CDL

menu

Clipping Diário - 01/02/2017

Publicado em 01/02/2017
Clipping Diário - 01/02/2017

Quarta-feira - 01/02

Geral

Fonte: Notícias do Dia
  Peixe Urbano pretende gerar 400 vagas de trabalho em Florianópolis em quatro anos
  Plataforma nacional de ofertas locais, a empresa Peixe Urbano está de mudança para Florianópolis neste mês de fevereiro. Criada no Rio de Janeiro, a empresa deve abrir sua nova sede no bairro João Paulo, local que reúne várias empresas de tecnologia. Um dos principais motivos para a mudança é a consolidação da capital catarinense como polo tecnológico no país. A expectativa da empresa é gerar até 400 novas vagas de trabalho em Florianópolis nos próximos quatro anos. O CEO do Peixe Urbano, Alex Tabor, procurou o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), no início deste ano para tratar da mudança. “O presidente da empresa comentou que eles estavam previstos para vir para Florianópolis em 2018, mas a prefeitura foi tão eficaz em suas respostas que acabaram adiantando essa vinda”, afirma o prefeito. Em entrevista à revista Exame, Tabor afirmou que, além de Florianópolis estar entre as melhores cidades para se fazer negócio no país, há também a facilidade em contratar profissionais aqui. Para o coordenador do programa startup SC do Sebrae, Alexandre Souza, a chegada do Peixe Urbano vai trazer várias empresas para o Estado e, principalmente, para a Capital. Segundo ele, como o ecossistema de inovação de startups cresceu muito no município desde 2011, várias empresas do setor de tecnologia daqui estão começando a importar funcionários de outros estados. “Assim como em São Francisco (na Califórnia, Estados Unidos) as pessoas gostam de trabalhar pelo ambiente das empresas e pela cidade linda. Florianópolis é a mesma coisa”, comenta ele. De acordo com Alexandre, os incentivos públicos são fundamentais para atrair novas empresas, como o decreto assinado por Gean em 20 de janeiro que cria o Sistema Municipal de Inovação e também o Fundo Municipal de Inovação. A criação do fundo permitirá que empresas públicas e privadas aportem recursos financeiros para apoiar projetos, estudos e programas voltados à inovação e desenvolvidos em Florianópolis. Há vagas disponíveis para Florianópolis O Peixe Urbano continuará com seus outros três escritórios, em São Paulo, Itajubá (Minas Gerais) e em Montevidéu (Uruguai), e também mantém suas operações no Rio de Janeiro, local que servirá de base para o time comercial regional e outras equipes. Com a mudança, Alex Tabor e todos os diretores da empresa irão trocar de endereço. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, todos os funcionários que desejarem fazer parte da equipe na nova sede vão permanecer em suas funções. “Temos como premissa oferecer todas as condições possíveis para dar continuidade ao trabalho na nova sede, com a contratação, também, de funcionários locais”, afirma Anderson Valverde, diretor de recursos humanos da empresa. Para o executivo, a Ilha oferece uma excelente qualidade de vida e está inserida em um cenário de inovação, um dos pilares do Peixe Urbano. Na seção de “vagas” do site, já há 17 oportunidades de emprego abertas em Florianópolis. Entre elas, estão vagas para analista de marketing, analista de mídias sociais, analista financeiro, atendimento ao cliente, assistente jurídico, designer, gerente de produtos, assistente de produção de fotografia, entre outros. De compras coletivas a plataforma de ofertas locais O anúncio oficial da mudança do Peixe Urbano para Florianópolis será feita nesta quinta-feira (2), na sede da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia). Estarão presentes Alex Tabor; o CEO do Baidu no Brasil, Yan Di (principal acionista da empresa); o presidente da Acate, Daniel Leipnitz; e o prefeito Gean Loureiro. Criado em 2010, o Peixe Urbano foi a primeira empresa a introduzir o conceito de “compras coletivas” na América Latina, que já rondava os Estados Unidos com o Groupon. No início, era disponibilizado no site do Peixe Urbano uma determinada oferta por tempo limitado, como um jantar em um restaurante, por exemplo, com um bom desconto. Mas, para utilizar aquela oferta, era preciso que um determinado números de clientes comprasse a mesma oferta. O negócio se espalhou pelo país e várias empresas começaram a utilizar a estratégia, que foi remodelada com o tempo. Hoje, o Peixe Urbano se vende como um enorme “shopping de ofertas”, onde o consumidor pode encontrar facilmente o que procura, quando quiser e de onde estiver. A exigência de número mínimo de compradores para ativar uma oferta foi extinta e a empresa passou a ter milhares de ofertas no ar simultaneamente e por períodos prolongados. O que é o Peixe Urbano? Maior plataforma de ofertas locais do Brasil, pode ser acessada por site ou aplicativo. Com mais de 27 milhões de usuários cadastrados , a empresa oferece ofertas de gastronomia, entretenimento, estética, turismo e produtos. A missão do Peixe Urbano é proporcionar as melhores oportunidades e experiências ao conectar pessoas e empresas por meio da tecnologia. O Peixe Urbano utiliza tecnologia de geolocalização, além de filtros por interesse e ferramentas de personalização, navegação e busca. Hoje, grande parte das ofertas locais estão no formato “use agora”, o que significa que o usuário pode escolher, comprar e usar o cupom na mesma hora, sem precisar agendar ou mostrar o cupom impresso.

Fonte: Notícias do Dia
  Após estragos, chuva continua nesta quarta-feira na Grande Florianópolis
  A chuva intensa que assola a Grande Florianópolis desde segunda-feira (30) continua nesta quarta-feira (1º). Depois de fazer chover 82 mm durante a madrugada e causar estragos, deslizamentos e uma morte, o sistema meteorológico que afetou a região deve seguir para o oceano a partir de quinta-feira (2). Segundo a Epagri/Ciram, que emitiu um novo alerta meteorológico nesta terça, a chuva que atinge Santa Catarina deve predominar na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte até o fim da noite de quarta. A Defesa Civil segue em alerta para a possibilidade de novos deslizamentos e inundações, visto que a previsão indica descargas elétricas, pancadas de chuva de moderada a forte e pontuais de 100 a 150 mm. No entanto, diferente do dia anterior, a madrugada e a manhã desta quarta-feira foram calmas, com chuva dentro da normalidade e sem novas ocorrências de danos, conforme a Defesa Civil. O meteorologista Erikson de Oliveira, da Epagri/Ciram, explica que esse fenômeno ocorre em função de um sistema chamado vórtice ciclônico. Ele costuma influenciar as condições climáticas de Santa Catarina algumas vezes por ano, em diferentes épocas. No entanto, não tem o hábito de provocar tempestades tão intensas. Ainda nesta quarta-feira deve ocorrer predomínio de nuvens na Grande Florianópolis. Com o tempo fechado, a temperatura não deve sofrer muitas variações em relação ao dia anterior. Na Capital, a mínima prevista é de 23°C e a máxima de 27°C. Nos próximos dias, o vento segue fraco e moderado, carregando umidade do oceano para o litoral. Não há risco de ciclones ou sistemas de ventos fortes, mas quem está na região litorânea precisa ficar atento às descargas elétricas. Sol e calor no fim de semana Após alguns dias de nebulosidade, o sol deve abrir novamente na sexta-feira (3) e no final de semana, permitindo que as pessoas voltem a aproveitar o calor ao ar livre. A temperatura deve subir gradativamente e ficar na faixa dos 30°C no sábado e domingo. A umidade continua alta e o calor devem formar novas nuvens, a partir da tarde. Por conta disso, devem ocorrer pancadas de chuva no fim do dia, na maior parte do Estado. A chuva, porém, deve ocorrer em menor volume e por pancadas rápidas, principalmente à tarde e à noite. Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, não há previsão para dias quentes como os que ocorreram há três semanas, quando foi registrada a sensação térmica de 53° em Santo Amaro da Imperatriz. Como começou a empresa? O Peixe Urbano foi fundado no Rio de Janeiro no início de 2010 por três amigos empreendedores: Julio Vasconcellos, que trabalhou em diferentes startups no Vale do Silício; Emerson Andrade, que trabalhava para a Microsoft, em Seattle; e Alex Tabor, que participou do desenvolvimento da Power.com, startup integradora de redes sociais. A empresa foi a primeira a introduzir o conceito das “compras coletivas” na América Latina, revolucionando o comércio eletrônico para serviços locais e dando início ao boom de startups na região. A primeira oferta foi ao ar no dia 31 de março de 2010 e esgotou com mais de 60 cupons vendidos. O Peixe Urbano foi a primeira empresa latino-americana a ser eleita a “Melhor Startup Internacional do Ano” pelo Crunchies Awards, principal premiação dos Estados Unidos para startups da área de internet e tecnologia. Em 2014, recebeu um novo sócio estratégico e acionista majoritário: o Baidu (NSDQ: BIDU), segundo maior serviço global de buscas na web e uma das maiores empresas de internet do mundo.

