CDL de Florianópolis participa do 1º encontro de 'Construção de Líderes 2018' no Mato Grosso
Publicado em 24/09/2018
CDL de Florianópolis participa do 1º encontro de 'Construção de Líderes 2018' no Mato Grosso
Evento promovido pela CNDL encerrou domingo (23) com programação voltada para o desenvolvimento das lideranças
Uma comitiva da CDL de Florianópolis, formada pelo presidente Lidomar Bison e vice-presidente Ernesto Caponi e os diretores Marco dos Santos e Osmar Silveira, embarcou para o estado do Mato Grosso para o primeiro encontro “Construção de Líderes 2018”, promovido pelo sistema CNDL.
O evento que encerrou neste domingo (23), no auditório do Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães, contou com cerca de 500 pessoas durante a abertura e a programação. Representantes das cinco regiões do país estiveram reunidos para uma série de palestras e debates sobre gestão, inovação, associativismo, tendências mundiais para o varejo e a importância das relações institucionais e governamentais para o Sistema CNDL.
O presidente da CDL de Florianópolis, Lidomar Bison, avaliou as transformações do mundo com o Brasil em ebulição e trouxe a reflexão das ameaças e as incertezas que vem da tecnologia e da política. “O encontro é a oportunidade para que todas as lideranças do movimento lojista se preparem para orientar posicionamento empresarial, aproveitando oportunidades, bem como levar em consideração a possível tragédia que pode ser acometer no país com o desfecho das eleições”, diz Bison.
A Programação do “Construção de Líderes” começou na última sexta-feira (21), a partir das 8h30 até as 18h30 com três palestras – sendo uma dinâmica, e dois painéis com especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente, referências em suas áreas de atuação.
Palestra: O impacto das tendências tecnológicas e sociais nas relações de consumo com Fernanda Romano
A empreendedora Fernanda Romano, eleita uma das mulheres mais influentes em comunicação no mundo, premiada em Cannes, falou das tendências tecnológicas e sociais com alto poder de impacto nas relações de consumo.
Painel: O Planejamento Estratégico da CNDL e do SPC Brasil estimulando a inovação e fortalecendo o associativismo com foco na sustentabilidade das entidades com o superintendente da CNDL, Marco Antônio Corradi, e o diretor-executivo do SPC Brasil, Roberto Alfeu.
Os especialistas falaram sobre os caminhos que o Sistema CNDL seguirá para continuar apoiando o varejo, setor que movimenta o Brasil.
Palestra: Os impactos da Reforma Trabalhista para o setor de Comércio e Serviços com a Juíza do Trabalho Graziele Cabral Lima.
A magistrada explicou os motivos que geraram a necessidade de uma reforma trabalhista, com uma modificação na legislação que rege as relações de trabalho, assim como apresentou alguns reflexos dos últimos 10 meses de vigência.
Palestra e Dinâmica: O líder em rede – Ferramentas inovadoras de liderança para o associativismo do século XXI com o empreendedor Marcos Alencar.
O acadêmico e empreendedor falou sobre a liderança em rede, que é um conceito relativamente novo e a inteligência coletiva, além de explanar sobre o varejo 4.0 – que integra tecnologias com o as atividades existentes de forma criativa.
Painel: As Relações Institucionais e Governamentais na construção de uma agenda propositiva para a melhoria do ambiente de negócios do varejo com especialistas.
O painel tratou da importância de RIG para o Sistema CNDL. Participaram os secretários de Comércio e Serviços, Douglas Finardi, e da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, ambos do MDIC, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o presidente da Abrig, Guilherme Costa, e o executivo da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços João Henrique Hummel. O coordenador de RIG da CNDL/ SPC Brasil, André Pellizzaro, media o debate.