CDL

menu

Banco Central e Ministério da Economia realizam live sobre o sistema PIX e soluções para o varejo

Publicado em 07/07/2020
Banco Central e Ministério da Economia realizam live sobre o sistema PIX e soluções para o varejo

Sistema permitirá saques em redes varejistas e transações instantâneas. PIX estará disponível para a população a partir de novembro

Para apresentar ao setor de comércio e serviços o PIX como solução de pagamento para o varejo, o Banco Central e o ministério da Economia realizarão na terça-feira (07) uma live pelo Youtube. A apresentação será a partir das 10h, pelo canal do Banco Central, e terá a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade como moderadora.

O Banco Central lançou em fevereiro o PIX, um sistema de pagamentos e transferências instantâneos. As transações poderão ser feitas de forma rápida e segura, sem limite de horário, em qualquer dia do ano e com o valor disponível imediatamente na conta do recebedor. O sistema estará disponível para a população a partir de novembro.

Outra novidade anunciada na semana passada pelo Banco Central é que o sistema PIX vai permitir também saques em redes varejistas, como alternativa ao sistema bancário. Os saques em redes varejistas comerciais fora do sistema bancário fazem parte de “uma agenda evolutiva preparada para o PIX”, o sistema de pagamentos instantâneos, afirmou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
“O projeto (PIX) não se encerra em novembro”, disse, referindo-se ao mês em que o sistema entra em vigor. “Temos uma agenda evolutiva preparada para o PIX, e diversos novos produtos e funcionalidades serão lançados nos próximos anos, acompanhando a evolução tecnológica e atendendo às necessidades da indústria e dos cidadãos”, destacou Campos Neto.
Além de transformar e modernizar de forma positiva toda a área de meios de pagamentos do Brasil, o PIX pode ter forte impacto, também positivo, no crédito ao consumo e no varejo. A adoção dessa forma de meio de pagamento deverá trazer também uma redução importante nos custos financeiros do varejo (especialmente os de pequeno e médio porte), bem como irá acelerar a digitalização e bancarização de milhões de brasileiros que continuam fora do sistema atualmente.

Fonte: CNDL
Foto: CNDL

galeria de imagens

Compartilhar: