CDL de Florianópolis investe em cursos para qualificação do comércio
Publicado em 02/03/2012
CDL de Florianópolis investe em cursos para qualificação do comércio
Em 2011, entidade realizou 31 capacitações com participação de mais de 700 pessoas
Qualificar mão de obra para o comércio é prioridade na gestão do presidente, Pedro Paulo de Abreu
É comum encontrar em vitrines do comércio da Capital cartazes com o dizer: procura-se atendente e vendedor. A demanda por vagas é grande no setor, sobretudo na temporada e próximo a datas festivas, mas os comerciantes muitas vezes esbarram no processo de seleção. Achar mão de obra qualificada tem sido um desafio. Em recente manifestação na imprensa, o chefe de fiscalização do Ministério do Trabalho em Santa Catarina, Ivanildo Mota Souza, destacou que esta é uma questão delicada em todo país. “A qualificação no Brasil deixa a desejar”, afirmou.
Preocupada com essa realidade, a CDL de Florianópolis realizou no ano passado 31 cursos de capacitação. Mais de 700 pessoas do comércio local participaram dos treinamentos que tiveram como tema desde técnicas de vendas a estratégias de marketing. Em 2012, a promoção de ações e palestras para melhorar a qualificação do setor varejista da Capital também serão prioridade. De acordo com o presidente da entidade, Pedro Paulo de Abreu, profissionais habilitados refletem num atendimento de qualidade e clientela fidelizada. “Um cliente bem tratado volta sempre”, observa. Ele acrescenta que com o aumento do número de estabelecimentos exige-se paralelamente investimento na excelência dos serviços oferecidos aos consumidores.
Programação – O primeiro curso do ano promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis foi realizado entre os dias 27 de fevereiro a 2 de março, com a instrutora Vera Porto sobre o atendimento ao cliente. De 12 a 15 de março já ocorre outro treinamento com a temática “Controles financeiros essenciais” e de 9 a 14 de abril a entidade realiza em parceria com o Sebrae o seminário “Empretec”, que tem como objetivo desenvolver nos participantes características de comportamentos empreendedores – o programa foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mais informações sobre os cursos realizados pela CDL no site www.cdlflorianopolis.org.br ou pelo telefone (48) 3229-7010.
Mais informações, clique aqui.