CDL

menu

CDL Florianópolis integra Movimento ODS SC e conecta ações a 10 objetivos da ONU

Por Assessoria de imprensa

Publicado em 27/08/2026

Projetos de inclusão produtiva, educação, desenvolvimento econômico e qualificação urbana mostram como compromissos globais podem ser incorporados à atuação local.

A CDL Florianópolis passou a adotar integralmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das referências para projetos voltados aos empresários, às pessoas e à cidade. Signatária do Movimento ODS Santa Catarina, a entidade faz parte da maior rede estadual dedicada à agenda e possui iniciativas relacionadas diretamente a dez dos 17 objetivos globais.

A atuação envolve áreas como inclusão produtiva, educação, igualdade de gênero, geração de oportunidades, sustentabilidade, planejamento urbano e fortalecimento institucional. O compromisso também exige responsabilidades anuais, entre elas a participação nas atividades do Movimento, a apresentação de um relatório das ações realizadas e a divulgação da adesão.

No último ciclo concluído, referente a 2025, a CDL cumpriu integralmente os seis compromissos institucionais assumidos como signatária. A entidade recebeu uma declaração oficial que reconhece sua atuação comprometida e participativa no período.

“Integrar o Movimento ODS Santa Catarina reforça uma visão que já orienta nossas decisões: o desenvolvimento econômico precisa estar conectado à geração de oportunidades, ao cuidado com as pessoas e à construção de uma cidade melhor. Os ODS nos ajudam a organizar essas frentes, acompanhar resultados e compreender como iniciativas locais podem contribuir para desafios globais”, afirma o presidente da entidade, Eduardo Koerich.

Dez objetivos conectados à atuação

As iniciativas desenvolvidas pela CDL estão relacionadas aos ODS de:

Erradicação da Pobreza (1); 

Saúde e Bem-Estar (3); 

Educação de Qualidade (4); 

Igualdade de Gênero (5); 

Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8); 

Redução das Desigualdades (10); 

Cidades e Comunidades Sustentáveis (11); 

Consumo e Produção Responsáveis (12); 

Paz, Justiça e Instituições Eficazes (16); 

e Parcerias e Meios de Implementação (17).

Essa conexão pode ser observada em projetos realizados em diferentes frentes. Na área ambiental e urbana, a operação complementar de coleta por triciclos recolheu 881,7 toneladas de resíduos em ruas de forte movimento comercial ao longo de 2025. A entidade também instalou 20 bituqueiras no Centro, destinou mais de 380 quilos de tampinhas plásticas ao Projeto Ecopet Floripa e promoveu a quinta edição do Mutirão Viva a Cidade, com a lavação de mais de 100 fachadas comerciais.

O trabalho de zeladoria incluiu ainda a campanha Viva a Cidade Iluminada e o apoio às ações de despichação realizadas em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Bairro de Coqueiros e Grande Florianópolis (ACGB).

Planejamento e segurança urbana

Em parceria com a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) e com articulação técnica do Laboratório de Urbanismo e Arquitetura (LUA), a CDL contratou o escritório dinamarquês Gehl Architects para desenvolver um estudo de requalificação do Centro.

O projeto envolveu mais de 100 pessoas nas etapas de escuta e resultou em mais de 70 diretrizes e propostas conceituais para qualificar os espaços públicos da região. A iniciativa se relaciona aos ODS 11 e 17, voltados às cidades sustentáveis e à formação de parcerias.

Na segurança, a articulação entre empresários e poder público viabilizou a instalação de 24 câmeras inteligentes integradas às forças de segurança. A CDL também implantou um projeto-piloto com dois diciclos elétricos cedidos à Guarda Municipal, em ações vinculadas aos ODS 11, 16 e 17.

Inclusão, educação e oportunidades

Criada em parceria com a ACIF, o Conseg Centro e a Prefeitura de Florianópolis, a Aliança por Floripa atua na reinserção social e produtiva de pessoas em situação de rua. Desde o início da iniciativa, 37 pessoas foram encaminhadas ao projeto e sete conquistaram autonomia. Atualmente, a operação reúne 15 zeladores e dois educadores sociais.

Na educação, a Trilha Empreendedora JA, desenvolvida com a Junior Achievement Santa Catarina, formou 60 jovens de 15 a 18 anos vinculados ao CIEE Florianópolis. Foram 20 horas de atividades sobre educação financeira, inovação, empreendedorismo e mercado de trabalho. A CDL também apoiou o 18º Concurso de Redação da Guarda Municipal com a doação de materiais escolares.

O incentivo ao empreendedorismo apareceu ainda nas 38 edições da Feira Viva a Cidade promovidas no Centro Histórico, com 23 apresentações artísticas e circulação estimada de 70 mil pessoas. Pelo Tainha Tank, mais de 50 startups foram capacitadas e nove chegaram a uma banca de investidores. Os mais de 20 Núcleos empresariais da CDL também promoveram encontros, capacitações e missões técnicas.

Igualdade e cuidado com as pessoas

Por meio do Núcleo CDL Mulher, a entidade realizou a primeira edição do Prêmio CDL Mulher, o Encontro Mulheres em Ação e a campanha Outubro Rosa. As iniciativas contribuíram para ampliar a formação, o reconhecimento e a conexão entre mulheres empresárias.

Internamente, ações como a Campanha de Doação de Sangue, o Setembro Amarelo e a primeira Semana do Feedback fortaleceram o cuidado com a saúde e o desenvolvimento dos colaboradores. A pesquisa de clima organizacional registrou 91% de satisfação.

O conjunto de iniciativas mostra como os ODS podem ser incorporados às decisões de uma entidade empresarial e transformados em ações concretas. “Ao manter sua participação no Movimento ODS Santa Catarina, a CDL Florianópolis reafirma o seu compromisso de aproximar desenvolvimento econômico, inclusão social, responsabilidade ambiental e qualidade urbana”, finaliza Koerich. 

galeria de imagens

Compartilhar: