Bom momento: varejo brasileiro tem alta nas vendas e na receita nominal
Publicado em 27/08/2012
Bom momento: varejo brasileiro tem alta nas vendas e na receita nominal
Dados divulgados pelo IBGE aponta variação positiva no volume de vendas
O volume de vendas do varejo brasileiro teve alta de 1,5% em junho. A receita nominal do comércio também cresceu no mês avaliado: 1,9%. As vendas haviam registrado retração no mês anterior (maio), mas a receita das empresas segue positiva pelo quarto mês consecutivo. Na comparação com o mesmo período do ano passado, sem os ajustes sazonais, o volume de vendas está 9,5% maior e a receita nominal tem saldo positivo de 12,8%.
Na análise da Fecomércio SC, esses resultados ajudam a amenizar o clima de incertezas quanto ao desempenho do mercado interno brasileiro e quanto ao crescimento da economia. Os dados de junho, além de reverterem a situação das vendas no comércio – que não estavam positivas no mês anterior – dão sinal de que um novo ciclo de recuperação do crescimento está por vir neste terceiro trimestre. Ainda na avaliação da Fecomércio SC, apesar de não garantir melhores resultados para o PIB brasileiro (estimado em 2%), este desempenho pode auxiliar num resultado mais expressivo em 2013.
Os dados foram divulgados pelo IBGE e mostram que das dez atividades pesquisas, quase todas tiveram variação positiva no volume de vendas. Veículos, motos, partes e peças cresceram 16,4% em junho. Móveis e eletrodomésticos tiveram alta de 5,3%. Livros, jornais, revistas e papelaria registraram incremento de 4,3%. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos subiram 1,7%. Para combustíveis e lubrificantes a alta foi de 1,1%. Materiais de construção saldo de 1,0%. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo variaram positivamente 0,8%. Tecidos, vestuário e calçados e ainda outros artigos de uso pessoal e doméstico tiveram leve crescimento de 0,4% cada. O único setor a apresentar queda nas vendas (-8,9%) foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação.
No varejo ampliado o mês de junho teve variação de 6,1% no volume de vendas e 4,9% na receita nominal em relação ao mês anterior. No comparativo anual, a variação foi de 12,3 % para o volume de vendas e 12,4% para a receita nominal.
Fonte: Fecomércio - SC
Mais informações sobre o comércio varejista.