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Capital tem o maior gasto médio estadual na intenção de compras para o dia das crianças

Publicado em 10/10/2016
Capital tem o maior gasto médio estadual na intenção de compras para o dia das crianças

Valor previsto na cidade é de R$ 205,45, semelhante ao registrado em 2014 Florianópolis lidera o ranking de gasto médio para as compras do dia das crianças em Santa Catarina: R$ 205,45, conforme pesquisa da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) e Fecomércio SC, acima da média estadual de R$ 177,70. O valor representa acréscimo de 50,2% sobre o ano anterior e semelhante ao registrado em 2014, de R$ 207,08.

“O resultado pode refletir as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, de acordo com Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.

No entanto, de acordo com a consulta, 27,2% dos entrevistados na cidade declararam estar em situação financeira pior do que a do mesmo período do ano anterior, enquanto 39,2% apontaram que as condições são iguais e apenas 33,6% afirmaram estar com mais dinheiro no bolso.

A preferência por pagamento integral da compra e a preocupação com o comprometimento da renda também se destacam. A modalidade à vista foi a mais lembrada (75,1%), seguida pelo parcelamento no cartão de crédito (23,9%). A pesquisa de preço será a estratégia adotada por 69,1% dos entrevistados de Florianópolis, resultado semelhante ao dado estadual. Perfil do consumidor O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Os brinquedos, com 51,9%, dividirão a preferência dos consumidores com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.

Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.

Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversão. No entanto, 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.


Fonte: Pesquisa FCDL/SC e Fecomércio/SC.  

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