Fonte: Notícias do Dia
  Sinal de TV analógico será desligado em Florianópolis em janeiro de 2018
  Daqui a exatamente um ano os telespectadores de Florianópolis deixarão de contar com o sinal analógico em suas TVs. O motivo é o desligamento da tecnologia, que será substituída pelo sinal digital a partir de 31 de janeiro de 2018, em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes. O processo de migração, iniciado no país em abril de 2015, permitirá que o público assista aos canais abertos com melhor qualidade de imagem e som, através um sinal livre de chiados, chuviscos e fantasmas. O sinal digital também permite que emissoras de televisão ofereçam conteúdos adicionais através do próprio aparelho, como galerias de imagens, ofertas de produtos, previsão do tempo e notícias. Outro benefício do desligamento do sinal analógico envolve a liberação da faixa de 700Mhz, que permitirá a expansão do sinal de internet 4G. Segundo um estudo da GSM Association, esta migração pode trazer mais de US$ 5 bilhões (R$ 15,75 bilhões) ao PIB brasileiro, além de mais de 4 mil empregos. Como ter o sinal digital Para assistir à programação da TV aberta com sinal digital é preciso ter uma televisão de Led, LCD ou Plasma compatível com a tecnologia, sinalizada através dos selos DTV (TV Digital) ou HDTV (High-definition Television). Em caso de aparelhos que não recebem o sinal digital, como TVs de tubo, é necessário utilizar antenas e conversores. Famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, poderão ganhar kits com estes equipamentos. Durante o período de transição, uma letra “A” será exibida na tela de telespectadores que ainda utilizarem o sinal analógico. No dia 31 de janeiro de 2018, tal sinal será desligado e apenas o digital estará disponível. A migração é conduzida pela Seja Digital, entidade criada pela Anatel, que realizará, em Florianópolis, campanhas de comunicação e ações de mobilização para informar à população sobre a novidade. A entidade também oferece suporte através de seu site, onde é possível conferir a lista de televisores compatíveis com a tecnologia. A Seja Digital ainda dispõe do telefone gratuito 147 para esclarecimentos. Brasília pioneira A primeira capital brasileira com TV aberta 100% digital foi Brasília. O desligamento do sinal analógico ocorreu no dia 17 de novembro, quando mais de 4 milhões de moradores da região aderiram à novidade. Segundo o cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios brasileiros terão o sinal analógico desligado até 2018. "Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de países como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico", afirma o diretor geral da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto.

