CDL

menu

CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico

Por Assessoria CDL

Publicado em 28/01/2025
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico

A CDL Florianópolis lançou um projeto-piloto inovador para melhorar a organização e a gestão do lixo no Centro da capital catarinense. A iniciativa prevê a utilização de carros coletores motorizados elétricos para a coleta de resíduos deixados em frente aos estabelecimentos comerciais, garantindo uma gestão mais eficiente do lixo durante o horário comercial. O projeto, financiado pela CDL Florianópolis e por proprietários de imóveis e imobiliárias da região, terá duração inicial de 30 dias e funcionará de forma complementar ao serviço de coleta já realizado pela prefeitura.

De acordo com o presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich, a proposta tem como objetivo manter o ambiente mais limpo, organizado e acolhedor, promovendo maior conforto tanto para comerciantes quanto para clientes e turistas que circulam diariamente pelo centro histórico da cidade. “A organização da coleta de lixo é uma das bandeiras da CDL Florianópolis, pois entendemos que um centro urbano limpo e bem administrado impacta diretamente a experiência de quem vive e trabalha na região. Esse projeto-piloto busca testar uma solução prática e sustentável, que pode se tornar um modelo a ser replicado em outras áreas da cidade”, destaca Eduardo Koerich.

A operação dos carros coletores elétricos permitirá maior agilidade na retirada dos resíduos, evitando o acúmulo de lixo nas calçadas e contribuindo para a preservação e limpeza do espaço público.

A iniciativa está sendo acompanhada de perto pela entidade e pelos proprietários de imóveis e imobiliárias que financiam o projeto, e será avaliada ao longo dos 30 dias de testes. Caso os resultados sejam positivos, o serviço poderá se tornar recorrente, complementando a coleta de lixo e resgatando o Centro como um destino de compras e convívio. “O descarte de lixo é um desafio recorrente na região central, especialmente por sua diversidade de atividades comerciais. Com uma ampla gama de empreendimentos, que vão do varejo aos serviços e à alimentação, o descarte ocorre em horários distintos ao longo do dia. Um restaurante, por exemplo, encerra seu expediente entre 14h e 15h e, nesse momento, o lixo é colocado na calçada, onde pode permanecer exposto por até 8 ou 10 horas antes da coleta. Esse acúmulo compromete a limpeza urbana, gera desconforto para quem circula pelo Centro e impacta diretamente a imagem da cidade. Nosso objetivo com esse projeto é mitigar esse problema, criando uma solução mais eficiente e sustentável, que contribua para um ambiente mais organizado e harmonioso para todos”, ressalta Koerich.

Atualmente, o carro coletor motorizado elétrico está operando na região central de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12 hrs. Todo o volume recolhido é destinado ao sistema de coleta regular. Com essa proposta, a CDL Florianópolis reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano e a busca por soluções inovadoras que melhorem a experiência para quem circula pela cidade.

galeria de imagens

Compartilhar: