissionais da entidade entraram em greve no dia 17 e deixaram de atender 550 alunos matriculados na unidade.
A entidade mantém dois convênios com o governo de Santa Catarina, mas há pelos menos dois meses não tem recebido recursos. O débito chega a R$ 360 mil, segundo a RBS TV.
'Problemas internos'
Em nota, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) afirmou que houve um atraso no repasse dos recursos "devido a problemas internos que já foram resolvidos". segundo a FCEE, a situação foi normalizada no dia 24 de fevereiro, quando foi autorizada a transferência de R$ 573 mil referentes ao ano letivo de 2017.
"Neste momento aguarda-se a abertura de conta corrente ligada ao sistema de pagamento do Governo do Estado de Santa Catarina em nome da APAE Florianópolis para, então, efetuar-se o depósito, o qual será efetivado em até 24h após a regularização da conta", disse a fundação.
A expectativa era de que o recebimento ocorresse até o final desta quarta-feira (1°). Até as 17h30, a Apae informou que o processo para a criação da conta bancária para o recebimento ainda estava em andamento. O pagamento de fevereiro deverá ser feito até o quinto dia útil de março.
Segunda paralisação da história
Em 50 anos de existência, essa é a segunda vez que a Apae de Florianópolis paralisa as atividades. No ano passado, os funcionários cruzaram os braços por um dia pelo mesmo motivo.
Segundo a presidente da Apae, Elizabeth Donato das Neves, o sinal da transferência do recurso para o pagamento dos funcionários ocorreu por volta das 17h de sexta-feira (24).
"Não tinha mais banco aberto para que a fundação depositasse o dinheiro e fizesse o repasse [para os funcionários]. Nós começamos a fazer o processo online para as contas deles, só que chegou ao limite diário de transferência e 20 funcionários ficaram sem receber”, explica.
Ainda segundo a presidente, foi feito inicialmente o empréstimo de R$ 150 mil e posteriormente foi necessário solicitar outro empréstimo em dinheiro no valor de R$ 10 mil. “O valor foi emprestado de um amigo do vice-presidente para darmos R$ 500 para cada um desses 20 funcionários que ficaram sem receber, para eles poderem ter algum dinheiro para passar o feriado”, afirmou.
Incertezas
Mesmo assim, o clima de incertezas segue entre os funcionários e alunos. A família de Bianca Palma, que tem autismo, disse que está com receio da paralisação ocorrer novamente.
"Uma pessoa que tem uma deficiência intelectual é muito complicado, porque a recuperação desse momento não existe ou ocorre muito devagar. As autoridades deveriam tomar consciência de que não se atrasa essas parcelas”, disse Aline Palma, irmã da aluna.
Fonte: Economia SC
Acordo da OMC, com Roberto Azevêdo, deve reduzir custos das operações comerciais
O embaixador brasileiro Roberto Azevêdo foi reconduzido ao segundo mandato de quatro anos como diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), no último dia de fevereiro pelo Conselho Geral da instituição. O novo mandato começa em 1º de setembro deste ano.
Para o Ministério das Relações Exteriores brasileiro (MRE), esse fato expressa o amplo reconhecimento dos membros da OMC à contribuição do diretor-geral para os resultados alcançados pela organização durante seu primeiro mandato (2013-2017). Roberto Azevêdo era candidato único.
Na Conferência Ministerial de Bali, em 2013, concluiu-se a negociação do Acordo de Facilitação de Comércio (AFC), o primeiro acordo multilateral celebrado pela OMC desde sua criação em 1º de janeiro de 1995. O acordo global para agilizar o comércio exterior entrou em vigor no dia 22 de fevereiro.
De acordo com a OMC, 110 países, o que equivale a dois terços dos membros do organismo, confirmaram a adesão ao AFC, número necessário para que entre em vigor. A estimativa é que o acordo reduza os custos das operações comerciais em 14,3% em média e gere US$ 1 trilhão de comércio por ano. Desse total, US$ 730 bilhões serão gerados em países em desenvolvimento.
