CDL

menu

Candidatos à prefeitura de Florianópolis debatem propostas para o turismo

Publicado em 27/07/2012
Candidatos à prefeitura de Florianópolis debatem propostas para o turismo

Painel de ideias com lideranças do trade turístico e do comércio foi realizado na última terça (24), na Fiesc

Os quatro candidatos à prefeitura de Florianópolis pertencentes a partidos com representação na Câmara dos Deputados - Angela Albino (PCdoB), César Souza Junior (PSD), Elson Manoel Pereira (PSOL) e Gean Loureiro (PMDB)  - participaram na última terça-feira (24), de um painel de ideias com representantes de 14 entidades do trate turístico da Capital (CDL de Florianópolis, ACIF, ABAV, ABIH, Abrasel, ABEOC, FC&VB, Abeta, SHRBS, Pousar, FloripAmanhã, Aemflo/ CDL de São José,  Assesc e IFSC). Juntas elas congregam mais de 10 mil empresas locais.

Durante o encontro, os postulantes ao cargo de prefeito falaram sobre seus planos para o segmento, responderam questionamentos dos líderes e assinaram documento se comprometendo com o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo. O primeiro a falar foi Gean Loureiro, que prometeu ampliar a capacidade e a estrutura da Secretaria Municipal de Turismo e os poderes do Conselho Municipal de Turismo, além de trabalhar para aprovar o Fundo Municipal de Turismo na Câmara de Vereadores. Depois foi a vez de César Souza Junior, que  criticou demora na aprovação do fundo para o setor. Ele disse que irá promover ações que atraiam feiras, eventos e festivais para que o turismo não fique concentrado apenas na temporada de verão.

Para Angela Albino, os problemas da cidade são os mesmos que afetam o desenvolvimento do turismo. Ela também defendeu o resgate da memória da cidade e dos pontos turísticos como forma de melhorar o desenvolvimento setorial. Elson Manoel Pereira ressaltou a importância do setor para economia municipal e defendeu a democratização do turismo, com atividades acessíveis para todas as classes sociais, “a exemplo do que acontece em alguns lugares da França”, citou.

Perguntas e respostas – A segunda parte do painel foi dedicada a respostas dos candidatos para questões levantadas pelos representantes das entidades. Fábio Queiroz, presidente da Abrasel/SC, foi o primeiro a questionar sobre as ações para fortalecimento da secretaria municipal de Turismo. Em resposta, Angela Albino criticou o que tem sido feito na atual gestão e afirmou que é preciso construir políticas públicas a longo prazo, “com um secretário que o setor confie e aprove”, destacou. Gean Loureiro argumentou que pretende qualificar os servidores da secretaria para se especializarem na elaboração de projetos de captação de recursos juntos aos governos estadual e federal. Cesar Souza Junior prometeu colocar o turismo no centro das preocupações da sua administração. Elson Manoel Pereira criticou a ideia de fazer em Florianópolis o que é realizado em outros lugares do mundo. “Não podemos fazer turismo através de cópias”, enfatizou.

Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares da Grande Florianópolis (Shrbs), indagou sobre os projetos de apoio aos micros e pequenos empresários do setor. Elson Manoel Pereira voltou a defender a democratização do turismo como forma de ajudar micros e pequenos empreendedores. Angela Albino prometeu ampliar ações contra o comércio ilegal e incentivar realização de cursos de qualificação dos trabalhadores do setor. Gean Loureiro falou em fazer parceria com Sebrae para capacitar pessoas que atendem turistas e regularizar estabelecimentos que funcionam ilegalmente atualmente. Cesar Souza Junior disse que está nos seu planos dar uma maior atenção aos hotéis tradicionais da cidade, concedendo incentivos para reformas e manutenção dos mesmos em funcionamento.

Quem levou o tema mais discutido nesta eleição foi o diretor de Patrimônio da CDL de Florianópolis, Alceu Zilli Tasca, que perguntou sobre as ações para melhorar a mobilidade urbana do município. Angela Albino prometeu adotar medidas que tornem o transporte coletivo competitivo para amenizar o caos vivido na cidade. Gean Loureiro elencou a construção dos elevados na gestão Dário Berger como iniciativas que amenizaram os problemas do trânsito em algumas regiões, disse que ampliará os quilômetros de ciclovia e evidenciou que em sua gestão o transporte marítimo será realidade. Cesar Souza Junior disse que está em seus plano realizar obras como extensão da duplicação da SC-401 até trevo da Cachoeira do Bom Jesus, construção de um novo acesso ao aeroporto Hercílio Luz e defendeu que todas os novos projetos viários tenham faixas exclusivas para ônibus.

galeria de imagens

Compartilhar: