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CDL Florianópolis aprova criação do novo núcleo do Mercado PET e debate mobilidade urbana com representantes da prefeitura

Por Assessoria de imprensa

Publicado em 11/06/2025
CDL Florianópolis aprova criação do novo núcleo do Mercado PET e debate mobilidade urbana com representantes da prefeitura

Em sua 9ª reunião ordinária do ano, realizada na noite de 10 de junho de 2025, na sede da CDL Florianópolis, o Conselho Deliberativo da entidade aprovou a criação de um novo núcleo: o Núcleo do Mercado PET. A sessão foi conduzida pelo presidente Eduardo Koerich.

O novo núcleo nasce em um contexto de forte expansão do segmento no Brasil e no mundo. Em 2024, o mercado pet brasileiro atingiu um faturamento de R$ 77 bilhões — um crescimento de 12% em relação ao ano anterior — consolidando-se como o maior mercado global do setor. O segmento engloba uma ampla gama de produtos e serviços, que vão de alimentos e itens de higiene a brinquedos, acessórios, serviços veterinários, hotéis e pousadas pet-friendly. Este cenário promissor motivou a diretoria da CDL a instituir o núcleo, o 13º da entidade, com o objetivo de apoiar e fomentar o desenvolvimento das empresas ligadas ao segmento.

Outro destaque da noite foi a apresentação de representantes da Prefeitura de Florianópolis sobre os investimentos previstos no âmbito do Novo PAC voltados à mobilidade urbana. Participaram da reunião Ivanna Carla Tomasi (secretária municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano), Michel Adroaldo Mittmann (secretário municipal de Planejamento e Inteligência Urbana), Araújo Gomes (secretário executivo de Mobilidade Urbana) e Rafael Hahne (secretário municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade).

O grupo detalhou  o projeto de implantação dos primeiros trechos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que representa um avanço estratégico para o transporte público da capital. O projeto, viabilizado por um convênio já formalizado com o governo federal, prevê um investimento de R$ 159 milhões — recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com os recursos liberados pelo Ministério das Cidades, será possível implementar os dois primeiros corredores exclusivos de ônibus e uma faixa exclusiva ao longo da avenida Mauro Ramos. Estão previstos aproximadamente 5,2 km de corredor BRT, ligando o Terminal de Integração da Trindade (Titri) ao bairro Saco dos Limões, além de 2,67 km de adequações na avenida Mauro Ramos. O plano contempla ainda a reforma e construção de 20 novos abrigos de ônibus e a implantação de nove estações de embarque rápido e de alta capacidade.

O prazo estimado para a conclusão das obras é de três anos. O modelo BRT adota ônibus de grande porte — muitas vezes articulados — operando em faixas exclusivas. Reconhecido por sua agilidade e eficiência, o sistema oferece um custo relativamente mais baixo em comparação a outros modais de transporte de massa e é considerado uma solução eficaz para os desafios da mobilidade urbana.

Durante a apresentação, os secretários destacaram que um dos maiores desafios de Florianópolis será promover uma mudança cultural que incentive a substituição progressiva do uso de automóveis e motocicletas pelo transporte público e meios não motorizados. Essa transformação exigirá não apenas investimentos em infraestrutura, mas também planejamento integrado e ações de médio e longo prazo, coordenadas pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis.

O plenário dos conselheiros foi bastante participativo ao longo da apresentação, contribuindo com sugestões e reflexões sobre formas de aprimorar o transporte e a mobilidade na cidade.

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