Ainda segundo o Itamaraty, na gestão de Azevêdo à frente da OMC, na Conferência Ministerial de Nairobi, em dezembro de 2015, chegou-se a entendimento histórico sobre o fim dos subsídios à exportação de produtos agrícolas.
“No dia 23 de janeiro último, entrou em vigor o Protocolo de Emenda ao Acordo de TRIPS (Acordo sobre Aspectos de Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados a Comércio), que facilita as condições de acesso de países em desenvolvimento a medicamentos essenciais”, acrescenta, em nota, o MRE.
O Itamaraty destaca que o Brasil apoiou “decididamente” a recondução ao cargo do diretor-geral da OMC “movido pelo reconhecimento de suas contribuições durante o primeiro mandato e pela convicção de que continuará a contribuir, em circunstâncias internacionais cada vez mais desafiadoras, para o fortalecimento do sistema multilateral de comércio”.
O presidente Michel Temer usou seu perfil no Twitter para cumprimentar o embaixador Roberto Azevêdo pela recondução no cargo de diretor-geral da OMC. “Parabéns ao embaixador Roberto Azevêdo pela recondução ao cargo de diretor-geral da OMC. Votos de êxitos e felicidades”, publicou o presidente na rede social.
O governo brasileiro apoiou a recondução de Azevêdo. Segundo nota do Palácio do Planalto, o diretor-geral da OMC se comprometeu com o presidente Temer a aprofundar a parceria da Organização com o governo brasileiro para aumentar a integração do país na economia mundial, em reunião com o presidente Temer em setembro de 2016, em Hangzhou, na China.
Fonte: Floripa News
Quase seis mil produtores rurais serão capacitados pelo SENAR/SC
Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catatina (Faesc) oferece gratuitamente centenas de cursos voltados para as mais variadas atividades rurais. Novas turmas abrem por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. Em março, os produtores rurais terão acesso gratuito a 362 cursos. Serão capacitados 5.792 empreendedores rurais em todo o território catarinense. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.
Entre os treinamentos oferecidos na região Norte o município de Canoinhas receberá nos dias 02 e 03 o de manejo de colmeia. No período de 07 a 09 Irineópolis terá o curso de gestão da propriedade rural. A capacitação em primeiros socorros será ofertada nos dias 13 e 14 em Bela Vista do Toldo. Nos dias 20 e 21 a qualificação em operação e manutenção de roçadeira ocorrerá em Araquari. De20 a 22 Porto União terá o treinamento em operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes e de 20 a 23 o curso de inseminação artificial em bovinos será promovido em Campo Alegre.
O Vale do Itajaí terá no período de 03 a06 a qualificação em cultivo hidropônico de hortaliças no município de Rodeio. Nos dias 08 e 09, Chapada do Lajeado terá a capacitação em instalação e manutenção de redes elétricas. Benedito Novo contará com o treinamento em turismo rural – utilização dos recursos naturais nos dias 09 e 10. O curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural ocorrerá em Atalanta no dia 14. O município de Massaranduba terá nos dias 27 e 28 a qualificação em tratamento de madeira e de 28 a 30 Agrolândia receberá a capacitação de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas.
A região Sul receberá no dia 03 o curso de emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) no município de Braço do Norte. Nos dias 06 e 07 a qualificação em produção e manejo de ovinos será promovida no Morro da Fumaça. De 06 a 08 Araranguá terá o treinamento em prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. Nos dias 09 e 10 ocorrerá em Laguna a capacitação em olericultura básica. Balneário Arroio do Silva terá o curso de inclusão digital rural – informática básica nos dias 16 e 17 e nos dias 22 e 23 o treinamento em comercialização na propriedade rural será desenvolvido em Jaguaruna.
No Leste ocorrerá nos dias 08 e 09 a capacitação em piscicultura no município de São Bonifácio. No período de 17 a 20 o curso de cultivo hidropônico de hortaliças será ofertado em Governador Celso Ramos. Nos dias 20 e 21 Santo Amaro da Imperatriz terá a qualificação em formar associativas no meio rural. São Bonifácio receberá nos dias 23 e 24 o treinamento de produção de pólen apícola. Nos dias 28 e 29 os municípios de Tijucas e Angelina terão, respectivamente, as qualificações em controles gerenciais da propriedade rural e processamento de carne suína.
Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinense são o de processamento de carne de frango nos dias 02 e 03 em Correia Pinto. De07 a 09 o município de São Cristóvão do Sul terá a capacitação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. Bom Retiro receberá nos dias 09 e 10 o treinamento de casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 14 e 15 ocorrerá em Alfredo Wagner o curso de criação de abelha rainha. Cerro negro receberá nos dias 20 e 21 o treinamento em derivados do leite. Nos dias 29 e 30 Bom Retiro também contará com o curso de cultivo de plantas medicinais.
O Meio Oeste terá a qualificação em olericultura orgânica nos dias 06 e 07 no município de Vargem Bonita. Nos dias 08 e 09 Jaborá contará com o curso de controle agroecológico de pragas e doenças. O treinamento em beneficiamento e conservação de pescado será promovido nos dias 09 e 10 em Campos Novos. Nos dias 27 e 28 Caçador e Videira terão, respectivamente, as capacitações em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e inclusão digital rural – informática 2 e, no dia 30, Lacerdópolis contará com o curso de gestão ambiental na produção de leite.
Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão a de fluxo de caixa na atividade rural no dia 06 em Seara. Nos dias 06 e 07 Planalto Alegre receberá o treinamento no programa 5S. O curso de aproveitamento integral de alimentos será desenvolvido em Entre Rios nos dias 07 e 08. Faxinal dos Guedes terá nos dias 22 e 23 a qualificação em educação ambiental. Nos dias 22 e 23 a capacitação em turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios será promovida em Abelardo Luz. No mesmo período Seara terá o treinamento de casqueamento em bovinos. No dia 24 Xanxerê contará com a qualificação em emissão de guia de trânsito animal (e-GTA).
A região Extremo Oeste receberá nos dias 02 e 03 o curso de manejo de colmeia em Modelo. No dia 06 Romelândia terá a capacitação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. Nos dias 13 e 14 o treinamento de produção caseira de massas para congelamento será promovido em Palma Sola. No período de 20 a 24 São João do Oeste contará com o curso de doma racional de equídeos. Nos dias 21 e 22 os municípios de Campo Erê e São Carlos terão os treinamentos em turismo rural – utilização dos recursos naturais e olericultura orgânica, respectivamente.
Fonte: Tudo Sobre Floripa
Atendimento pelo SUS em Floripa ganha reforço de 145 residentes na segunda (6)
A partir de segunda-feira (6), 145 novos residentes de Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional e Saúde da Família começam a atuar pelo SUS em Florianópolis. O programa, oferecido pela Escola de Saúde Pública da Prefeitura da Capital, tem relação direta com a qualificação do atendimento ao usuário dos centros de saúde do município, tanto pelos alunos como seus preceptores e médicos contratados, egressos da residência.
Um estudo feito pela área de Atenção Primária mostra que os médicos egressos dos programas de residência têm produtividade cerca de 30% maior em relação aos demais profissionais, além de mais resolubilidade nos atendimentos, encaminhando menos pacientes para outros níveis de atenção. Para este ano, a Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde teve 189 inscritos – a maior relação de candidatos por vaga no País para esta especialidade.
A primeira turma da Residência Multiprofissional forma, nesta semana, três profissionais de Educação Física, 13 de enfermagem, dois farmacêuticos, quatro fisioterapeutas, quatro nutricionistas, seis odontologistas e dois assistentes sociais, além de 11 médicos de família.
Entre os novos residentes, são 20 médicos, três para Educação Física, 19 para Enfermagem, dois para Farmácia, cinco para Fisioterapia, três para Nutrição, nove para Odontologia e três para Serviço Social.