Briga entre Cielo e Redecard já rende descontos aos lojistas
Publicado em 22/07/2010
Briga entre Cielo e Redecard já rende descontos aos lojistas
Desde que a competitividade no mercado foi implantada, a Redecard processou mais de 9 milhões de transações com cartões Visa
São Paulo
O aumento da competição entre a Cielo e a Redecard, autorizada desde 1° de julho, já está rendendo descontos significativos aos lojistas. "Os lojistas já estão negociando com as credenciadoras descontos de até 20% das taxas", informou o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior. "Até o momento, a Redecard tem dado os melhores descontos. Há casos de 100% de desconto no aluguel do POS [máquina] para quem tiver vendas de mais de R$ 5 mil por mês", diz Pellizzaro.
O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, tem opinião semelhante sobre o aumento da competitividade das credenciadoras. "Os varejistas estão ouvindo as credenciadoras e acredito numa melhora da linha de benefícios", vislumbrou Sahyoun.
Em relação ao prazo de recebimento dos lojistas, Pellizzaro, diz que sua entidade está pleiteando novos benefícios: "Pleiteamos a redução do prazo de recebimento de D+30 para D+7".
O diretor da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Rômulo Dias, afirma que essa sugestão não é viável do ponto de vista do consumidor. "O consumidor paga em até 40 dias; nesse período nem o banco nem a credenciadora estão de posse dos recursos, então como o lojista irá receber esse dinheiro em 7 dias?", questiona Dias, que também preside a Cielo.
O diretor da Partnet Consult, Álvaro Musa, falou sobre o cenário de competição entre as credenciadoras, "Vai haver uma fase de ajustamento e de muita negociação entre lojistas e credenciadoras” e constatou que "As adquirentes Cielo, Redecard e GetNet podem tornar-se prestadoras de serviços dos bancos. A força dominante será a dos bancos que concedem o crédito e os serviços financeiros".
Rômulo Dias projeta outro cenário: "A competitividade está fazendo com que as bandeiras de baixa capilaridade tenham acesso aos adquirentes nacionais como Cielo e Redecard, o que é muito bom para a expansão do mercado de cartões". Segundo o diretor da Abecs, o mercado de cartões deve crescer mais de 20% em 2010, superando 500 milhões de cartões emitidos.
A empresa de Rômulo Dias, a Cielo, divulgou um comunicado ao mercado em que o informa de sua nova parceria com a Ticket. De acordo com o comunicado, a partir de agosto, a Cielo passa a capturar também os benefícios da bandeira Ticket, marca do segmento de refeição e alimentação-convênio.
O contrato firmado pelas empresas envolve cerca de 1,7 milhão de estabelecimentos comerciais afiliados. Inicialmente, o acordo prevê a captura dos produtos Ticket Restaurante e Ticket Alimentação, mas a intenção de ambas as partes é ampliar a parceria para todo o portfólio da Ticket. "Depois do sucesso que tivemos nos acordos feitos com as maiores bandeiras do mundo, MasterCard e American Express, e também com importantes bandeiras nacionais, como Aura e Sorocred, agregamos ao nosso portfólio a aceitação dos cartões Ticket Alimentação e Ticket Restaurante", informou o presidente Rômulo Dias, por meio de comunicado.
A concorrente Redecard também anunciou ontem que fechou parceria com a Coopercred e que a partir deste semestre passa a capturar os cartões de crédito e benefícios (alimentação, refeição, farmácia, combustível e multibenefícios) da bandeira. "Essa parceria faz parte de nossa estratégia de regionalizar a presença da Redecard em diversos pontos do Brasil. Antes, por exemplo, tínhamos assinado com a Nutricash, que tem forte presença no nordeste brasileiro", esclareceu a diretora de Negócios com Bandeiras da Redecard, Mariana Pinheiro.
A diretora ainda falou sobre os descontos que estão sendo negociados com os lojistas. "Não é nenhuma novidade: quanto mais o lojista usa o serviço da Redecard, menos tende a pagar. Para cativar o lojista, a diretora informou que a Redecard está fazendo promoções. "Na promoção Maquininha Premiada, o lojista recebe cupons de acordo com o volume processado e já superamos 9 milhões de transações com a Visa desde a abertura do mercado para estas parcerias", contou.
A Coopercred informou ao DCI que administra 250 mil cartões de crédito. A cooperativa de crédito atua em 400 cidades dos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. "Contar com a segurança e com a capilaridade da Redecard significa um diferencial preponderante para qualquer bandeira que deseja atuar no mercado nacional", afirma Pedro da Silveira, presidente da Coopercred.
Lojistas afirmam que a concorrência das credenciadoras Cielo e Redecard aumentou desde o início deste mês e que a Redecard oferece descontos maiores no aluguel de POS.
Fonte: DCI/Ernani Fagundes - 20/07
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025