CDL Florianópolis lança revista comemorativa em celebração aos 65 anos de história, representatividade e inovação no comércio local
Por Assessoria de imprensa
Publicado em 08/08/2025

CDL Florianópolis lança revista comemorativa em celebração aos 65 anos de história, representatividade e inovação no comércio local
Fundada em 28 de julho de 1960 como a primeira Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina e uma das precursoras do modelo associativista no Brasil, a CDL Florianópolis celebra seu aniversário com a publicação de uma revista comemorativa em alusão aos seus 65 anos de existência. O documento conta com mais de 100 páginas dedicadas a contar a trajetória da entidade de maneira ampla e inspiradora.
A obra reúne fotos, informações históricas e depoimentos de ex-presidentes, diretores e associados, além de uma linha do tempo ilustrada que destaca os marcos da entidade ao longo das décadas. Traz também a evolução da CDL integrada às transformações de Florianópolis — do varejo de balcão tradicional ao comércio moderno e tecnologicamente inovador.
“Celebrar os 65 anos da entidade é muito mais do que revisitar a nossa trajetória: é reconhecer a importância de um movimento que ajudou a transformar o comércio, os serviços e a economia de toda a nossa cidade e do nosso estado”, destaca Eduardo Koerich, presidente da CDL.
Para coordenar a produção da revista comemorativa dos 65 anos da CDL Florianópolis, a entidade contou com a expertise da jornalista Adriana Laffin, responsável pela redação dos textos e pela curadoria editorial de todo o conteúdo. "Escrever a revista dos 65 anos da CDL Florianópolis foi mais do que um trabalho jornalístico — foi uma jornada afetiva e estratégica por uma das instituições mais relevantes para o comércio e o desenvolvimento da nossa cidade. Cada palavra, cada imagem e cada história foram pensadas para celebrar não apenas o passado da entidade, mas também sua presença ativa no presente e sua visão transformadora para o futuro”, destaca. A proposta editorial da revista exigiu equilíbrio entre tradição e inovação. “Nosso desafio era contar uma história de 65 anos com leveza e profundidade, criando um material institucional que fosse, ao mesmo tempo, analítico e inspiracional”, reforça Laffin.
Karla Martins, gerente de comunicação, marketing e eventos da CDL destaca que o processo criativo teve como foco gerar interação entre todos os públicos possíveis para a revista. “A linguagem que adotamos navega entre o jornalismo literário e a objetividade dos grandes marcos históricos. O resultado é uma publicação que se propõe a ser mais que uma comemoração — é um documento de referência, que eterniza conquistas e lança luz sobre as oportunidades que se abrem para o associativismo em Florianópolis”, celebra, ressaltando ainda a participação ativa dos colaboradores como um ponto importante para o resgate das memórias.
Já o projeto gráfico foi desenvolvido pela agência Lump. “Buscamos traduzir em cada página a história e a importância da instituição para a cidade. A CDL sempre contou – e segue contando – com grandes líderes empresariais à frente da entidade, o que torna essa trajetória ainda mais inspiradora. Tivemos o cuidado de construir um projeto gráfico que proporcionasse uma experiência agradável de leitura, valorizando cada detalhe dessa história", destaca João David de Nes, líder de novos negócios da Lump.
Toda a produção foi acompanhada pelos diretores da CDL. “A revista dos 65 anos da CDL Florianópolis é mais do que uma celebração institucional — é uma síntese viva da nossa trajetória e um reflexo do papel protagonista que a entidade desempenha no desenvolvimento do comércio e da cidade. Pensamos em cada detalhe com muito cuidado: da linha editorial à identidade visual, buscamos construir um conteúdo que emocionasse, informasse e inspirasse. Queríamos que associados, parceiros e leitores em geral se vissem representados ali — nas histórias contadas, nos desafios superados e nas transformações que ajudamos a promover. É uma publicação que reforça o nosso compromisso com a inovação, sem esquecer das raízes que nos trouxeram até aqui," explica Thiago Jasper, diretor de marketing.
Com tiragem especial, a revista será entregue em eventos institucionais, encontros de networking, cursos e feiras promovidas pela CDL Florianópolis — sendo também disponibilizada em versão digital. A intenção é que o material inspire e consolide a percepção da CDL como agente articulador de uma cidade mais cooperativa, competitiva e inovadora. “Estivemos presentes nos grandes momentos de transformação, ajudamos a preparar o terreno para que novas gerações empreendedoras surgissem. Em tempos de dificuldades, estivemos na linha de frente para construir pontes entre empresários, poder público e sociedade, garantindo que portas se mantivessem abertas. E hoje, 65 anos depois, celebramos todos esses movimentos que contam e fomentam nossa história”, finaliza o presidente da CDL, o empresário Eduardo Koerich.
Acesse a versão digital da revista clicando aqui!
galeria de imagens
destaques
-
CDL Florianópolis inaugura sede do Núcleo Sul da Ilha e reforça presença estratégica na capital
Por Assessoria de imprensa em 10.06.2025
-
CDL Florianópolis promove nova edição do Feirão do SPC e do Feirão de Oportunidades
Por Assessoria de imprensa em 05.06.2025
-
Câmeras e equipamentos de segurança são entregues pela CDL a Florianópolis
27.05.2025