CDL lança projeto Conecta Comércio para empresários da Capital

Publicado em 19/10/2018
CDL lança projeto Conecta Comércio para empresários da Capital

Iniciativa conta com parceria do Sebrae/SC e contempla consultoria completa por 12 meses e viagem para a maior feira do varejo do mundo em Nova Iorque, NRF 2020

O avanço tecnológico impacta diretamente no comportamento das pessoas e conseguir se moldar às novas tendências é fundamental para compreender o desejo dos consumidores, assim como oferecer o que há de melhor no mercado. Entendendo essas dificuldades, a CDL de Florianópolis, em parceria com o Sebrae/SC, lançou nesta sexta-feira (19) para os associados da entidade, o projeto Conecta Comércio.

De acordo com o gestor de projeto do Sebrae/SC, Jefferson Reis Biênio, nos últimos cinco anos, o setor varejista de lojas físicas vem se adaptando à era exponencial para interagir e atingir de forma eficiente os consumidores da marca. Entretanto, após a recessão que marcou o país em 2015, quando a economia regrediu substancialmente, diversos setores voltaram a crescer, enquanto o movimento varejista estagnou.

Para entender o comportamento de consumo do público do varejo, Biênio explica que nos estudos realizados é notável que o segmento nos dias atuais não é impactado pela crise econômica, mas sim pela mudança de perfil do consumidor. “O cliente está mais exigente, valoriza o tempo e as informações, então se estiver numa loja física, ele precisará receber mais que um ‘posso ajudar’”, conta.

Para Biênio, os vendedores precisam estar preparados para atender esse novo cliente e conhecerem os produtos que a loja comercializa, além de apresentar opções que atendam o desejo do consumidor, mas é preciso ser proativo. “Se as lojas capacitarem os colaboradores e repensar a forma de abordagens, as vendas se concretizarão”, alerta.

De acordo com a pesquisa apresentada pelo Sebrae/SC, 52,3% do varejo catarinense está presente no digital e 8,3% efetivamente possuem um canal de venda on-line. Um número altamente positivo, visto que 33% das compras realizadas no Brasil são efetivadas por meio de mobile/smartphone. As projeções de 2018 é que as vendas pela internet alcance o valor de R$ 69 bi, somente neste ano.

As lojas físicas não ficarão fora de contexto ou serão extintas, mas o empresário precisará se adequar às mudanças deste novo perfil para não ser tragado pela concorrência e isso engloba não somente ações digitais, mas presença em multiplataformas para melhor direcionar a comunicação e abrangência com o consumidor.

O projeto

O Projeto Conecta Comércio nasceu de uma parceria entre CDL e Sebrae/SC para fortalecer e acelerar o movimento varejista em Florianópolis. O projeto proporcionará uma consultoria e assessoria num período de 12 meses com 135 horas de consultoria individual. Somente 15 empresas serão contempladas para fazer parte do programa e serão submetidas a uma seleção e avaliação da comissão técnica.

A metodologia utilizada no programa será focada nas tendências em inovação para o varejo, contendo os estudos de Brandsense, Branding, Gamificação, Benchmarking, Storytelling, Design de Serviços, Mídias Sociais, Redes Sociais e Coolhunting, além de duas missões empresariais, sendo uma para o Estado do Rio de Janeiro e São Paulo para conhecer projetos inovadores das multinacionais e outra para a maior feira de varejo do mundo em Nova Iorque, a NRF 2020.

“A CDL de Florianópolis acredita na transformação e que a ação conjunta vai valorizar e beneficiar toda a cadeia produtiva da Capital de forma inteligente e coletiva por meio da troca de boas práticas e, especialmente, que os empresários possam avançar nas mudanças digitais e se tornarem referências no segmento em que atuam”, afirma o presidente da Entidade, Lidomar Bison.
Fotos: CDL de Florianópolis | Divulgação Clique aqui para abrir a galeria