CDL de Florianópolis é homenageada em sessão solene de 250 anos da Procissão Senhor dos Passos

Publicado em 19/02/2016

Reconhecimento é concedido às empresas e entidades que contribuíram na construção deste legado

A comissão organizadora da Procissão do Senhor dos Passos homenageou, na noite da última quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Florianópolis, em sessão solene especial aos 250 anos da Procissão, as empresas e entidades que nestes dois séculos e meio contribuíram na construção deste legado.

A CDL de Florianópolis, representada na solenidade por Osmar Silveira, diretor de SPC e Serviços da entidade, foi uma das homenageadas. Ele recebeu das mãos dos Deputados Estaduais João Amin e Gean Loureiro uma placa de homenagem.

Durante o ato, Amin enalteceu o papel da entidade em seu comprometimento com a comissão organizadora da procissão.
“Agradeço especialmente a CDL de Florianópolis, por se fazer presente ano após ano e mobilizar as forças tarefas com os poderes públicos para que a procissão ocorra com plena tranquilidade aos seus fiéis”, agradeceu o deputado.

A solenidade foi presidida por João Amin, que contou com a presença de secretários e autoridades federais, estaduais e municipais, além de ter sido transmitida ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa – TVAL. História

Há 250 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, dois anos depois de uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha de Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004 e está com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Dia 6/3 – Domingo
8h – Missa de Investidura dos novos membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.
Local: Capela Menino Deus. Dia 9/3 – Quarta-feira
19h – Missa do Tríduo

Dia 10/3 – Quinta-feira
7h – Lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos.
Local: Capela Menino Deus. 9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos.
Local: Capela Menino Deus. 19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 11/3 – Sexta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 12/03/16 – Sábado
7h30 – Missa e Procissão do Carregador.
Local: Capela Menino Deus

18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos.
Local: Capela Menino Deus.

20h – Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Dia 13/3 – Domingo
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores | Pregador: Padre Márcio Alexandre Vignoli.

Dia 14/3 – Segunda-feira
8h30 – Missa de Ação de Graças