CDL

menu

Candidatos à prefeitura de Florianópolis apresentam propostas sobre turismo a associações empresariais

Publicado em 10/07/2012
Candidatos à prefeitura de Florianópolis apresentam propostas sobre turismo a associações empresariais

Quinze entidades da Capital promoveram encontros na sede da CDL de Florianópolis
 
As propostas para o desenvolvimento do turismo na Capital levaram os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas para debater suas ideias e projetos com quinze associações empresariais e de classe da Grande Florianópolis (ACIF, ABAV, ABIH, Abrasel, ABEOC, FC&VB, Abeta, SHRBS, Pousar, FloripAmanhã, CDL de Florianópolis, Aemflo/ CDL de São José, Sebrae, Assesc e IFSC). Os encontros aconteceram no auditório da CDL de Florianópolis nos dias 9 e 10 de julho e começaram com o candidato Gean Loureiro (PMDB).

Representando a continuidade do governo Dario Berger, ele defendeu que o segmento turístico na cidade evoluiu muito desde 2005, tanto em infraestrutura, como no número de eventos realizados na Ilha, mas reconheceu que ainda há muito a ser realizado. Uma de suas propostas para alavancar o setor é ampliar os investimentos na comunicação eletrônica, criando um guia virtual para atrair os turistas da web e aumentar a divulgação das belezas e atrativos de Florianópolis em feiras e eventos nacionais e internacionais. “Vou ser parceiro das entidades incentivando, apoiando e ajudando na realização de eventos que tragam centenas de visitantes a cidade”, declarou. Loureiro também falou sobre problemas que entravam o desenvolvimento, como a falta de mobilidade urbana. A construção da quarta ligação entre Ilha e Continente, para ele, é uma obrigação, pois na alta temporada quem vem de carro se assusta com os caos no trânsito e pode desistir de ficar na cidade.

Gean Loureiro (PMDB).

Turismo além do Carnaval e Reveillón -  No encontro de segunda-feira à tarde, Cesar Souza Junior (PSD) defendeu a criação de três grandes festas anuais para reduzir a sazonalidade do outono à primavera. Para isso, pretende criar uma estrutura específica com técnicos para planejar e buscar recursos. “Florianópolis não pode achar que turismo é só Réveillon e Carnaval. Nestes últimos anos, ficamos ausentes de feiras nacionais e internacionais. Se Gramado consegue ser referência nacional e internacional em turismo, porque a Capital, com tantos atrativos, não pode?”, ressalta o candidato, lembrando os 15 meses que ficou à frente da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do governo do Estado. Souza também disse que a prefeitura deve prever espaços para a construção de marinas e píers para atracação de navios de grande porte, combater o comércio informal no centro e nas praias – especialmente na alta temporada – e investir no combate às drogas. “Precisamos de turismo de festa, não de baderna como aconteceu, por exemplo, em Ibiza, na Espanha”, concluiu.

Cesar Souza Junior (PSD).
Voltar a cidade para o mar – na terça pela manhã, a candidata Ângela Albino (PC do B) ressaltou sua preocupação em desenvolver o Turismo juntamente com a qualidade de vida do morador de Florianópolis. Segundo ela, a revitalização do centro histórico da capital catarinense e a criação de equipamentos para o turismo náutico já foram por demais esquecidas pelas administrações anteriores. “Precisamos voltar a cidade para o mar. Tradicionalmente, as águas que cercam Florianópolis foram tratadas mais como um depósito de lixo do que sua verdadeira vocação”.

Ângela Albino (PC do B).
Para Albino, a escolha do secretário municipal de Turismo deve passar por uma discussão intensa com as entidades representativas do setor, como Abrasel, SHRBS e Acatmar. Como forma de cortar a sazonalidade da atividade, a candidata aposta na cultura como meio de quebrar este estigma. “É impensável que recebamos visitantes e tudo o que oferecemos a eles são eletroeletrônicos de qualidade duvidosa. Nossa cultura pode e deve ser geradora de emprego e renda, muito mais do que foi feito até então”.

Mais informações sobre o comércio varejista.

Confira as fotos do debate

galeria de imagens

Compartilhar: