CDL

menu

CDL Jovem debate gestão de projetos

Publicado em 27/09/2011
CDL Jovem debate gestão de projetos

Professor da UFSC Marcos Bosquetti mostrou os desafios para um planejamento bem sucedido Transformar uma ideia em um projeto bem sucedido envolve mais desafios do que se imagina. Muitas iniciativas acabam não vingando por uma série de processos e problemas alheios à vontade e ao planejamento dos empreendedores. Por isso, a gestão de projetos é uma prática fundamental para o sucesso destas iniciativas. Foi o que mostrou o professor da UFSC Marcos Bosquetti, convidado da CDL Jovem de Florianópolis para um bate-papo nesta terça-feira (27), na sede da entidade.

“O projeto mais importante é o de nossa vida. Quando somos jovens, temos ideias mas não temos dinheiro. Ao ficarmos velhos, temos mais dinheiro mas falta tempo para aproveitar o que o trabalho nos proporciona”, exemplifica Bosquetti, que fez carreira na estatal de energia elétrica do Paraná (Copel) e estudou no doutorado os aspectos humanos nas organizações. Para ele, a questão-chave é ter uma visão mais abrangente do processo, para entender o que pode ser determinante positiva ou negativamente nos projetos.

Problemas e soluções Bosquetti cita como problemas mais comuns a falta de metodologia, a imprecisão nos orçamentos, a incapacidade de definir responsabilidades, a gestão amadora e a perda de controle do processo. Se aplicada corretamente, a gestão de projetos ajuda a nivelar por cima os resultados, reduzir riscos e trabalhos desnecessários e substituir o ‘vitimismo’ por atitudes empreendedoras. “Hoje as empresas enfrentam inúmeras variáveis. Os concorrentes podem ser de qualquer tamanho e de qualquer lugar, assim como as oportunidades também são maiores. Ter a visão da interligação dos fatores críticos para os negócios é o grande desafio”, afirma o professor. Perspicácia.Ter a visão da interligação dos fatores críticos para os negócios é o grande desafio, afirma Bosquetti

galeria de imagens

Compartilhar: