CDL

menu

Aliança por Floripa apresenta primeiros resultados do projeto com 17 contratações e ações de revitalização urbana no Centro da Capital

Por Assessoria de imprensa

Publicado em 06/03/2026
Aliança por Floripa apresenta primeiros resultados do projeto com 17 contratações e ações de revitalização urbana no Centro da Capital

A articulação entre entidades empresariais, poder público, iniciativa privada e sociedade civil já começa a produzir resultados concretos em Florianópolis. O Projeto Aliança por Floripa apresentou, nesta quinta-feira (05), seus primeiros números, com a contratação de 17 pessoas que viviam em situação de rua para atuar em frentes de zeladoria urbana. Um dos trabalhadores, inclusive, já deixou o acolhimento na Passarela da Cidadania e hoje conseguiu se estabelecer em moradia própria a partir da renda do trabalho. 

Os resultados foram divulgados durante jantar realizado na sede da CDL Florianópolis. O encontro reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros institucionais e marcou a apresentação oficial do balanço inicial da iniciativa. Consuzido pelo CDL Florianópolis, a ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis) e o Conseg Centro, o projeto também promoveu uma série de ações de revitalização realizadas em diferentes pontos da cidade desde outubro de 2025.

“A Aliança por Floripa comprova que é possível unir responsabilidade social, gestão eficiente e resultados concretos. O projeto entrega valor para a cidade, dignidade para as pessoas e segurança para patrocinadores e apoiadores quanto à correta aplicação dos recursos. Investir na Aliança por Floripa é investir em uma cidade mais cuidada, humana e sustentável”, destacou presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich. “Os  resultados que apresentamos nesta noite mostram que essa união tem força para produzir - e têm produzido - mudanças reais na cidade.”

Resultados visíveis

De acordo com a apresentação dos dados, entre 15 de outubro de 2025 e 27 de fevereiro de 2026, o projeto estruturou equipes de zeladoria urbana responsáveis por ações de manutenção e recuperação de espaços públicos. As equipes realizaram atividades como:

- limpeza de espaços públicos

- pintura de meio-fio, muros e postes

- retirada de pedras soltas de petit pavé

- despichação

- capinação

As intervenções geraram registros de transformação urbana em diferentes regiões da cidade, incluindo:

- Prédio dos Correios – Praça XV de Novembro

- Largo da Alfândega

- Terminal Cidade de Florianópolis

- Praça XV de Novembro

- Miramar – Praça Fernando Machado

- Albergue Noturno – Avenida Hercílio Luz

- Rua Felipe Schmidt

- Base da Guarda Municipal – Ingleses

- Praça Pereira Oliveira

- Passarela Nego Quirido (incluindo preparação para o Carnaval)

- Avenida Hercílio Luz

- Escola Comunitária Lagoa do Peri

Além do apoio empresarial, o projeto também recebe doações da população por meio do site oficial, permitindo que qualquer pessoa contribua diretamente com a iniciativa. A proposta é estimular que doações que normalmente seriam feitas diretamente nas ruas, na forma de esmolas, sejam direcionadas ao projeto, garantindo aplicação estruturada dos recursos em ações de reinserção social e cuidado urbano.

Histórias que mostram o impacto do projeto

Entre as iniciativas de apoio aos participantes está a recuperação da dentição do zelador Wanderley Santiago, realizada em dezembro de 2025 em parceria com a Unisul. “Depois de oito anos vou voltar a poder sorrir de novo e me reinserir na sociedade com trabalho, oportunidade e um sorriso novo”, contou emocionado. 

Os zeladores também participaram de capacitações profissionais, como o ciclo de palestras Empreende Certo, promovido pelo Sebrae em novembro e dezembro de 2025, com conteúdos voltados ao empreendedorismo e à construção de novas perspectivas de vida, garantindo a reinserção social de forma integrada. 

Campanha Dia sem Esmola

A atuação do projeto segue nos próximos meses, e dentre as ações previstas, está o lançamento da campanha do Dia sem Esmola, voltada à conscientização da população sobre formas mais eficazes de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. A mobilização deve envolver panfletagem, ações de comunicação e geração de mídia espontânea, incentivando que as doações sejam direcionadas ao projeto.

Construção coletiva

O próprio símbolo da campanha, segundo a coordenação, resume o objetivo do projeto, com três mãos unidas: poder público, iniciativa privada e a sociedade fazendo a diferença. É isso que destacou o presidente da ACIF, Célio Bernardi. “Esse é um momento de acreditar no projeto. A união das entidades mostrou a força da sociedade civil organizada para contribuir com a administração pública e ajudar a transformar a realidade da cidade. Em poucos meses já tivemos um volume de ações que parece resultado de um ano inteiro de trabalho”, afirmou.

Para o prefeito da Capital, Topázio Neto, o projeto vem ao encontro de ações e políticas públicas municipais de enfrentamento ao assunto, fortalecendo a gestão integrada. “O trabalho que fazemos hoje na assistência social em Florianópolis é referência nacional. Nós oferecemos acolhimento e oportunidade de trabalho para quem quer mudar de vida, assim como a Aliança. Mas também internamos involuntariamente quem não consegue sair das ruas pelo vício em drogas e álcool. É um trabalho cansativo, mas não vamos parar e vamos seguir avançando, sempre unidos.”

Já o presidente do Conseg Centro, Rodrigo Marques, ressaltou que essa união de sucesso pode se tornar uma referência para enfrentar um problema presente em cidades de todo o país. “A questão das pessoas em situação de rua não é um desafio exclusivo de Florianópolis, é uma realidade global. O que a Aliança por Floripa mostra é que muitas vezes o que falta é oportunidade. Quando ela aparece, a transformação pode acontecer. Por isso, vejo essa iniciativa como um projeto que pode ser replicado em outras cidades do Brasil e até em outros países”, finalizou.

galeria de imagens

Compartilhar: