CDL

menu

Apesar das dificuldades, micro e pequenas empresas sustentam 70% das cidades brasileiras

Publicado em 10/10/2012
Apesar das dificuldades, micro e pequenas empresas sustentam 70% das cidades brasileiras

Atualmente, existem 2,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) e 4,5 milhões de MPE

Mesmo com as barreiras da dificuldade de acesso ao crédito, lentidão para iniciar as atividades e incipiência do setor público, as micro e pequenas empresas (MPEs) sustentam 70% dos municípios brasileiros, segundo levantamento da Consultoria em Administração Municipal (Conam). Entretanto, de todas as cidades do Brasil, apenas 400 regulamentaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que há seis anos traz uma série de benefícios à categoria. Os números são preliminares, mas mostram como a situação das MPEs ainda engatinha.

A consultora de licitações do Conam, Elisangela Fernandes, afirmou ao Diário Comércio Indústria & Serviços que a conscientização da importância da regulamentação foi intensificada pelo Sebrae, contudo, na hora de lançar o edital, licitações exclusivas para essas empresas, como prevê a lei, não são feitas.  Questionado se atuará mais junto às prefeituras, o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, disse que a entidade aproveitou as eleições para lançar o Guia do Candidato, com ações para que empreendedores encontrem um ambiente favorável aos negócios e contribuam com o desenvolvimento local.

Atualmente, existem 2,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) e 4,5 milhões de MPEs em todo o país e a expectativa do Sebrae é que em dois anos os integrantes do MEI sejam maioria entre as empresas brasileiras, chegando a 4 milhões.

Fonte: FCDL/SC - Economia
Mais informações sobre o comércio varejista.

galeria de imagens

Compartilhar: