Publicado em 10/07/2023

Sustentabilidade
A ideia de sustentabilidade abrange distintas responsabilidades. O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer o meio ambiente, garantindo a existência de recursos para as futuras gerações.

O tripé da sustentabilidade é um conceito para caracterizar os resultados de uma organização considerando três pilares: social, ambiental e econômico. Sendo assim, para ser sustentável, uma empresa deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.

Imagem: QSMA Consult
Histórico

Visando valorizar o capital intelectual dos colaboradores a entidade criou no ano de 2006 o NPI - Núcleo de Projetos Internos, com o objetivo de reunir equipes de colaboradores para estudar temas que possam gerar projetos com viabilidade de execução. A primeira atuação do NPI se deu no mesmo ano com o projeto 5S. A ação foi específica na área de almoxarifado e resultou em um excelente trabalho desenvolvido por alguns colaboradores da entidade.

5S no Almoxarifado
Ginástica Laboral
No ano de 2009 o NPI trabalhou com o projeto “Reciclar para Preservar”. O projeto promoveu várias ações significativas: uso consciente da energia elétrica e água; substituição dos copos descartáveis por canecas/garrafas, impressão frente e verso para reduzir o número de folhas de papel; fixação de placas com avisos sobre reduzir, reutilizar e reciclar; reaproveitamento de material de escritório; separação de lixo reciclável e não reciclável; doações.

CDL Sustentável
Em 2018, com intuito de repaginar o projeto, uma nova equipe foi criada e passou a chamar-se “CDL Sustentável”.

A partir deste ano, foram desenvolvidas várias ações promovendo o bem-estar e o desenvolvimento intelectual dos colaboradores, pois uma importante dimensão da Sustentabilidade nas empresas é a gestão de pessoas. Com o advento da pandemia as atividades do grupo ficaram suspensas. Ao retomar o projeto, a equipe que até então executou atividades voltadas para dentro da entidade, buscou olhar para fora e propôs ações pensadas na comunidade.

O grupo CDL Sustentável foi renovado em 2023, contando com a participação de representantes de diversos departamentos da Entidade. O intuito do grupo é dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e implementar novas ações de sustentabilidade na CDL Florianópolis, envolvendo também a comunidade e associados.

Uma visão de futuro!
Preocupada com o legado para as próximas gerações, a CDL Florianópolis deseja se tornar uma empresa verdadeiramente sustentável. Com isso, tornou-se signatária do Movimento Nacional ODS – Santa Catarina, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática da Entidade. O Movimento ODS tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU. Como signatária do Movimento, a Entidade faz parte da maior rede para o desenvolvimento sustentável de SC, buscando a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Saiba mais sobre o Movimento: Movimento ODS SC | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.