CDL de Florianópolis participa de Missão Empresarial no Chile

Publicado em 20/03/2017
CDL de Florianópolis participa de Missão Empresarial no Chile

Comitiva formada por 13 gestores foram os premiados no Programa do Sebrae/SC Uma comitiva formada por 13 gestores, ganhadores da premiação do Programa de Fomento e Fidelização da Rede de Parceiros Sebrae/SC, embarcou na última terça-feira (14) para a missão empresarial no Chile, na cidade de Santiago. A CDL de Florianópolis, uma das entidades premiadas na categoria Grande Porte, foi representada por Solange Kuchiniski, superintendente, e Tânia Hoffmann, gerente de SPC e Capacitação.

Para Solange Kuchiniski, superintendente da CDL de Florianópolis, a escolha do país foi muito engrandecedora. “Identificamos diferentes oportunidades de mercados entre o Chile e o Brasil, além de conhecer o empreendedorismo que faz do Chile um dos melhores países para se investir. Foi uma oportunidade ímpar para avaliar o potencial do mercado chileno tanto na área de comércio, quanto na de serviços”, avaliou a gestora.

Durante os cinco dias de missão empresarial, os gestores participaram de diversas visitas técnicas que apresentaram diferentes oportunidades de negócios, além de conhecerem o turismo e a cultura local. As empresas visitadas foram a Cámara Chileno Brasileña de Comercio, Cámara de Comercio de Santiago – CCS, Servicio de Cooperación Técnica – Sercotech, Asociación de Emprendedores del Chile – Asech e a Fundación Empretec – Chile.

Segundo Kuchiniski, o que chamou atenção no país vizinho é a vontade de exportar seus produtos para o Brasil. "A Cámara Chileno Brasileña de Comercio, atuante há 40 anos, sofre com os entraves burocráticos para exportar os produtos de grande demanda como de frutas, azeite de oliva, salmão, vinho e frutos secos, pois esbarram nas dificuldades atribuídas pelo Governo brasileiro ao enviar a produção", contou.

A comercialização entre Chile e Brasil se dá como o 3º parceiro comercial do país, ficando atrás somente dos Estados Unidos e China, porém os atores dessa comercialização são poucos, porque o produto mais exportado entre os países é o cobre (e derivados) e o mais importado é o petróleo (e derivados).

Ainda de acordo com Kuchiniski, parte das entidades/associações visitadas possuem foco nas micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo tradicional e ajudando na gestão de novos negócios. "A estrutura do Servicio de Cooperación Técnica – Sercotech é um exemplo a seguir, a entidade recebe recursos integrais do Governo do Ministério da Economia que é destinado ao incentivo e ao desenvolvimento e crescimento das micro e pequenas empresas. Com o recurso financeiro, a entidade desenvolve projetos e ações voltadas para diferentes segmentos, impulsionando o empreendedorismo no país", pontou.

Outro diferencial foi na Asociación de Emprendedores del Chile – Asech, a entidade é formada por 100% de empreendedores de pessoas jurídicas que trabalham na defesa do empreendedorismo geral e da reforma tributária.

"No Chile, a burocracia é muito grande para abertura de novos negócios e a Asech trabalha por uma movimentação para desburocratizar os processos e favorecer o novo empreendedorismo e estimular o investimento no país", explicou Kuchiniski.

O Chile apesar de ser um país pequeno, é muito produtivo e tem grande interesse em exportar seus produtos, que são de excelente qualidade, a exemplo dos vinhos, azeites e frutas in natura. "O empreendedorismo é forte e as empresas contam com órgãos do governo e com instituições público/privadas dedicados a auxiliar no fomento de novos negócios para o crescimento do comércio legalizado e fortalecido", finalizou Tânia Hoffmann, gerente de SPC e Capacitação da CDL de Florianópolis.
Comitiva Além da CDL de Florianópolis, fizeram parte da comitiva representantes das entidades ACIRS do Rio do Sul, AJORPEME de Joinville, ACIT de Tubarão, ACIM de Mafra, ACISA de Anchieta e Sebrae/SC.

DE FIDELIZAÇÃO DO SEBRAE/SC MARIA DE LOURDES HEIDENREICH