CDL

menu

CDL de Florianópolis acompanha a audiência pública sobre a revitalização do Centro de Histórico

Publicado em 22/10/2021
CDL de Florianópolis acompanha a audiência pública sobre a revitalização do Centro de Histórico

Representa a Entidade o diretor de Patrimônio, Rafael Salim e pelo gerente de Articulação e Negócio, Hélio Leite

A CDL de Florianópolis, representada pelo diretor de Patrimônio, Rafael Salim e pelo gerente de Articulação e Negócio, Hélio Leite, participaram na tarde desta quinta-feira, (21), da audiência pública da comissão de viação, obras públicas e urbanismo na Câmara Municipal de Florianópolis sobre o projeto de revitalização do lado leste do Centro Histórico da Cidade.

O encontro durou cerca de duas horas e contou com a participação on-line do Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, que debateu com os vereadores e convidados o novo projeto proposto pela Prefeitura da Capital.

A audiência foi marcada devido ao vereador Afrânio Boppré (PSOL), apontar que o projeto de revitalização apresentado pela Prefeitura não contempla os principais questionamentos, críticas e, que os setores e órgãos que regulam as intervenções em zonas e prédios tombados não foram consultados.

Durante a sessão, o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, explicou a ver intenção e estratégia para uma etapa de projeto com ponto de vista urbanístico para Cidade. “Este conhecimento foi encaminhado para secretaria e colegas arquitetos, que tem a mesma percepção, para realizar um conjunto de sugestões para serem incorporadas e que podem ser encaminhadas para um acerto final”, comentou.

Ainda segundo Mittmann, há duas sugestões para serem debatidas e analisadas. “A primeira sugestão e temos total consciência, que o movimento de recuperação não será possível a manutenção completa do paralelepípedo. A segunda ideia é criar gradativamente atividades, especialmente utilizando os eixos das vias podermos colocar mesas e cadeiras para uso, desenvolver uma feira e uma movimentação artística”, comentou.

A CDL de Florianópolis entende que o Centro Histórico carece de cuidado e necessita da revitalização o mais breve possível, afinal é um lugar que as pessoas visitam diariamente quando estão pela Cidade.

Segundo o diretor de Patrimônio da CDL de Florianópolis, Rafael Salim, é extremamente importante a revitalização do leste do Centro Histórico, pois chegou há marca de 15 anos degradação. “A região está no limite, não dá mais para ficar como está. A pandemia impulsionou a situação e se agravou e muito. Precisa urgentemente que se tenha uma oxigenação para as pessoas voltarem a ter prazeres de circularem e assim a economia voltar a movimentar”, finalizou.

Ao final da audiência, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) discursou para dar os encaminhamentos, de forma que o projeto de revitalização do leste do Centro Histórico possa avançar.

Ouça o podcast, clique aqui.

Acompanhe a CDL nas redes sociais
Instagram: @cdlflorianopolis
Facebook: CDL Florianópolis

galeria de imagens

Compartilhar: