CDL de Florianópolis se posiciona sobre o decreto Estadual

Publicado em 18/03/2020
CDL de Florianópolis se posiciona sobre o decreto Estadual

Entidade entende que restrição é necessária para evitar proliferação do COVID-19

Diante de um cenário de pandemia que o país e o mundo enfrentam, a CDL de Florianópolis entende que as medidas restritivas contidas no Decreto nº 515, de 17 de março de 2020, em que declara situação de emergência no estado de Santa Catarina por conta do Coronavírus – COVID-19, são necessárias para evitar a disseminação da doença.
O decreto restringe abertura dos comércios e serviços não essenciais pelo período de sete dias. A medida é emergencial, visto que a doença se prolifera muitas vezes de forma silenciosa e rápida.

Segundo o presidente da CDL de Florianópolis, Ernesto Caponi, apesar do prejuízo incalculável para o comércio da Capital com o fechamento geral dos estabelecimentos, é uma situação emergencial que necessita de atuação enérgica, pois sem essas atitudes pode ocorrer um descontrole generalizado da doença, refletindo num colapso no sistema de saúde pública.

Ainda segundo Caponi, “o momento é de prevenção da saúde e evitar aglomeração de pessoas é imprescindível para proliferação da doença”, afirma.

Em paralelo ao decreto, os sindicatos patronal e laboral do comércio varejista trabalharão virtualmente em conjunto com o comitê criado na última terça-feira (17) analisando o cenário e elencando possíveis medidas a serem tomadas após este período. Criação de um comitê de crise

Na última terça-feira (17), a CDL de Florianópolis e o Sindilojas de Florianópolis e Região criaram um comitê de análise de crise para tratar da pandemia do COVID-19. "Situações emergenciais requerem medidas emergenciais. Estamos cientes da realidade que o país e o mundo enfrentam e todo este trabalho é para redução dos impactos desta doença no Brasil", ressalta Anderson Augusto, gerente jurídico da CDL de Florianópolis.

Para Paulino de Melo Wagner, presidente do Sindilojas, é necessária a conscientização sobre a doença e a prevenção. "Esperamos que todos os lojistas, colaboradores e toda a sociedade sigam as recomendações da OMS para evitar a proliferação do vírus na região", comenta.
Acompanhem a CDL nas redes sociais

Instagram: @cdlflorianopolis
Facebook: CDL Florianópolis