Fonte: Notícias do Dia
  Procon atualiza lista de sites não confiáveis para compras on-line
  Para garantir que o consumidor tenha tranquilidade na hora de comprar pela internet, o Procon de Santa Catarina atualizou nesta segunda-feira (30), a relação de sites não confiáveis. “São sites que não respondem às notificações do Procon, ou que não atendem as demandas do consumidor, ou que não existem”, explica o presidente do Procon, Maycon Baldessari. Na hora de comprar pela internet, a recomendação é que o consumidor busque a opinião de conhecidos e cerque-se de garantias. De acordo com Baldessari, também é importante ficar atento às ferramentas de segurança e certificados e checar se o site tem informações sobre a loja, como CNPJ, endereço e telefone de contato. Os direitos do consumidor na internet são os mesmos que em estabelecimentos físicos. Se houver problemas ou dúvidas, deve-se procurar o Procon mais próximo.

Fonte: G1
  Defesa Civil começa a cadastrar CEPs para enviar alertas por SMS em SC
  Começam a partir desta quarta-feira (1) os primeiros testes com o serviço gratuito de envio de mensagens de SMS pela Defesa Civil de Santa Catarina para alertar moradores sobre riscos de desastres. Inicialmente, o serviço vai funcionar em 20 municípios. O número já foi definido - será o 40199. O objetivo é informar a população. As mensagens, que alertarão sobre riscos iminentes de desastres e situações de emergência ou calamidade pública, serão divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres. De acordo com a Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, moradores residentes nessas cidades (veja a lista abaxo) podem se cadastrar enviando CEP do local a ser monitorado para o número 40199. É possível cadastrar mais de um CEP. Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber nem enviar as mensagens. A ideia é que os testes durem quatro meses. Após esse período, o serviço deverá ser nacionalizado. Veja a lista de cidades catarinenses que farão parte do projeto-piloto. Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d'Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras.

Fonte: Tudo Sobre Floripa
  Deputados elegem novo presidente da Alesc nesta quarta (1º), em Florianópolis
  O novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina será eleito nesta quarta-feira (1º), em sessão preparatória marcada para as 14 horas, no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Ele substituirá o deputado Gelson Merisio (PSD), chefe do Poder Legislativo no biênio 2015-2017, que se encerra nesta terça-feira (31). A sessão terá transmissão ao vivo da TVAL e pelo perfil da Assembleia no Facebook, com cobertura da Rádio AL e Agência AL. Conforme determina o Regimento Interno da Alesc, a sessão preparatória para a eleição do novo presidente será conduzida pelo deputado Narcizo Parisotto (PSD), o parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas estaduais. Ele convidará dois deputados de partidos políticos diferentes para servirem de secretários e auxiliarem nos trabalhos de votação e apuração. Em seguida, os candidatos à Presidência farão o registro de suas candidaturas junto aos secretários. Até esta terça (31), a única candidatura anunciada oficialmente é de Silvio Dreveck (PP). Após o registro das candidaturas, os deputados serão chamados para votar, um a um. O voto é aberto e deve ser declarado no microfone de apartes. O voto de cada parlamentar é proclamado por um secretário e anotado pelo outro. Após os 40 deputados votarem, Parisotto lerá o resultado da votação e proclamará o resultado. Se houver empate, vence o candidato mais idoso. O presidente eleito assume de imediato o cargo e poderá usar a tribuna. Ele encerra a sessão preparatória e convoca outra, que será realizada na sequência, para a eleição dos demais membros da Mesa: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário. As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em chapa. Até o momento, para 1º vice-presidente, a única candidatura tornada pública é do deputado Aldo Schneider (PMDB), resultado de um acordo anunciado em novembro do ano passado com o PP, para a divisão da Presidência no biênio 2017-2019. Caso a eleição de Dreveck e Aldo seja confirmada nesta quarta, o pepista deixa a Presidência em 31 de janeiro de 2018 para que Aldo Schneider assuma a função até 31 de janeiro de 2019. A eleição das demais posições da Mesa segue rito parecido com a escolha do presidente. Dois deputados serão convidados para secretariar os trabalhos e receber as candidaturas. A votação também será aberta, um a um, com declaração de voto no microfone de apartes. Terminada a votação, o resultado será proclamado pelo presidente e os eleitos serão conduzidos para suas funções na Mesa. As sessões preparatórias desta quarta são exclusivas para a eleição da Mesa, sem espaço para pronunciamento dos deputados e votação de projetos. Antes de encerrar os trabalhos, o presidente convocará a sessão de instalação da 3ª sessão legislativa (ano legislativo) e a leitura da mensagem anual do governador Raimundo Colombo (PSD), que ocorrerão na quinta-feira (2), às 10 horas, no Plenário Deputado Osni Régis.

Fonte: De Olho na Ilha
  Evento em Florianópolis terá mais de 70 rótulos de 12 cervejarias da região
  A 1ª edição do Floripa Beer Experience, nos dias 10 e 11, no CentroSul, na região central da cidade, terá mais de 70 rótulos, de 12 cervejarias da região metropolitana de Florianópolis: Faixa Preta, Badenia, Cervejaria da Ilha, Cozalinda, Jester, Kairós, Unika, Weinmann, The Liffey, Cervejaria da Lagoa, Sunset Brew e Kiezen Ruw. A organização é da União Cervejeira, com apoio da Ampe Metropolitana. O público terá ainda uma área de alimentação, com food trucks, além de cinco shows. Na sexta-feira, haverá apresentação das bandas Time Bomb e Samba CEFID. No sábado, The Jovens, Otávio Marcolla Blues Band e Get Back. Outra presença confirmada é do Science of Beer Institute, instituição de ensino com sede em Florianópolis, responsável por promover cursos voltados ao mercado cervejeiro em todo o país, desde 2013. De acordo com a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), as microcervejarias devem alcançar 2% do mercado brasileiro de cerveja em 10 anos. Hoje, são aproximadamente 200 microcervejarias registradas no país, em especial no Sul e Sudeste, produzindo uma variedade de mais de 120 estilos. Em 2013, o instituto formou 50 novos sommeliers de cerveja em Ribeirão Preto (SP) e Florianópolis. Em 2014, novas turmas foram abertas no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e novamente em Florianópolis e Ribeirão Preto. Caminho Cervejeiro O Floripa Beer Experience também fortalece a divulgação do Caminho Cervejeiro entre o público local e visitantes de outras cidades. Trata-se de uma rota turística criada recentemente por iniciativa da União Cervejeira e da Ampe Metropolitana, com apoio do Sebrae. O objetivo é estimular visitas às unidades de produção e microcervejarias, com apreciação das cervejas locais, integração com gastronomia e outros atrativos da região. União Cervejeira Criada em 2014, a União Cervejeira (Associação das Microcervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis) tem como objetivo criar um importante polo do segmento na região, através da promoção da cultura cervejeira, em ações tanto para o consumidor local, quanto para o turista. A entidade realizou em 2015 e 2016 a Beer Week Grande Floripa, no Centro Multiuso de São José, com grande sucesso de público.
Ampe Metropolitana A Ampe Metropolitana – Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis, foi fundada em 09 de Abril de 2010. Atua para fortalecer o segmento no mercado, contribuindo para o aumento da competitividade e do desenvolvimento profissional e econômico da região. SERVIÇO Floripa Beer Experience
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) em www.sympla.com.br/floripa-bier-experience__112443 ou no local, nos dias do evento.
Local: CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis - Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - (48) 3251-4000
Data: 10 e 11 de fevereiro Horários 
Sexta: 18h às 2h
Sábado: 17h às 2h Shows 
Sexta: Time Bomb (rock) e Samba CEFID
Sábado: The Jovens, Otávio Marcolla Blues Band e Get Back
Amplo estacionamento no local

Fonte: De Olho na Ilha
  Fatma pede que população evite banho de mar nas próximas 24 horas
  Devido às chuvas que superaram os 100 milímetros nas últimas horas em Santa Catarina, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) solicita que os banhistas evitem o banho de mar pelas próximas 24 horas. A medida protege contra a contaminação por microorganismos nocivos que são levados pelas enxurradas para a praia e podem causar danos à saúde. O comunicado foi divulgado às 14h20 desta terça-feira, 31 de janeiro.

