CDL premia melhor redação do Recicla CDL na Escola
Publicado em 05/12/2013
CDL premia melhor redação do Recicla CDL na Escola
Hygor Andrade, 13 anos, foi o grande vencedor de Florianópolis
“Fiquei todo vermelho quando a coordenadora avisou na sala, não acreditava que tinha ganhado”. A emoção de ter vencido seu primeiro concurso de redação deixou Hygor Baill de Andrade, 13 anos, todo encabulado na frente dos colegas. Aluno do 7º ano da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, Norte da Ilha de Santa Catarina, foi premiado como melhor texto do Recicla CDL na Escola de Florianópolis.
Ele ganhou um kit escolar completo, presente da Federação das CDLs, e um MP3 Player, oferta da CDL Florianópolis. Os presentes foram entregues pelo gestor de Negócios da CDL, Hélio Leite. Roberta Schnorr Buehring, assessora pedagógica da Diretoria do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, representou o secretário Rodolfo Pinto da Luz.
Depois da surpresa na escola, mais emoção em casa. “Não consegui nem comer direito”, lembrou Hygor. A mãe, diarista, estava trabalhando. O pai, garçom, em casa, também emocionou-se ao receber a notícia. “Eles ficaram muito orgulhosos de mim”, contou o garoto, que disse receber as lições em casa. “Meus pais me passam esta mensagem e eu passo para minha irmã, de sete anos”, ressaltou.
Para desenvolver o tema O que devo fazer para preservar o meio ambiente, Hygor pensou não apenas no aspecto ambiental, mas em todas as relações humanas. “Coloquei como eu queria o mundo e o que deve ser mudado”, explicou. “É mais do que não jogar lixo, é mudar as pessoas, não ter preconceito e respeitar a opinião dos outros”, completou.
Hygor é avaliado pela escola como um ótimo redator. “Cheguei a achar que não tinha sido ele a escrever a redação. Mas a professora de português me garantiu que o nível dele é este, bem alto”, disse a supervisora escolar Suzana Rodrigues Régis. Os alunos tiveram uma semana para pensar no tema, mas a redação foi escrita em sala de aula, no contraturno.
O diretor do estabelecimento, Ruben Fernandes, louvou a capacidade de Hygor e disse que a escola “tem muita sorte de ter um grupo de alunos tranquilos, sem problemas graves de indisciplina”. Ele também lembrou que a escola tem histórico de premiações, como duas medalhas de bronze e duas menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática.
Clique aqui para conferir a redação
Clique aqui para abrir a galeria