CDL de Florianópolis começa a qualificar mão de obra
Publicado em 10/10/2012
CDL de Florianópolis começa a qualificar mão de obra
Em parceria com o Instituto Nexxera, entidade oferece curso gratuito para formar profissionais de vendas
“Como poderemos ser profissionais excelentes se não objetivarmos ser pessoas excelentes? Se eu não for uma pessoa melhor, não vai ter mágica que me transforme num profissional melhor. E temos de buscar de dentro para fora, porque ninguém melhora de fora para dentro.”
Existe maneira melhor do que assistir a uma palestra motivacional para começar um curso que vai tomar três horas de sua noite, três dias por semana, durante um mês e meio? Pois foi assim, na noite desta segunda-feira (08), a aula inaugural do curso “Aprender a Vender”, uma iniciativa da CDL de Florianópolis – através do Núcleo de Mulheres Empreendedoras – em parceria com o Instituto Nexxera. O curso, gratuito, é o “primeiro de uma série” para qualificar mão de obra para o varejo, segundo Sara Camargo, diretora-secretária da CDL e coordenadora do Núcleo. A ideia é criar um banco de talentos para ajudar o comércio lojista, sempre carente de mão de obra qualificada.
Se motivação é a palavra de ordem, o palestrante Marcelo Pinheiro, especialista em gestão de pessoas e diretor da empresa Esfera Consultoria, encontrou um público embalado: 28 das 30 vagas oferecidas no curso foram preenchidas, algumas delas por pessoas que buscavam aperfeiçoamento. Vanessa da Costa, por exemplo, trabalha como vendedora no Mercado Público de Florianópolis e está no curso “para aprender outras técnicas de venda”. Josiane Carla Signori estuda Tecnologia de Segurança do Trabalho e diz que se matriculou porque tem “necessidade de aprender sempre”.
Curso
O curso, segundo a diretora executiva do Instituto Nexxera, Andréa Pereira Silva, trabalha, entre outros temas, o atendimento aos clientes, técnicas de venda, relações interpessoais, rotinas administrativas e noções de informática. O “Aprender a Vender” – incluído num projeto mais amplo do Instituto Nexxera, o “Aprender a Fazer”, que promove qualificação profissional e cidadania às comunidades carentes da região metropolitana de Florianópolis – tem carga de 60 horas e parceria do Sebrae e do Centro Cultural Escrava Anastácia.
“Estamos fazendo um bem para a sociedade, qualificando e inserindo no mercado de trabalho, e um bem para o comércio, um ramo de atividade com muita falta de mão de obra qualificada”, resumiu Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis. “Se vocês lutarem por isso, vão estar empregados futuramente. O bom vendedor vai ser o último profissional no mundo a ficar desempregado”, disse ele aos alunos. “Tenho certeza de que, com empenho, dedicação e trabalho, vocês vão estar prontos.”
“Hoje, vocês estão tendo um início de um aprendizado que pode levar a muitos outros caminhos. Por isso, façam sempre buscando a seriedade e o profissionalismo”, recomendou Edenir Silva, presidente do Instituto Nexxera.
Mais informações sobre o comércio varejista.