Clipping Diário - 01/11/2014
Publicado em 01/11/2014
Clipping Diário - 01/11/2014
FCDL/SC elege diretoria para triênio 2015-2017
Chapa 1, liderada por Ivan Tauffer, recebeu 113 votos na assembleia que contou com 124 votantes. A diretoria que comandará a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) entre 2015 e 2017 foi eleita nesta sexta-feira (31/10) em Assembleia Geral Ordinária que contou com a presença de 124 votantes (120 presidentes de CDLs, três ex-presidentes - Udo Wagner, Jorge Pohl e Sido Cessner -, e o atual presidente Sergio Medeiros. A chapa 1, liderada pelo empresário Ivan Roberto Tauffer, de São Miguel d’Oeste, recebeu 113 votos – 11 pessoas votaram em branco.
Tauffer é o atual vice-presidente de Serviços da entidade e sua diretoria terá Wanderlei Passold (Jaraguá do Sul) como vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos; Fátima Regina Granemann (Mafra, vice-presidente de Serviços); José Raulino Esbiteskoski (Joinville, vice-presidente Administrativo-Financeiro); Mauro Cesar Finco (Seara, vice-presidente de Eventos); Olair Klemtz (Itapema, vice-presidente de Coordenação Distrital); Gisele Tonetto (Turvo, vice-presidente de Aperfeiçoamento Empresarial e Jovem Cedelista) e Walmor Jung (Tubarão, vice-presidente de Patrimônio).
Novo presidente - Tauffer atua no movimento lojista há 28 anos, é empresário do varejo em São Miguel d’Oeste e já exerceu as vice-presidências Regional (1ª região), de Coordenação Distrital e Administrativo-Financeira. Trabalhou fortemente na modernização do SPC-SC, desenvolvendo um sistema próprio para administração do banco de dados, além de coordenar a criação de vários serviços para os lojistas, entre os quais o Registro com Protesto e a Etiqueta Lojista.
“Nossa proposta é de continuar com as ações bem-sucedidas da atual gestão e aprimorar o apoio às CDLs, em treinamentos e novos produtos e serviços”, informou Ivan Tauffer. “E a nossa Federação prosseguirá com a visibilidade pública e a força política que conquistamos nos últimos anos”, garantiu.
Nominata
Ivan Tauffer (São Miguel d’Oeste) - Presidente
Wanderlei Passold (Jaraguá do Sul) - Vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos
Fátima Regina Granemann (Mafra) - Vice-presidente de Serviços
José Raulino Esbiteskoski (Joinville) - Vice-presidente Administrativo-Financeiro
Mauro Cesar Finco (Seara) - Vice-presidente de Eventos
Olair Klemtz (Itapema) - Vice-presidente de Coordenação Distrital
Gisele Tonetto (Turvo) - Vice-presidente de Aperfeiçoamento Empresarial e Jovem Cedelista
Walmor Jung (Tubarão) -Vice-presidente de Patrimônio
Fonte: Adjori SC – 01.11
Lojistas
O lojista Ivan Tauffer (Direita an foto), de São Miguel do Oeste, é o novo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. Foi eleito pela assembleia geral com 113 votos contra 11. Com ele na foto, o atual presidente Sérgio Alexandre Medeiros. Participou do pleito liderando chapa única. Valdir Dellagiustina, de Lages, registrou chapa de oposição, rejeitada pela comissão eleitoral por falta de documentos.
Diário Catarinense – Moacir Pereira – 1.11
Lojistas
O lojista Ivan Tauffer (D), de São Miguel do Oeste, é o novo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. Foi eleito pela assembleia geral com 113 votos contra 11. Com ele na foto, o atual presidente Sérgio Alexandre Medeiros. Participou do pleito liderando chapa única. Valdir Dellagiustina, de Lages, registrou chapa de oposição, rejeitada pela comissão eleitoral por falta de documentos.
· Pré-eleição
Os dias que precederam a eleição na FCDL foram marcados por várias ações e recursos na Justiça Estadual, impetrados por Valdir Dellagiustina. A última decisão judicial beneficiou a chapa de situação, com rejeição dos pedidos do grupo oposicionista. Fato novo: o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro, apoiou a chapa de oposição.
Jornal de Santa Catarina – Moacir Pereira - 1º e 2.11
Impasse
Tribunal de Justiça deve concluir nesta quarta-feira o julgamento da ação de inconstitucionalidade do IPTU de Florianópolis. Há apreensão entre os dirigentes das entidades empresariais que propuseram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). É que o prefeito Cesar Souza Junior não apresentou até agora a proposta do novo IPTU, anunciada em sucessivas reuniões.
