CDL Jovem promoveu sessão especial de cinema
Publicado em 22/05/2015
CDL Jovem promoveu sessão especial de cinema
Jovens empresários assistiram ao filme “O Jogo da Imitação”
Integrantes e convidados da CDL Jovem de Florianópolis participaram nesta quarta-feira (20) de uma programação inédita do núcleo, uma sessão de cinema no Cinesystem, do Shopping Iguatemi, para acompanhar a exibição do filme “O Jogo da Imitação”. O objetivo da atividade diferenciada foi de oportunizar novas inspirações para os jovens empresários em função do enredo do filme, que trata da importância do planejamento e do trabalho em equipe.
No filme, o governo britânico monta uma equipe com objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos na segunda Guerra Mundial. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta e vai precisar superar isso para chegar ao seu objetivo.
Para Gustavo Freccia, que acompanhou a exibição, o principal ensinamento proporcionado pelo filme, foi o quanto é importante o trabalho em equipe. “Mesmo você sendo o líder da equipe, com mais conhecimento no assunto, é necessário compartilhar as informações com os demais colegas para que todos trabalhem alinhados e as tarefas possam ser concluídas com eficiência. É preciso dialogar com sua equipe, visto que cada integrante é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da operação”.
Ele destaca uma das intervenções do ator protagonista, Alan Turing. “As vezes, as pessoas que ninguém imagina que poderiam fazer algo, são os que fazer coisas que ninguém poderia imaginar".
Outro integrante da CDL Jovem, Marcos Brinhosa, chamou a atenção para um aspecto conflitante. “O matemático Turing encontrou problema em resolver uma situação, pois o seu chefe imediato era contrário. Turing não abaixou a cabeça e foi além, enviou uma carta para o "grande chefe" e conseguiu aprovar a sua ideia. Grandes líderes não desanimam diante de obstáculos, são pró-ativos e arregaçam as mangas para ter seus projetos realizados”.
Outro grande ensinamento extraído por Brinhosa do filme: “Ninguém faz nada sem pessoas! Pode ser a melhor pessoa, só que mais cérebros e mãos juntas conseguem acelerar o processo e agregar mais ideias/soluções; por isso, a gestão de pessoas é a grande chave do sucesso das empresas nos dias atuais. Um grande líder precisa gerir bem sua equipe, se ele não tem as informações técnicas, os outros cérebros irão auxiliar no processo”.
Para o empresário, o filme foi um grande aprendizado. “Me fez refletir muito sobre gestão. O segredo do sucesso está em no comportamento pessoal e na relação com as pessoas, pois pessoas bem sucedidas são pró-ativas, calculistas, não desanimam e contam com o apoio de seus liderados”.