Centro Histórico aposta em circuito gastronômico para movimentar bares durante a baixa temporada em Florianópolis
Por Assessoria de imprensa
Publicado em 06/07/2026

Centro Histórico aposta em circuito gastronômico para movimentar bares durante a baixa temporada em Florianópolis
Boteco Cultural reúne 22 estabelecimentos, oferece experiências em dobro e busca estimular moradores e turistas a frequentarem a região até setembro
Em um dos períodos de menor movimento para bares e restaurantes, empreendedores do Centro Histórico de Florianópolis decidiram apostar na união para movimentar o comércio local. Até 30 de setembro, o Núcleo Centro Histórico da CDL Florianópolis promove a segunda edição do Boteco Cultural, iniciativa que reúne 22 estabelecimentos em uma campanha para atrair moradores e turistas à região durante a baixa temporada de inverno.
A proposta é simples: por R$ 40, o consumidor adquire o Passaporte Boteco Cultural e passa a ter acesso a benefícios em dobro nos estabelecimentos participantes. Na prática, o cliente compra um produto selecionado e recebe outro igual sem custo adicional, podendo aproveitar chopes, vinhos, cafés, petiscos, pratos e outras experiências gastronômicas preparadas especialmente para a campanha, muitas delas inspiradas na estação.
A ação ocorre em um momento importante para o setor. Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel-SC) apontou que 58% dos bares e restaurantes catarinenses registraram queda no fluxo de turistas durante a última temporada de verão, período que tradicionalmente concentra boa parte da receita anual dos estabelecimentos. O cenário reforça a necessidade de iniciativas capazes de estimular o consumo também nos meses de menor movimento.
"O Boteco Cultural nasceu da vontade dos próprios empreendedores de criar uma experiência coletiva para quem frequenta o Centro Histórico. Muito além das vantagens, queremos incentivar as pessoas a caminhar pela região, conhecer diferentes estabelecimentos e perceber que o Centro tem uma vida cultural e gastronômica muito rica durante todo o ano. Quando os empresários atuam de forma integrada, todos ganham: os negócios, os clientes e a cidade", afirma David Vieira, coordenador do Núcleo Centro Histórico da CDL Florianópolis.
Para o vice-presidente da CDL Florianópolis, Rafael Salim, iniciativas como essa contribuem para fortalecer uma das regiões mais tradicionais da Capital.
"Fortalecer o Centro Histórico é fortalecer a economia de Florianópolis. A CDL acredita em iniciativas que valorizem os empreendedores, estimulem a circulação de pessoas e contribuam para que a região seja cada vez mais reconhecida como um espaço de convivência, cultura, turismo e negócios. O Boteco Cultural traduz esse propósito ao transformar uma ação comercial em uma experiência que beneficia toda a cidade", destaca.
Participam desta edição os estabelecimentos Galeria Lama, Tenda, Kibelandia, AmassA, Bugio, Okinka, Sfizio, Barra Cô., Bar do Noel, Casa Tum, Cereja Bar, Casa Odara, Chopp com Brasa, Hercília Bar, Parada do Maneca, Teodoro Bar, Luz Instalação Bar, Boteco do Alemão, 420 Bar, Bar do Jefe, Insight Café Bar e Graffi City House.
Os benefícios oferecidos por cada estabelecimento estarão identificados tanto no Passaporte Boteco Cultural quanto nos próprios locais, permitindo que o público escolha seu roteiro e aproveite as ofertas ao longo dos três meses de campanha.
O Passaporte Boteco Cultural pode ser adquirido em qualquer um dos estabelecimentos participantes.
Serviço
Boteco Cultural – Edição de Inverno
Validade: de 1º de julho a 30 de setembro de 2026
Local: estabelecimentos participantes do Centro Histórico de Florianópolis
500 passaportes a R$ 40 cada
Como funciona: ao adquirir o passaporte, o consumidor tem acesso a benefícios em dobro ("compre um e ganhe outro") em produtos selecionados pelos 22 estabelecimentos participantes
Fotos disponíveis em https://drive.google.com/drive/folders/1ncBRHXcJXSvaCVt3zwj2nxqMaJ18cU29?usp=sharing
galeria de imagens
destaques
-
Entenda o que muda no Centro de Florianópolis redesenhado por escritório dinamarquês referência mundial em urbanismo
Por Assessoria de imprensa em 18.03.2026
-
Projeto de arborização do Centro Leste avança em diálogo com lojistas e pode trazer espécies raras da Ilha para o coração da cidade
Por Assessoria de imprensa em 13.03.2026
-
Projeto internacional com mais de 70 propostas para o Centro de Florianópolis será entregue na próxima semana
12.03.2026
-
Aliança por Floripa apresenta primeiros resultados do projeto com 17 contratações e ações de revitalização urbana no Centro da Capital
Por Assessoria de imprensa em 06.03.2026
-
400 mil razões para acreditar no Centro: CDL Florianópolis intensifica ações para impulsionar comércio, segurança e qualidade urbana
Por Assessoria de imprensa em 24.02.2026
-
CDL Florianópolis aprova criação do novo núcleo do Mercado PET e debate mobilidade urbana com representantes da prefeitura
Por Assessoria de imprensa em 11.06.2025
-
CDL Florianópolis inaugura sede do Núcleo Sul da Ilha e reforça presença estratégica na capital
Por Assessoria de imprensa em 10.06.2025
