CDL

menu

CDL Florianópolis participa do debate promovido pela promotoria de Justiça sobre áreas lindeiras do Contorno Viário da Grande Florianópolis

Publicado em 19/03/2024

Encontro foi realizado em Florianópolis e reuniu representantes do Legislativo, do Executivo estadual e municipal, da sociedade civil e de outras entidades

Na manhã de segunda-feira, 18, a 30ª Promotoria de Justiça da Capital promoveu uma reunião ampliada para discutir a situação das áreas lindeiras que envolvem o Contorno Viário da Grande Florianópolis. A reunião se iniciou com o Promotor de Justiça, Daniel Paladino, ressaltando a importância de tratar sobre a responsabilidade dos municípios na revisão dos Planos Diretores para que as áreas vizinhas ao Contorno Viário sejam ocupadas de forma planejada.

"A questão do Contorno Viário é um assunto que está em voga há muito tempo e agora acompanhamos mais de perto os seus impactos em relação ao entorno e à ocupação dessas áreas que se estendem por mais de um município", destacou.

O presidente do COMDES, Valmir Antunes da Silva, agradeceu o espaço e falou sobre o entendimento necessário sobre as rodovias e seus impactos em toda a sociedade. "Como engenheiro civil atuante na área de transporte durante a minha vida toda, sempre me chamou atenção o que significa, de fato, uma rodovia ou uma via urbana além do transporte de veículos e pessoas ao longo destas vias. É muito mais do que transportar ou propiciar transporte. Uma via é a principal indutora de ocupações no seu entorno, mesmo antes do seu projeto, e nem sempre levamos isso em consideração", disse.

Como participante de um estudo sobre o impacto ambiental da construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis, Valmir ressaltou que o assunto não é recente. "Nos anos 1980, um estudo já previa a necessidade de fazer um planejamento integrado das áreas do entorno do Contorno Viário. Então, isso não é nenhuma novidade. Por isso, o COMDES tomou esse tema como um dos prioritários de suas ações", declarou.

O Senador Esperidião Amin também participou da reunião e falou sobre a possibilidade de o Contorno Viário iniciar as operações em julho. "Nós não podemos perder a chance de fazermos o melhor uso possível da última chance que nós temos. Estamos fazendo o acompanhamento técnico, com relatórios semanais, e eu gostaria de dizer que eu já apostei que em julho nós teremos em operação do Rio Inferninho, em Biguaçu, até a ligação sul da BR-101 com o Contorno (Trevo da Trombeta), mas, para isso, o ritmo das obras tem que melhorar", destacou.

No encontro, o engenheiro eletrônico Cássio Taniguchi apresentou uma palestra sobre o planejamento que precisa ser feito pelos gestores dos municípios envolvidos no Contorno Viário, incluindo saúde, educação e segurança, por exemplo. Taniguchi também falou sobre o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis e trouxe dados sobre a atual situação da mobilidade urbana da região, que, de acordo com ele, possui uma ocupação dispersa e fragmentada.

"Esse tipo de ocupação forçou a uma constatação de que 60% dos empregos na região metropolitana de Florianópolis se concentram em Florianópolis, com menos habitantes que empregos. Há um movimento pendular, no sentido dos habitantes dos municípios da região da Grande Florianópolis para onde estão os empregos, em Florianópolis. São mais de 138 mil pessoas que atravessam a ponte todos os dias", completou.

O gerente de Articulações Institucional da CDL Florianópolis, Hélio Leite, prestigiou o encontro e ponderou que a reunião foi extremamente produtiva. "O plano de desenvolvimento urbano integrado para a grande Florianópolis precisa se tornar uma realidade o mais breve possível. E faço aqui uma provocação: que o governo do Estado realmente possa assumir a responsabilidade desse papel de integrador das questões metropolitanas para que possamos ter demandas com prazos mais curtos e que assim, possamos de fato, realizar o planejamento urbano integrado", finalizou.

No encontro, todos os representantes do Legislativo, do Executivo estadual e municipal e da sociedade civil se manifestaram sobre o planejamento do entorno do Contorno Viário.

galeria de imagens

Compartilhar: