CDL

menu

CDL forma segunda turma de 2024 do projeto Varejo Inclusivo

Publicado em 21/10/2024
CDL forma segunda turma de 2024 do projeto Varejo Inclusivo

A CDL Florianópolis realizou na manhã de hoje a formatura da segunda turma de 2024, do projeto de capacitação o Curso de Varejo Inclusivo, promovido em parceria com o  Instituto Nexxera. O curso, totalmente gratuito e presencial, tem como objetivo a capacitação e inserção no mercado formal pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nesta edição, foram formados 22 alunos, sendo 82% de imigrantes, com representantes da Venezuela, Cuba, Bolívia, Síria e Irã. O curso teve duração de 63 horas, dividido em seis módulos: Desenvolvimento Pessoal, Vendas e Atendimento, Administração de Vendas, Tecnologia e Inovação, Rotina de Loja e Legislação. As aulas foram realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h, na sede da CDL Florianópolis. Todos os currículos serão encaminhados para o mercado de trabalho com interlocução do Instituto Nexxera e da CDL, inclusive esta quarta-feira, 23 de outubro, na sede da CDL, haverá um road show com a empresa Localiza, para a construção de um cadastro ativo de reserva de vagas.

Mateus Bernardino, diretor financeiro da CDL, falou em nome da entidade e destacou a força da mão de obra na concretização dos negócios. “Hoje vocês estão aqui na busca de oportunidades, e esse conhecimento adquirido é de vocês, ninguém retira, amanhã ele poderá ser usado para o negócio de vocês e estamos aqui cumprindo nosso papel, pois todos queremos crescer juntos e fazer o sucesso de nossa cidade”, destacou.

A formação teve início dia 08 de agosto, e duração de dois meses e meio e a turma foi formada por 82% de imigrantes, 68,3% com a idade de 25 a 44 anos, 75% são mulheres e 83,4% estavam desempregados. Maria Isabel Meneses Herrera, venezuelana, falou em nomes dos formandos. Muito emocionada, destacou a transformação que o projeto significava na vida de todos ali. “Aprendi muito, tive oportunidades para o meu desenvolvimento profissional e aprendi sobre o trabalho, no início tivemos medo, agora somente gratidão, aprendemos muito e adquirimos novos valores”, pontuou.

Carla Inácio, diretora do Instituto Nexxera, também agradeceu a parceria com a CDL e anunciou a continuação do projeto para o início de 2025. “Somos privilegiados por poder oportunizar ensinamentos e colaborar com o sucesso de todos vocês, recebam nosso forte abraço e o carinho do povo brasileiro, sempre acolhedor e disposto a ajudar”, destacou a diretora.

Esse é um projeto que vem capacitando o mercado de trabalho na região da Grande Florianópolis. “Vários alunos da última edição já estão empregados, o que reforça a importância deste trabalho e a interlocução entre mão de obra e empregadores”, finaliza o diretor da CDL.

galeria de imagens

Compartilhar: