Artigo: O que o seu bolso tem a ver com a Guerra Política entre Brasil e EUA
Por Mateus Bernardino Neto - diretor de SPC
Publicado em 24/07/2025

Artigo: O que o seu bolso tem a ver com a Guerra Política entre Brasil e EUA
Artigo: O que o seu bolso tem a ver com a Guerra Política entre Brasil e EUA?
Confira só...
Você pode até achar que está muito distante da nossa realidade, mas pode acreditar: todos nós consumidores seremos impactados. Vou te explicar o porquê.
Quando Brasil e Estados Unidos entram em rota de divergências políticas, esse acontecimento pode afetar a cotação do dólar, os investimentos, as exportações e os acordos comerciais. Somente em 2024, nosso país exportou mais de US$ 40 bilhões para os EUA, com destaque para itens como petróleo, aeronaves, café, aço e alumínio.
Para ficar mais claro o que está acontecendo, vamos por etapas.
Com um cenário de instabilidade econômica, muitos investidores estrangeiros costumam ficar mais cautelosos, o que impacta na redução de entrada de dinheiro no Brasil. O impacto disso é a pressão no câmbio e o aumento dos juros, ocasionando o encarecimento de financiamentos, empréstimos e até de taxas de juros de cartões de crédito.
Se analisarmos esse cenário, é possível compreendermos que, atualmente, o momento não está favorável para quem necessita pegar capital de terceiros. Com a SELIC em 15% e a inadimplência extremamente alta, as taxas se tornam ainda mais pesadas para quem não tem recursos.
Sabe aquele dinheiro que você vem guardando para fazer a viagem dos sonhos? Em situações como esta, você sentirá que o seu poder de compra será menor com a mesma quantia guardada. Ou seja, antes da instabilidade econômica que estamos vivendo, você compraria mais com o mesmo valor. E o motivo disso está, por exemplo, no aumento do custo do combustível utilizado nas aeronaves, no aumento do preço dos insumos que os hotéis precisam para funcionar, entre outros. Se você acha que as empresas não irão repassar esse aumento para não assustar o consumidor, sinto lhe dizer, mas alguma torneira terá que secar para tudo seguir funcionando, e os impactados serão as pessoas.
É como uma cascata: pessoas sem emprego não têm poder aquisitivo para comprar. Sem compradores, o comércio não vende. E a insegurança econômica volta a imperar.
O que nos resta agora é esperarmos as cenas dos próximos episódios. Afinal de contas, assim como em uma boa série de streaming, tudo pode mudar...
galeria de imagens
destaques
-
Gestão do Uso de Celulares e Grupos de WhatsApp nas Empresas: Limites, Responsabilidades e Impactos Trabalhistas
Por Allexsandre Gerent em 16.09.2024
-
Contratação de Estrangeiros no setor de Serviços e Varejo de Florianópolis
Por Allexsandre Gerent em 19.08.2024
-
Insights de Como Aumentar as Vendas Respeitando as Leis Trabalhistas
30.07.2024