Christian Hallot, embaixador mundial da H.Stern: "Vendemos design"

Publicado em 17/07/2015
Christian Hallot, embaixador mundial da H.Stern: "Vendemos design"

Palestra promovida pela CDL Jovem lotou a sala de cinema do Shopping Iguatemi

A marca brasileira de joias H.Stern é das mais conhecidas no mundo e tem uma trajetória que vai completar 70 anos no mês de setembro/15. O embaixador mundial da marca, Christian Hallot, veio a Florianópolis para proferir palestra a convite da CDL Jovem para exatamente mostrar as principais razões do sucesso da empresa.

Tudo começou quando Hans Stern chegou ao Brasil em 1939 como imigrante fugitivo da II Guerra Mundial. Aqui, passou a trabalhar como datilógrafo de empresas de mineração e após uma passagem por Minas Gerais ele se encantou com a beleza das gemas mineiras, que eram vendidas nas ruas de Ouro Preto. Com apenas 23 anos, em 1945, decidiu que as pedras eram seu futuro e fundou a H.Stern com o dinheiro proveniente da venda de um acordeom.

Ao contar da trajetória bem sucedida da joalheria, Christian Hallot reiterou que a H.Stern é uma empresa brasileira e foi a primeira multinacional do país no ramo joalheiro e atualmente é uma das maiores joalherias do mundo.

- Os grandes segredos para a H.Stern chegar aonde chegou e se manter em constante expansão foram a incansável busca pela excelência nos produtos e serviços que oferecemos, e o gene da inovação.

Para buscar o reconhecimento do Brasil no exterior e começar a exportar as gemas como peças de luxo, em 1954 a empresa fez ações promocionais para consolidar a marca com o lançamento do Guided Tour, em que o cliente acompanha todo o processo de criação de uma joia, passo a passo. Atualmente, o Guided Tour é oferecido em 19 idiomas e já contabiliza mais de 6 milhões de visitantes.

A marca de Hans Stern sempre buscou a inovação. Tornou-se internacional em 1950, abriu ponto de vendas em Londres em 1961 e chegou a Nova Iorque em 1963, trajetória quase impensável para uma empresa brasileira no exterior naquela época, principalmente quando se trata do segmento de joias.

O grande salto da H.Stern, segundo Hallot, aconteceu em 1995, quando foi lançada a primeira coleção de Design Mundial da H.Stern, comemorando os 50 anos da empresa e inaugurando uma nova era de internacionalização e de conquista de novos mercados.

- O design passou a ser a chave-mestra de todas as coleções. As pedras, que eram pontos de partida para a criação, passaram a ser partes dos elementos na criação dos novos designs.

Christian ressaltou que todos os desenhos da H.Stern são feitos a mão. “Nenhuma máquina substitui o calor humano, as emoções”, disse ele ao explicar que os computadores ajudam na finalização do desenho, mas não na sua criação.

A H.Stern também uniu esforços para derrubar o termo “pedras semipreciosas” referentes às pedras brasileiras, por não se tratarem de preciosidades tradicionais, como rubis e safiras. A H.Stern procurou valorizar em suas coleções a nobreza e a elegância das pedras brasileiras, e hoje o termo é muito pouco utilizado. “Toda gema é única e preciosa”, disse Christian. A turmalina Paraíba, por exemplo, hoje vale mais que o diamante, exemplificou.

- O conceito é o mais importante numa joia hoje em dia. As pessoas compram joias não apenas pelo valor que elas têm, mas pela história, pela inspiração, pelo que está por trás da concepção daquela peça - diz Hallot, que tem uma trajetória de 37 anos como profissional da empresa.

Como vai comemorar 70 anos no mês de setembro, a H.Stern não deixará passar a data em branco. Hallot confirmou o lançamento de mais uma coleção mundial comemorativa, mais uma vez fortemente valorizada pelo design. “Nossa marca hoje vende o design, que significa cerca de 80% a 90% de sua importância, de seu valor”.

O Coordenador do Núcleo Jovem da CDL, Ivo Pires, agradeceu a plateia que lotou uma das salas de cinema do Cinesystem Iguatemi. “A presença de vocês e mais as 180 pessoas que ficaram em lista de espera comprovam o sucesso da iniciativa. O exemplo da H.Stern foi muito rico para nós do Núcleo Jovem, que acreditamos no empreendedorismo como agente de mudanças”.

O Presidente da CDL de Florianópolis, Marco dos Santos, lembrou a todos a sua origem no movimento cedelista como um dos fundadores do Núcleo Jovem em 2007. “O movimento jovem é fundamental para que uma entidade possa ter a garantia da renovação de lideranças e temos a certeza de que isso está acontecendo em nossa entidade", afirmou o empresário na sua saudação aos presentes.

Clique aqui para abrir a galeria