CDL

menu

CDL de Florianópolis participa do diálogo com candidatos à presidência da república

Publicado em 01/09/2022

Encontro ocorreu na última terça-feira, 30, em Brasília

O vice-presidente da CDL de Florianópolis, Julio Geremias, participou do evento Agenda UNECS: Diálogo com candidatos à Presidência da República, promovido pelo Instituto UNECS – União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços, no Complexo Brasil 21, em Brasília/DF, na última terça-feira, 30.

O encontro recebeu cerca de 400 líderes empresariais de todo o Brasil para ouvir os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Soraya Thronicke (União Brasil), que confirmaram a participação. Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) não compareceram por outros compromissos.

A partir de temas abordados pelos presidentes das entidades que compõem o Instituto UNECS, cada candidato teve 45 minutos para comentar assuntos relevantes para o setor de comércio e serviços.

O candidato Ciro Gomes (PDT) focou em uma reestruturação total do modelo de Gestão do governo Federal com redução do tamanho do Estado e a simplificação de impostos. Ciro Gomes destacou que é preciso impor ao País, democraticamente, a tarefa de sermos “um Portugal”, em 30 anos. “Nesse, sentido, precisamos decompor os indicadores socioeconômicos e estabelecer a distância para alcançá-los.

Já o candidato à reeleição, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), comemorou o desempenho da economia nos últimos dois meses, e afirmou que o papel do seu governo é facilitar a vida dos empreendedores. Bolsonaro ainda reforçou na continuidade das reformas que estão sendo feitas com austeridade em apoio as empresas e as pessoas. Os projetos estruturantes apoiados pelo governo estão em discussão no Congresso Nacional.

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil), candidata à Presidência da República, defendeu como principal medida para a recuperação econômica do Brasil a reforma tributária com unificação de 11 impostos federais (menos IR e IPI). ICMS e ISS também ficariam de fora. Segundo ela, corrigir a incidência por meio da simplificação irá desonerar o empresariado em torno de 20%.

Para o vice-presidente da CDL de Florianópolis, Julio Geremias, o encontro foi muito importante com a apresentação das pautas relevantes para o setor de comércio e serviços aos candidatos, tendo a oportunidade de obter seus compromissos. “E mais importante ainda foi ouvi-los sobre suas propostas para a evolução destas atividades que representam mais de 70% do PIB brasileiro, gerando muita renda, emprego e tributos”, pontuou Geremias.

Ao final de cada apresentação, os candidatos receberam das entidades o documento “Manifesto do Varejo”, com as principais demandas de comércio e serviços tais como melhorias no ambiente de negócios, segurança pública e comércio ilegal, agenda ambiental, infraestrutura e logística, digitalização e desburocratização do estado.

Acompanhem a CDL nas redes sociais
Instagram: @cdlflorianopolis
Facebook: CDL Florianópolis

galeria de imagens

Compartilhar: