CDL de Florianópolis: 52 anos da pioneira do movimento lojista em SC
Publicado em 28/07/2012
CDL de Florianópolis: 52 anos da pioneira do movimento lojista em SC
Neste sábado (28), a CDL de Florianópolis comemora seus 52 anos de atividade com números que atestam a liderança e a referência da entidade entre as associações empresariais da cidade e do estado. Com mais de 3,5 mil associados, a primeira e maior CDL do estado conta com núcleos regionais e setoriais, um extenso calendário de cursos de capacitação, parcerias com instituições de ensino e bancos para qualificar e estimular desde os trabalhadores do comércio até os empresários.
“A CDL faz parte do dia a dia da cidade. Discutimos propostas com os candidatos, fomentamos projetos sociais e culturais, somos parceiros em iniciativas que promovam o desenvolvimento da cidade”, enumera Pedro Paulo de Abreu, presidente da entidade. Hoje, a CDL está envolvida diretamente em vários projetos de revitalização da cidade, em especial do centro histórico. “A missão original da entidade é promover e qualificar o comércio, gerando renda e oportunidades de trabalho, além da gestão e da defesa do crédito, por meio do SPC. Mas expandimos nossa atuação sem perder o foco”, completa o presidente.
Foi a CDL, por meio de seu Núcleo de Videolocadoras, que buscou na Câmara Municipal de Florianópolis e na Assembleia Legislativa, a criação de conselhos de combate à pirataria, ambos já criados e com forte representação do comércio. Em seu núcleo jovem, a CDL desenvolve programas de formação de lideranças, eventos sociais (Floripa Social) e de conscientização tributária (Dia da Liberdade).
Com mais de 60 funcionários, o desafio da entidade lojista é prosseguir crescendo afinada com os desafios contemporâneos. “O comércio eletrônico, a pirataria e a falsificação, os riscos da concentração do varejo e os hábitos do consumidor do futuro são nossas prioridades. O comércio só terá êxito se a cidade for bem-sucedida”, aposta Pedro Paulo de Abreu.
Mais informações sobre o comércio varejista.