CDL Florianópolis apresenta projetos em prol do desenvolvimento de Florianópolis
Publicado em 11/03/2025

CDL Florianópolis apresenta projetos em prol do desenvolvimento de Florianópolis
Na manhã desta terça-feira (11), a CDL de Florianópolis apresentou para a imprensa seus projetos para 2025 e 2026. O encontro foi conduzido pelo presidente Eduardo Koerich e contou com a participação do vice-presidente Rafael Salim e dos diretores Thiago Jasper, Lurran Souza, Antonio José de Souza, Bruno de Souza, Osmar Silveira e Júlio Geremias.
O presidente da entidade, Eduardo Koerich, abriu o encontro compartilhando sua história com o movimento associativista, que iniciou aos 16 anos, no núcleo CDL Jovem. “Foi um período de grande aprendizado, onde compreendi a importância do associativismo para a geração de riqueza e oportunidades, em que, ao mesmo tempo, iniciava minha jornada no negócio da minha família. Na CDL Jovem, pude trocar experiências com outros jovens empreendedores que, assim como eu, estavam assumindo desafios em suas empresas familiares ou criando seus próprios negócios”, destacou.
Em 2025, a CDL Florianópolis completa 65 anos, e a diretoria deseja celebrar compartilhando todo o legado e marcos dessa trajetória. “Esse será um dos pilares da nossa gestão: fortalecer a conexão dos mais de três mil associados, de novos associados e da comunidade com a história da entidade, destacando seu impacto no desenvolvimento da cidade. Afinal, ninguém valoriza aquilo que não conhece”, ressaltou o presidente.
Eduardo Koerich falou também sobre os serviços ofertados pela entidade. “A CDL Florianópolis disponibiliza diversas soluções e benefícios para os associados e seus negócios, incluindo: SPC Brasil, o maior banco de dados de crédito da América Latina, planos de saúde e odontológicos, certificação digital, além de capacitações e treinamentos. Contamos com uma atuação ativa nas principais pautas da cidade, defendendo os interesses dos empresários e lojistas. Nosso objetivo é melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e gerar oportunidades para todos.”
O presidente da entidade também contextualizou a importância dos núcleos setoriais e regionais, conectando associados por segmento ou localização para promover networking e discutir desafios estratégicos. “A expansão dos núcleos e a criação de novos grupos setoriais e regionais é uma das nossas metas. Recentemente, criamos mais um núcleo, o Núcleo dos Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do Centro, que já está promovendo soluções conjuntas para os desafios do setor. Esta iniciativa nasceu para impulsionar as vendas na região central de Florianópolis e, consequentemente, valorizar o metro quadrado dos imóveis. É a união de donos de imóveis e imobiliárias para desenvolver ações focadas em limpeza, segurança, ordem, mobilidade, ambiência, entretenimento, mix comercial e atratividade. O projeto começou com o pilar da limpeza, que já está gerando melhorias para a região central. O próximo passo será reforçar a segurança, implementando câmeras com inteligência artificial para monitoramento e combate à criminalidade”, explicou
O diretor de núcleos, Antonio José de Souza, apresentou o trabalho realizado por cada área, sua importância para o desenvolvimento da cidade e a interlocução, inclusive, para a criação de regulamentações. “Começamos o ano com 10 núcleos, recentemente criamos uma nova área de atuação e, agora, nosso objetivo é encerrar o ano com 14 núcleos”, explicou. Ele ressaltou ainda que a prioridade agora é a criação de um núcleo do continente, para ampliar as ações desenvolvidas, atendendo às demandas de toda a cidade.
Thiago Jasper, diretor de marketing e comunicação, falou sobre o projeto que resgata a vida na cidade de forma plural. “Florianópolis é muito mais do que um cartão-postal. É vida, história, cultura e oportunidade. O Projeto VIVA A CIDADE nasce para incentivar todos a aproveitarem cada canto da nossa cidade — do centro ao continente, do sul ao norte da ilha”, destacou. Por meio da iniciativa, a entidade pretende transformar as ruas em espaços de encontro, lazer e valorização. “Imagine encerrar o dia em um evento animado no Largo da Alfândega, passear por uma feira VIVA A CIDADE que acontece na rua João Pinto aos sábados ou explorar monumentos históricos do centro leste com seus bares e restaurantes que contam a nossa história. O VIVA A CIDADE é sobre isso: viver cada experiência que só Florianópolis pode oferecer”, celebrou.
Para fortalecer ainda mais a conexão com a comunidade, o dirigente apresentou, ainda, a campanha QUEM VIVE A CIDADE COMPRA NO COMÉRCIO LOCAL. “Porque viver Florianópolis também significa apoiar quem faz a cidade acontecer. Ao comprar no comércio local, você movimenta a economia, gera empregos e fortalece a comunidade”. Confira o vídeo apresentado: https://youtu.be/XsQPV_ZCs_o.
O vice-presidente da CDL, Rafael Salim, apresentou o movimento que visa transformar a região central da cidade em um verdadeiro "shopping a céu aberto". A iniciativa busca ressignificar o Centro, promovendo melhorias em áreas como limpeza, segurança, entretenimento, ambientação e valorização do comércio local, tornando a região mais acolhedora.
Como parte desse compromisso, neste sábado, dia 15 de março, será realizado o Mutirão de Limpeza Viva a Cidade, uma grande mobilização para preparar o coração da capital para o aniversário de 352 anos de Florianópolis. “Essa será a quinta edição do mutirão. Na primeira vez que levamos a ação para a rua, recolhemos mais de cinco mil bitucas que estavam no chão e que iriam para nosso esgoto e até para o mar. No ano seguinte, distribuímos 25 bituqueiras pela região central, o que vem contribuindo para esse processo de conscientização e educação da população”, explicou.
O ponto de encontro será em frente ao ARS, ao meio-dia, e a ação deve se estender até às 17h. “Comerciantes interessados, podem aderir à iniciativa preenchendo o formulário no link https://conteudo.cdlflorianopolis.org.br/mutirao-viva-a-cidade autorizando a limpeza da fachada do seu estabelecimento. Além disso, qualquer pessoa que queira participar pode se inscrever como voluntária e contribuir para a transformação do Centro”, reforça Rafael Salim.
Além de contribuir para a valorização do Centro, os estabelecimentos participantes receberão o selo "Comércio Amigo do Centro", um reconhecimento pelo compromisso com a cidade. A ação também gera impactos positivos para o comércio local, tornando a região mais atrativa para clientes e turistas.
O vice-presidente da CDL reforça que qualquer pessoa pode participar como voluntário e ajudar a construir uma cidade mais bonita e acolhedora e tornar o nosso entorno agradável pra se viver”.
Lurran Souza, diretor de aperfeiçoamento empresarial, apresentou os treinamentos e capacitações ofertadas pela CDL e também a reformulação do grande evento Inova+Ação. “A partir deste ano, o evento ganha uma nova proporção: estamos descentralizando para a realização de ações em toda a cidade, para que cada vez mais empresários e suas equipes possam participar e absorver essa gama diversificada de conteúdos que atendem às principais demandas dos associados”, comentou. Serão três grandes ciclos de palestras. “Identificamos três grandes dores junto aos nossos associados, que são pessoas, vendas e gestão e, por isso, o evento foi reformulado para este ano”, completou.
O diretor de tecnologia e inovação, Bruno de Souza, expôs as ações preparadas, que terão quatro pilares: conexão com startups, inteligência artificial, open inovation e conexão inovação. “Nosso objetivo é aproximar os associados cada vez mais das temáticas, desenvolvendo e aprimorando soluções para fortalecer o associativismo”, explicou. Outro tema que Bruno abordou foi sobre a interlocução dos sistemas de câmeras de segurança com inteligência. “Temos realizado uma série de reuniões com órgãos públicos, como as polícias Militar e Civil e Guarda Municipal, para que esse seja mais um serviço à disposição da sociedade”.
Em sua fala de encerramento, o presidente da CDL, Eduardo Koerich, ressaltou a importância do trabalho do associativismo e do voluntariado que é realizado por toda equipe. “Somos apaixonados pela nossa cidade, pelo que fazemos. Trabalhar ao lado de líderes comprometidos com o fortalecimento da economia, o desenvolvimento do comércio local e de Florianópolis como um todo é uma honra. Por mais que a frase ‘Juntos somos mais fortes’ possa parecer clichê, ela traduz perfeitamente nosso propósito: unir forças para impulsionar a economia, gerar riqueza e criar oportunidades para todos”, finalizou.
Confira aqui a apresentação: https://drive.google.com/file/d/1IYie3tZR8O2peGg2doGI0EjrSVNsB5vV/view?usp=sharing.
Diretoria 2025/2026
Presidente: Eduardo Koerich
Vice-Presidente: Rafael Salim José
Diretor Financeiro: Marco Aurélio dos Santos
Diretor de SPC: Mateus Bernardino Neto
Diretora de Eventos: Juliana Lohn
Diretor de Patrimônio: Eni Abel Torresani
Diretor de Relações Institucionais e Governamentais: Osmar Silveira
Diretor de Aperfeiçoamento Empresarial: Lurran Nascimento de Souza
Diretor de Tecnologia e Inovação: Bruno Correa de Souza
Diretor de Serviços: Marcos Felipe Dias Brinhosa
Diretor de Marketing e Comunicação: Thiago Jasper
Diretor Institucional: Júlio Cesar Geremias
Diretor de Núcleos: Antônio José de Souza
Conselho Fiscal (titular): André Luiz Jacques, Samuel Blazius de Oliveira e Sérgio Luiz da Silva.
Conselho Fiscal (suplente): Aldonei Oliveira de Brito, Bohdan Baranovskuj Junior e Clovis Dittrich Junior.
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