CDL de Florianópolis engajada no Outubro Rosa
Publicado em 04/10/2013
CDL de Florianópolis engajada no Outubro Rosa
Núcleo da Mulher Empreendedora promove almoço e palestra de prevenção contra o câncer de mama A CDL de Florianópolis abriu suas portas, na última quinta-feira, para o Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção e combate ao câncer de mama. Numa reunião-almoço promovida pelo Núcleo da Mulher Empreendedora, a entidade lojista recebeu empresárias de vários segmentos do varejo para debater as ações contra a doença, que mata 35 mulheres por dia no Brasil. No encontro, cerca de 50 mulheres assistiram à palestra da médica ginecologista e obstetra Renata Maas dos Anjos Saes. De forma bastante didática, ela falou dos fatores de risco, como o fumo e a obesidade e até o fato de não ter filhos ou de não amamentar. A médica chamou a atenção para sintomas do câncer de mama, entre eles a mudança no tamanho ou formato do seio, vermelhidão ou coceira na pele ou ao redor do mamilo, nódulo ou espessamento que pareça diferente do restante do tecido da mama e dor constante na mama ou nas axilas. Como prevenção, explicou as formas de fazer o autoexame, recomendou a visita anual ao ginecologista. “Também tem que fazer periodicamente a mamografia, de acordo com a idade”, alertou a médica, que também recomendou hábitos saudáveis, como controle do peso e comer bem. Na segunda parte do encontro, Ronilda Maria Vieira, da Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (Amucc), apresentou as ações em prática pela entidade na luta pela qualidade de vida e bom tratamento, acesso ao SUS e reconstrução mamária. Uma das vitórias foi a mudança no prazo para início do tratamento. “Conseguimos que este prazo de 60 dias seja contado a partir da data do diagnóstico positivo”, afirmou. Ela destacou a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. “No Brasil, 45% obtém o diagnóstico quando a doença já está em estágio avançado”, lamentou. A madrinha da campanha em Santa Catarina, jornalista Luíza Gutierrez, estimulou a todas as empresárias a trabalhar para trazer as pessoas para a luta. “Todos aqui têm que ser multiplicadores”, afirmou Luíza, que ressaltou o engajamento da CDL à campanha. A empresária Sara Camargo, vice-presidente da CDL, saiu muito satisfeita do evento. “A informação é muito importante para a prevenção, e este trabalho que a Amucc faz é maravilhoso”, disse. “A CDL é parceira e vai participar de tudo que for preciso para ajudar”, completou. Clique aqui para abrir a galeria