CDL promove ação pelo movimento "Compre do Pequeno Negócio"

Publicado em 28/09/2015
CDL promove ação pelo movimento "Compre do Pequeno Negócio"

Foram visitadas diversas lojas nas regiões do Continente e Norte da Ilha

A CDL de Florianópolis participa do projeto nacional do Sebrae-SC, que busca a valorização do pequeno negócio no bairro para estimular a economia local e gerar novos empregos. O movimento "Compre do Pequeno Negócio" é nacional e tem um calendário de ações até dia 05 de outubro, o Dia da Pequena Empresa. Na Capital, a CDL fez um roteiro de visitas a lojas do Estreito e no Norte da Ilha com o apoio dos Núcleos do Continente e do Norte.

O projeto do Sebrae é promover mobilizações por todo o País em defesa do fortalecimento do pequeno negócio e também do incentivo à formalização de micro e pequenos negócios. Atualmente existem em Santa Catarina cerca de 400 mil negócios, entre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas.

A ação da CDL compreendeu visitas aos lojistas para apresentação da campanha e de atividades como oficinas e cursos dentro da programação da Semana da Capacitação, que foi realizada de segunda a sexta-feira da semana anterior (de 21 a 25/09).
Também houve distribuição de material institucional da entidade, além de convites aos lojistas para que participem da programação de cursos de capacitação e de atividades especiais da CDL, como a palestra que ocorrerá no Núcleo Norte sobre o de Prevenção de Assédio Moral e Sexual dia 08/10/2015, no Núcleo Norte e a palestra do Núcleo do Continente no próximo dia 28/10/2015, com o tema Negócio Planejado: A Simplicidade do “O quê” e a Complexidade do “Como”.

A coordenadora da área de cursos da CDL, Conceição Alves, destacou que esta oportunidade de estreitar o contato pessoal com os lojistas em parceria com o Sebrae é sempre muito interessante para ampliar o acesso aos programas de capacitação existentes nas entidades para o desenvolvimento dos negócios. “O pequeno negócio é nosso foco porque cerca de 50% das 4.700 empresas associadas à CDL estão dentro dessa categoria”, afirmou Conceição.

A coordenadora do Núcleo do Continente, Clênia Brognoli, afirmou que a receptividade desta iniciativa foi excelente. "É uma campanha que valoriza o empreendedorismo do negócio familiar, que é a grande maioria das empresas que estão estabelecidas nesta região, ganhando também a simpatia do consumidor que fica mais estimulado a comprar nestes estabelecimentos de pequeno porte".