Fonte: Administradores
  Criação de novas empresas no Brasil desacelera no fim de 2016
  A criação de empresas no país apresentou desaceleração no fim de 2016. Em novembro do ano passado, foram abertos 152.943 empreendimentos, 4,4% a menos que em outubro. Os dados foram divulgados hoje (31) pela Serasa Experian. Apesar da queda no fim do ano, no acumulado de 2016, de janeiro a novembro, a quantidade de empresas criadas (1.855.901) é 0,2% superior que a registrada no mesmo período de 2015, e a maior desde 2010 considerando o mesmo período. “Apesar de o período entre janeiro e novembro de 2016 apresentar um número recorde de novas empresas criadas no país, já é possível observar tendência de desaceleração na criação de novos negócios”, disse a Serasa em nota. A tendência de desaceleração, segundo a entidade, começou em setembro. De acordo com o levantamento, o aumento do número de empresas criadas em 2016 foi determinado pelo chamado empreendedorismo de necessidade. “Com a destruição de vagas no mercado formal de trabalho, pessoas que perderam seus empregos estão abrindo novas empresas visando a geração de alguma renda, por conta das dificuldades econômicas atuais.” Setores A maioria das novas empresas criadas entre janeiro e novembro de 2016 é do setor de serviços (62,6% do total). Em seguida, aparecem as empresas comerciais (28,8% do total) e o setor industrial (8,3% do total). A Região Sudeste lidera o ranking de criação de empresas, com 963.782 empreendimentos, 51,9% do total de negócios abertos entre janeiro e novembro de 2016. A Região Sul vem em seguida, com 16,8% de participação e 312.109 novas empresas. O Nordeste ocupa a terceira posição, com 16,7% (309.631 empresas) e o Centro-Oeste registrou a abertura de 160.796 empresas (8,7%) e a Região Norte, 88.526 ou 4,8% do total.

Fonte: Administradores
  Dólar sobe na sessão mas fecha janeiro em queda de 3%, a R$3,15
  O dólar subiu quase 1 por cento ante o real no último pregão de janeiro, para o nível de 3,15 reais, após o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, sinalizar que pode rolar apenas parcialmente ou simplesmente não rolar os contratos de swap cambial que vencem em março. O dólar subiu 0,75 por cento e fechou a 3,1510 reais na venda. Mas no mês de janeiro, a moeda norte-americana acumulou queda de 3,04 por cento. Foi o segundo mês consecutivo de recuo moeda norte-americana, após queda de 4,06 por cento de seu valor. Na mínima da sessão, a moeda marcou 3,1022 reais e, na máxima, 3,1575 reais. O dólar futuro tinha variação positiva de 0,68 por cento.

Fonte: Portal No Varejo
  Em 2016, pontualidade de pagamentos das PMEs recua
  Em 2016, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas brasileiros fechou em 95%. O indicador da Serasa Experian indica que, a cada mil pagamentos realizados no ano passado, 950 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. O resultado demonstra o nível de pontualidade mais baixo dos últimos quatro anos, retornando aos níveis de 2010/2011. Os economistas da entidade lembram que as PMEs sentiram os impactos adversos da crise econômica durante praticamente todo o ano passado. Itens como a recessão prolongada e intensa da economia, dificuldades de acesso ao crédito e altas taxas de juros formaram uma combinação que afetou negativamente a capacidade de pagamento dessas organizações. Setores
O maior nível de pontualidade de pagamentos, em 2016, fica para as PMEs do setor comercial: 95,7%. Nas indústrias, a pontualidade de pagamentos foi de 94,4% ao longo do ano passado e nas micro e pequenas empresas do setor de serviços a pontualidade foi de 94% em 2016. O valor nominal médio dos pagamentos em dia ficou estável em 2016 na comparação com o ano anterior: R$ 1.923. O valor médio mais alto foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas comerciais (R$ 1.963), seguido pelas empresas industriais (R$1.850) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas de setor de serviços (R$ 1.746).

galeria de imagens

Compartilhar: