Clipping Diário 01/12/2013
Publicado em 01/12/2013
Clipping Diário 01/12/2013
FEIRA Produtos com preços direto de fábrica atraíram cerca de 50 mil pessoas para a Feira dos Fabricantes do Brás, que ocorreu de sexta-feira até ontem no Podium Kart, na SC-401, em Florianópolis. Tradicional em São Paulo, o evento em Santa Catarina reuniu 320 expositores e produtos como acessórios, eletrônicos e roupas. De acordo com Telis Regina Garbellotto, proprietário do espaço, os consumidores deixaram para comprar na última hora, o que casou lentidão ontem na SC-401. A feira itinerante ocorre pelo Brasil desde que foi proibida em São Paulo. Os organizadores escolhem uma cidade para visitar por semana. No Estado, as próximas cidades são Piçarras e Capivari de Baixo. Fonte: Diário Catarinense – Geral – 01-12 Bomba Serviço Secreto de Cacau foi informado na sexta-feira que uma poderosa rede de supermercados de Santa Catarina teria entrado na Justiça com um pedido de Recuperação Judicial, o que deverá abalar o mercado nacional de varejo.Se o pedido for acatado pelo juiz, a empresa terá dois anos para saldar suas dívidas, que hoje, só de títulos protestados no Serasa, já são mais de R$ 19 milhões – quase nada em comparação ao faturamento bruto anual que chega perto dos R$ 2,5 bi. Fonte: Diário Catarinense – Cacau Menezes – 01-12 Varejo volta a financiar o consumidor Movimento ocorre depois do fim das parcerias com os bancos e deve ampliar o risco de crédito para as lojas e afetar taxa de juro e prazos As lojas voltaram a financiar as compras a prazo do consumidor por meio de cartões próprios, carnês e boletos, depois do fim de muitas parcerias com bancos nos últimos anos. Com a ascensão das classes de menor renda, o cadastro dos clientes que compravam a prazo nas redes de lojas chegou a ser a noiva mais cobiçada pelos bancos, que assediaram o varejo para financiar as carteiras de crédito. Mas, com a alta do calote do consumidor e o achatamento dos spreads (diferença entre o custo de captação e do empréstimo), esse filão ficou desinteressante para as instituições bancárias. Elas ficaram sem margem para bancar esse crédito. Segundo o Banco Central, a inadimplência nesse segmento atingiu em maio do ano passado o pico de 9,4% dos créditos a receber. O que se vê agora é um movimento em sentido contrário dos últimos anos. Pressionados pela necessidade de vender, muitos varejistas voltaram a assumir o risco de conceder crédito para os clientes, que tinha sido terceirizado para os bancos. Sinais da retomada do duplo papel do varejo - emprestar dinheiro para poder vender - já aparecem nos dados de crédito do Banco Central (BC). Desde o 3.º trimestre de 2012, as concessões de crédito para empresas com recursos livres - que envolve desconto de duplicatas, cheques e cartão de crédito -, são crescentes ante igual período do ano anterior. Isso significa que o varejista está buscando recursos no mercado para bancar a venda a prazo. No 3.º trimestre deste ano, o acréscimo dessas linhas atingiu 16,62% em relação ao mesmo período de 2012, com destaque para antecipação para o cartão de crédito (50%), aponta levantamento feito com base em dados do BC pela economista-chefe do SPC Brasil, Luiza Rodrigues. Ritmo menor. Em contrapartida, o ritmo de alta das concessões de financiamentos para o consumidor comprar "outros bens", que inclui eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo, exceto carros, e representa o crédito dos bancos dado nas lojas, perdeu fôlego. No 3.º trimestre de 2012, os financiamentos aprovados pelos bancos para a compra desses itens crescia 11,22% ante mesmo período de 2011. No 3.º trimestre deste ano essa taxa desacelerou para 5,82% na comparação anual. A variação é praticamente igual à inflação do período. Isso significa que não houve avanço real na linha de crédito. "A maior evidência de que os bancos estão preferindo emprestar às empresas e não tomar o risco do consumidor é que o desconto de pagamento parcelado subiu fortemente nos últimos meses", diz Luiza. O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr., explica que o casamento não funcionou porque a inadimplência aumentou. "Os bancos perceberam que precisavam também da margem gorda do varejo para que a conta fechasse. Só a margem financeira não era suficiente." Com o aumento do calote, as lojas perderam vendas. É que, no caso das parcerias que foram mantidas, os bancos apertaram os critérios de aprovação de novos créditos de tal forma que tornaram os negócios inviáveis. Na varejista de materiais de construção C&C, por exemplo, houve nos últimos meses um avanço na participação do cartão de crédito comum nas vendas, conta o diretor-geral da rede, Osvaldo Leivas. O aumento da fatia do cartão ocorreu para bancar as vendas financiadas por bancos. Por três anos, a rede tinha parceria com o Itaú, rompida em meados de 2012. Na avaliação de um varejista que prefere não ser identificado, o grande perdedor da saída dos bancos do crédito para compras dentro das lojas é o consumidor. É que o custo para o próprio varejista buscar crédito no mercado para repassar aos clientes é maior que o dos bancos. Isso significa juros maiores na ponta. Além disso, sem o banco, a capacidade da loja de alongar prazos é menor. Fonte: O Estado de São Paulo – 01-12