Chegada do inverno impulsiona vendas e comércio varejista projeta crescimento acima da média em SC
Por Assessoria de imprensa
Publicado em 24/06/2025

Chegada do inverno impulsiona vendas e comércio varejista projeta crescimento acima da média em SC
Na primeira semana da estação, procura por aquecedores cresceu 140%; roupas e artigos de vestuário registraram alta de até 50%
O inverno chegou oficialmente a Santa Catarina na última sexta-feira, 20, mas os números já apontam para um aquecimento expressivo nas vendas. Com o alerta vermelho para frio intenso emitido pela Defesa Civil e a atuação de uma massa polar em todo o estado, as temperaturas podem chegar a -5ºC nos próximos dias nas regiões mais altas. Vem daí a necessidade de se agasalhar e evitar o desconforto térmico.
“Ao menor sinal de frio, as vendas dispararam. É um momento muito aguardado por todo o comércio, seja de roupas, calçados ou artigos que mantém os catarinenses aquecidos. Nossa expectativa é alta para essa temporada, que deve ser a maior dos últimos tempos, com crescimento geral de 7,4% no setor de vestuário, por exemplo”, afirma o presidente do Sindilojas da Grande Florianópolis e Região, Marcelo May Philippi.
A estimativa foi divulgada pela Fecomércio e destaca um aumento expressivo nos meses de maio a agosto em comparação com o mesmo período de 2024, que havia registrado queda de 1,4% nas vendas.
Outro índice que anima o comerciante catarinense vem de uma pesquisa divulgada pelo IBGE, no início do mês. Os dados apontam que o varejo de Santa Catarina foi o que mais cresceu em abril em comparação com o ano passado: 11,7%. A alta é mais do que o dobro da média nacional, de 4,8%, e foi impulsionada pela venda de artigos de uso pessoal e doméstico (24,4%), além de hipermercados e supermercados (15%).
“São números que mostram o potencial do nosso comércio em um período que precedeu o inverno e que contou com uma conjuntura econômica mais instável. Mesmo assim, o estado se sobressaiu. Se olharmos para o acumulado anual, de 7,6% de crescimento desde janeiro - o segundo maior do país - nossas expectativas para o que vem por aí ficam ainda maiores. Com certeza, será um inverno aquecido para os lojistas”, comemora o diretor institucional da CDL Florianópolis, Júlio Cesar Geremias.
Aquecedores são destaque
O comércio de eletrodomésticos e itens para a casa celebra a boa fase e o comportamento de compra dos consumidores. No Koerich, rede varejista com forte presença no estado, a venda de aquecedores cresceu 140% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Mesmo diante da alta demanda, os preços permanecem estáveis. O modelo mais vendido pela empresa custa R$109,00, evidenciando o compromisso da varejista em manter produtos essenciais acessíveis à população. “Notamos um movimento intenso nas lojas físicas e no e-commerce, especialmente nos últimos 15 dias, impulsionado pelas temperaturas mais baixas e pela busca por conforto térmico com bom custo-benefício”, destaca Eduardo Koerich, diretor comercial do Koerich.
Roupas e calçados
No setor de vestuário, o movimento nas lojas também cresceu junto com a queda dos termômetros. “Em duas semanas, nossas vendas aqui no centro de Florianópolis subiram mais de 15%. O consumidor se preparou com antecedência para essa massa de ar polar, e buscou principalmente por casacos, blusas de lã e conjuntos confortáveis”, afirma a empresária da capital Rose Coelho.
Um crescimento que vai além dos casacos. Situada no Beiramar Shopping, a Scala, rede especializada em lingeries e peças essenciais para o dia a dia, comemora o aumento expressivo das vendas. “Temos uma linha ampla de peças que mantêm o corpo aquecido com conforto, tecnologia e estilo — e isso reflete diretamente no faturamento. Em apenas uma semana de frio, o crescimento nas vendas se aproxima dos 50%”, explica Mine Theodoro, franqueada da marca. Entre os itens mais procurados estão as famosas segundas peles, desenvolvidas com tecido exclusivo da Scala, e as blusas em fio pelo.
Para quem comercializa itens que prometem proteção extra contra o frio, a notícia também é boa: pantufas, toucas, meias e cachecóis registraram alta de 30% nas vendas da loja Tudo Dez, no Centro de Florianópolis. “É uma época muito importante para nosso setor, o que justifica o investimento. Por isso, aumentamos o nosso mix de produtos para a estação e estamos recebendo uma resposta muito positiva dos consumidores”, afirma o proprietário Jean Pierre Torresani.
Por fim, pés mais quentinhos: ainda no Beiramar Shopping, a loja de calçados Bottero registrou crescimento nas vendas em comparação ao ano passado. “Já chegamos a um aumento de 17%, e o inverno apenas começou”, destaca Grazi Soares, gerente da loja. “Os consumidores têm buscado principalmente tênis e botas, que são nosso carro-chefe e que garantem uma temporada de frio com estilo e conforto.”
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