CDL

menu

BC determina novas regras para utilização do cartão do crédito

Publicado em 00/00/0000
BC determina novas regras para utilização do cartão do crédito

As mudanças passam a valer a partir desta quarta, dia 1º de junho  
Com o objetivo de evitar excesso de endividamento dos consumidores, o Banco Central implanta novas regras de utilização de cartões de crédito.
Dentre as alterações mais importantes está o aumento no valor da parcela mínima a ser quitada pelo titular do cartão, que sobe de 10% para 15% do total da fatura. Mas até fim do ano, a partir de 1º de dezembro, o pagamento mínimo sobe para 20%. O valor atual é de 10%.
Hoje existem 80 tipos de tarifas que são cobradas por parte das operadoras. Com a nova regra quem contratar um cartão, só poderá ser cobrado por cinco tipos de serviço: anuidade, emissão de segunda via do cartão, retirada em espécie no saque, no uso para pagamento de contas e em pedidos de avaliação emergencial de limite de crédito (a limitação às cinco tarifas só vale para cartões de crédito emitidos a partir desta quarta-feira, dia 01 de junho).
As fatura mensais também sofrem alterações, a partir de agora devem constar limites de crédito, total e individual para cada operação, gastos parcelados, valores em separado relativos aos encargos cobrados dos usuários e valores que serão acrescidos à fatura do mês seguinte caso o cliente opte por parcelar o pagamento.
Além disso, as administradoras terão que informar a taxa efetiva total no financiamento do saldo devedor que trará mais transparência permitindo ao consumidor avaliar melhor na hora de comprar.  
Clique aqui e leia notícias relacionadas ao comércio em geral.

galeria de imagens

Compartilhar: