CDL Jovem recebe presidente João Batista Lohn
Publicado em 18/04/2013
Em conversa descontraída, dirigente transmite lições pessoais e empresariais
Um bate-papo descontraído, alegre, cheio de boas histórias. Assim pode ser definido o encontro entre João Batista Lohn, presidente da CDL de Florianópolis, e integrantes da CDL Jovem, na tarde de quarta-feira, dia 17. O presidente falou de suas origens, de sua experiência no ramo de supermercados, passou algumas lições de vida pessoais e empresariais e mostrou como é importante o trabalho social na comunidade.
Na conversa, liderada pelo coordenador da CDL Jovem, André Sakai, o presidente ressaltou o quanto é necessário ter claros seus objetivos, fixar metas e estabelecer prazos para cumpri-las. Para isso, alertou, é preciso focar no que pretende fazer, no caminho a seguir e, principalmente, aonde se quer chegar. “Só existe vento favorável para quem sabe para onde vai”, ensinou.
Coordenador geral da CDL Jovem, André Sakai e Presidente da CDL, João Batista Lohn.
Um dos exemplos que ilustram esta visão veio do pai dele, que abriu a primeira loja dos Supermercados Imperatriz em 1974. Segundo João Batista, o estabelecimento tinha apenas 100 m², mas o pai não hesitou em chamar a loja de supermercado, embora tivesse o tamanho de um minimercado. “Ele deu este nome porque tinha certeza de que um dia a loja iria crescer muito, e foi o que aconteceu”, lembrou.
Outra lição que recebeu do pai foi a importância de ter crédito e de pagar suas dívidas. “Meu pai levava produtos daqui para vender na Serra. Ele ia até Lages, carregava de novo com produtos de lá e voltava vendendo. Quando chegava aqui, pagava os agricultores. Sem um bom nome e crédito, jamais conseguiria fazer isso. Ele ficava sem dinheiro, se precisasse, mas pagava o que devia”, garantiu.
Vice-presidente de uma rede de supermercados que tem hoje 16 lojas, 2,5 mil colaboradores e cresce acima da média nacional, João Batista falou da dificuldade de decidir fechar lojas quando elas não cumprem seus objetivos. “Já tivemos 22 lojas e hoje temos 16. Resolvemos optar pela qualidade no lugar da quantidade”, explicou. Para ele, há momentos em que é preciso recuar para ter uma visão melhor do obstáculo que está à frente. “Às vezes ficamos martelando um muro, tentando derrubá-lo. Mas se dermos uns passos atrás, veremos que é possível contornar o muro, o que é mais fácil”.
Responsabilidade social
João Batista Lohn também ressaltou a importância de o empresário ajudar a desenvolver a comunidade na qual está inserido. Ele contou a experiência como voluntário no Instituto Padre Vilson Groh, de como surgiu a Benefest – que arrecada recursos para a entidade – e do papel individual de cada um na solução de problemas sociais. “Ninguém pode muito sozinho, mas o pouquinho de cada um é muito no final”, afirmou o presidente.
Novos integrantes
Ao final do encontro com o presidente, a CDL Jovem recebeu três novos integrantes. André Sakai, coordenador do núcleo, entregou a Anderson Martins Gonçalves, Daniel Costa Smolenaars e Juliana Xavier da Rosa Schuch o pin que identifica os membros e deu boas-vindas ao grupo.
Confira as fotos do bate-papo
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025