Ângela Hirata mostra trajetória para a internacionalização da marca Havaianas
Publicado em 29/09/2010
Ângela Hirata mostra trajetória para a internacionalização da marca Havaianas
Estratégia que levou as sandálias às vitrines mundiais foi apresentada na 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista
Em quatro anos a marca Havaianas deixou de ser exclusivamente brasileira e tornou uma marca global, presente hoje em 60 países e em mais de 200 mil pontos de vendas. Essa trajetória de internacionalização foi contada pela principal responsável pelo processo, a consultora e ex-diretora de comércio exterior da Alpargatas, Ângela Hirata em palestra proferida nessa quarta-feira na 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que está sendo realizada em Florianópolis (SC).
Ângela Hirata assumiu a difícil missão de tornar as Havaianas um produto aceito em outros países em 2001 e permaneceu na função por quatro anos, período em que conseguiu consolidar a marca e torná-la um sucesso em diferentes locais do planeta. "Foi um trabalho árduo, que
precisou levar em consideração as características de cada país e montar estratégias específicas", ressaltou a consultora. Até 2005, ano em que se desligou da empresa, Hirata conseguiu inserir as sandálias brasileiras nos cinco continentes. Quando iniciou esse processo a exportação das tradicionais sandálias de borracha representava 1,5% do faturamento total da Alpargatas. Em quatro anos, este percentual subiu para 10%.
À frente da equipe responsável pelo desenvolvimento de novos mercados, a executiva transformou a marca popular em grife mundialmente conhecida. Para tornar a Havaianas um sucesso fora do Brasil, Ângela Hirata firmou parcerias com distribuidores e representantes locais. "Cada país tem suas preferências, alguns preferem determinadas cores, com salto ou sem salto, você tem que avaliar muito o mercado".
Entre as estratégias adotadas, nos Estados Unidos por exemplo, Ângela contou que a empresa desenvolveu uma parceria com o Oscar, tradicional prêmio de cinema. De 2002 a 2005, todos os concorrentes ao prêmio receberam de brinde um par da sandália, sempre um modelo customizado especialmente para o evento. As celebridades começaram a usar as Havaianas, servindo de um excelente veículo de divulgação da marca naquele país. "Sabíamos que existia um nicho de mercado para sandálias de dedo em todo o mundo. O principal desafio era transformar as Havaianas em objeto de desejo de milhões de consumidores de diferentes países e culturas. Acho que conseguimos".
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025