Diário Catarinense - Moacir Pereira – 01.11
Como reter talentos
Reter talentos não é fácil. O desafio se dá mais entre os jovens da geração Y, nascidos nas década de 80 e 90, aproximadamente, que são em geral conectados, ligados à tecnologia, multitarefas, cheios de autoestima e ambiciosos. Precisam estar motivados o tempo todo e não se importam de mudar de empresa quantas vezes for necessário. Enquanto as gerações anteriores costumavam entrar em uma empresa e ali permanecer até a aposentadoria, a geração Y trabalha por projeto, dá tudo de si e depois vai embora. Um estudo da Talenses, realizado em São Paulo no início deste ano, apontou que 71% desses profissionais ficam de três a seis meses em uma companhia, gerando muita rotatividade e prejuízo para as empresas.
É preciso criar ações para estimular a permanência do profissional. Um primeiro ponto é o estímulo à proatividade, à utilização de toda a capacidade dos profissionais no trabalho. É preciso inserir as pessoas nos planejamentos estratégicos; os colaboradores precisam participar dos projetos, dos objetivos da companhia, metas, e não apenas receber ordens, em qualquer nível hierárquico. Precisam sentir que a opinião deles será válida para a empresa.
É preciso valorizar talentos elaborando planos de remuneração diferenciados e um adequado plano de carreira. Além disso, um ambiente de trabalho confortável, com flexibilidade e até a possibilidade de home office (devidamente monitorado) não são mais diferenciais, mas sim necessidades claras. Mudança de projetos, de focos, de habilidades, tudo isso gera interesse nos profissionais movidos a desafios.
Existe ainda no país uma cultura muito imediatista, que foca mais na solução de problemas do que em desenvolver programas em médio e longo prazo, capazes de promover ações consolidadas para reter talentos. Portanto, a mudança já ocorreu na mente da nova geração, mas ainda não está enraizada na estratégia das empresas. Esse é um ponto crucial e que precisa ser trabalhado. De outra forma, as organizações continuarão deixando escapar talentos e tendo que lidar com um turnover muito acima do esperado.
Diário Catarinense – Artigo - 01.11
Crescimento menor no Natal
Comércio de rua de Itajaí e Balneário projeta aumento nas vendas abaixo do registrado ano passado. Melhor data do ano para o comércio varejista, o Natal chega em clima de cautela em Itajaí e Balneário Camboriú neste ano. As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) dos dois municípios projetam crescimento menor do que o registrado ano passado.
A CDL de Itajaí aposta em um aumento de 5% nas vendas em relação ao ano passado, quando o crescimento chegou a 5,5%. Para garantir esse número, o comércio de rua terá horário estendido em dezembro e a entidade vai sortear um carro zero quilômetro entre os clientes das lojas credenciadas.
– O ano não foi muito positivo em função da Copa do Mundo e eleições, mas o município está em um contexto diferenciado. Por isso, acredito que o investimento em decoração natalina aliada ao momento econômico de Itajaí deve nos destacar nas vendas – completa o presidente da CDL, Hamilton Sedrez.
Em Balneário Camboriú, a CDL estima 2% de aumento nas vendas no comércio de rua – em 2013, esse percentual foi de 15%. Apesar da expectativa cautelosa, a maioria das lojas está contratando funcionários para a temporada. O presidente da entidade, José Roberto Cruz, diz que os estabelecimentos estão preparados, mas que o fim de ano deve ser de recuperação.
Contrariando o efeito nas ruas, os shoppings dos dois municípios preveem um aumento maior nas vendas neste fim de ano, impulsionados principalmente pela expansão dos empreendimentos. O gerente de marketing do Itajaí Shopping, Alessandro Assunção, diz que, desde setembro, quando foi inaugurada parte da ampliação, tem observado um aumento considerável no fluxo de pessoas.
– Esperamos 40% de crescimento nas vendas em relação ao mesmo período em 2013.
O Balneário Shopping, que inaugura a expansão neste mês, acredita que as novas lojas aumentem em 30% o movimento do empreendimento. Para o Natal, a estimativa é de um crescimento entre 25% e 30%.
A previsão de aumento no Atlântico Shopping, também em Balneário Camboriú, deve ficar em 8%. Para garantir esse crescimento, o empreendimento vai lançar uma campanha especial, no próximo dia 10.
JORNAL DE SANTA CATARINA – 1º E 2.11