CDL

menu

Cheque tem novo prazo para compensação

Publicado em 19/07/2011
Cheque tem novo prazo para compensação

“O dinheiro vai chegar mais cedo aos caixas do comércio e o empresário tem mais condições de reinvestir”, explica Osmar Silveira
Os cheques com valor inferior a R$ 299,00 terão dois dias úteis para compensação e com valor superior a R$ 300,00 terão um dia, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Fenabran). A regra entrou em vigor no último dia 19.
Anteriormente, os cheques podiam levar até 20 dias úteis para serem compensados, mas devido à implantação da compensação digital, que irá substituir o procedimento físico, o processo será muito mais ágil. Com a compensação digital, os cheques não serão mais transportados entre os bancos.
No processo antigo, o banco que recebia um cheque enviava o documento para a câmara de compensação do Banco do Brasil, que por sua vez, fazia o encaminhamento dos cheques às instituições financeiras de origem do documento para averiguação de saldo em conta corrente e conferência de assinatura, data, preenchimento de valor, etc. Só depois deste procedimento é que a compensação era efetuada.
Agora, o banco irá capturar as informações do cheque por meio de código de barras e imagem. Os dados serão enviados para o BB, em um único arquivo, que irá processá-lo e enviá-lo ao banco de origem. O cheque em papel ficará no primeiro banco, sem a necessidade de haver o transporte. Para a Fenabran, o processo é mais seguro, porque reduz a possibilidade de clonagem, extravio, perdas ou roubo dos cheques.
Osmar Silveira, diretor de Assuntos Públicos e Políticos da CDL de Florianópolis, esclarece que com as mudanças o dinheiro vai chegar mais cedo aos caixas do comércio e o empresário tem mais condições de reinvestir.
Com informações do Diário Catarinense.
Mais notícias? Clique aqui.

galeria de imagens

Compartilhar: