CDL de Florianópolis prestigia entrega da licença para as obras do novo acesso ao aeroporto

Publicado em 23/01/2018

Encontro aconteceu no Centro Administrativo do Governo do Estado, na tarde desta terça-feira (23) e contou com autoridades públicas, políticas e sociedade civil

Depois de anos de imbróglio para a construção da via de acesso para o Aeroporto Internacional de Florianópolis, foi assinada na tarde desta terça-feira (23), no Centro Administrativo do Governo do Estado, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para as obras do novo acesso ao terminal aeroportuário.

O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira (MDB), entregou o documento para assinatura do presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) Alexandre Waltrick Rates, ao secretário de Estado de Infraestrutura (Deinfra) Luiz Fernando Vampiro, para que sejam tomadas as devidas providências para o início das obras. A previsão é de que o traçado esteja pronto no dia 20 de julho de 2019.

A LAI é o documento que permite executar a obra do último trecho de 1,2 quilômetro para concluir o acesso do sul da ilha. A licitação deve ser lançada no início de março. A conclusão do traçado é de suma importância para que se tenha acesso ao novo aeroporto, que será construído pelos investidores da concessionária Floripa Airport.

O documento também prevê as condicionantes impostas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) no trecho de 1,2 quilômetro. “Com a preocupação da demora na liberação da licença ambiental no último trecho de 2,6 quilômetros, resolvemos dividir em dois lotes. No trecho de 1,4 quilômetro, sem pendência ambiental, lançamos a licitação no valor de R$ 52,448 milhões, porque precisa de muita sedimentação, mas o prazo de habilitação das empresas termina na quarta-feira”, explicou Vampiro.

Para Hélio Leite, gerente de articulação de negócios da CDL de Florianópolis, além do aeroporto, o trecho que falta vai beneficiar também o deslocamento da população para o sul da ilha.

“Com as obras concluídas, a região do sul obterá uma melhor mobilidade, além de proporcionar o desenvolvimento urbanístico, econômico e social daquela localidade com uma infraestrutura melhor e com mais qualidade de vida para os moradores da cidade de Florianópolis”, pontua Leite.

A solenidade contou com a presença de autoridades públicas, políticas e da sociedade civil, além dos representantes da Floripa Airport, empresa que tem a concessão do aeroporto nos próximos 30 anos.

Cronograma do último lote com 1,2 quilômetro 28/02: Prazo para a conclusão do projeto;
5/03: Avaliação final do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) e da Secretaria de Infraestrutura;
6/03: Lançamento do edital de licitação;
25/05: Abertura das propostas;
30/05: Homologação da concorrência;
Junho: Assinatura da ordem de serviço;
20/07/2019: Entrega da obra completa.