CDL

menu

Agosto Dourado

Publicado em 07/08/2015
Agosto Dourado

“AGOSTO DOURADO” – FLORIANÓPOLIS APOIANDO ALEITAMENTO MATERNO

Em 2015 comemoraremos a XXIII Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2015, cujo tema é: Amamentação e trabalho – para dar certo o compromisso é de todos! A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis promove o movimento AGOSTO DOURADO para expandir as atividades que marcam a SMAM 2015, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância do Aleitamento Materno para a vida das crianças, da família e da sociedade em geral. Neste mês intensificam-se as ações de educação em saúde sobre os benefícios do Aleitamento Materno em todos os espaços da sociedade civil e organizada, sobretudo nas Instituições de Saúde. O leite materno é o único alimento capaz de garantir a sobrevivência humana em condições de extrema escassez, e a prática da amamentação pode salvar mais de 1 milhão de crianças de até 5 anos de idade, tendo o maior percentual de impacto para garantir a saúde infantil. O Leite Materno é considerado padrão ouro na alimentação da criança. Utilizamos “o laço dourado” como o símbolo do Agosto Dourado, confirmando o padrão ouro de qualidade do leite materno.
O laço dourado traz, em si, várias representações relacionadas à saúde da mulher e da criança. Cada parte de sua composição tem um significado: Ouro: a cor dourada para o laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil, e qualquer outra alternativa deve ser comparada e questionada. O laço: cada parte do laço mostra uma mensagem especial:
- Uma parte do laço representa a MÃE e a outra parte representa a CRIANÇA;
- O laço é simétrico, dizendo-nos que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação – igualmente necessários.
- O nó é o PAI, a família e a sociedade - sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa.
As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo por 6 meses e a amamentação continuada por 2 anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos, o espaçamento das gestações preferencialmente de 3 anos ou mais, dando a mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança. Promover o "Agosto Dourado" é garantia de colher mais e expressivos resultados nos índices de aleitamento materno, pelo maior envolvimento não só dos profissionais e instituições que já incentivam a sua prática, mas também de outros movimentos governamentais e não governamentais, empresariais e civis. Tornar vários monumentos dourados no planeta no mês de agosto tem o objetivo de que todos saibam que o alimento de maior impacto preventivo na saúde infantil e mesmo na fase adulta é o leite materno, produto padrão ouro de qualidade, oferecido pela ação mais calorosa, afetiva e efetiva, a amamentação.


EVENTOS COMEMORATIVOS DA SMAM E AGOSTO DOURADO 2015 DA GRANDE FLORIANÓPOLIS:

01/08/2015 – A HORA DO MAMAÇO 2015, às 14 horas, no Parque de Coqueiros. Conta com a parceria da 18ª GERSA, UNIMED Grande Florianópolis, da Clínica Santa Helena, Hospital Universitário, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional de São José, Hospital Ilha, Conselho Regional de Fonoaudiologia;

05/08/2015 - I Seminário Regional da Grande Florianópolis em Aleitamento Materno, XXIV Semana Mundial de Aleitamento Materno - 2015
IV Seminário do Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável de Florianópolis/COMAMAS;

07/08/2015 – Participação do COMAMAS no ato público da 2ª Etapa da Campanha Justiça pela Paz em Casa, no largo da catedral, promovido pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, entre outras entidades;
 
07/08/2015 – Sessão solene na Câmara Municipal de São José – assinatura da lei municipal do Agosto Dourado;

25/08/2015 – I Congresso Catarinense de Aleitamento Materno, promovido pela ALESC, em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável de Florianópolis/COMAMAS/Capital Criança – SMS Florianópolis, com a Associação dos Pediatras do Hospital Florianópolis, Secretaria de Estado da Saúde, UNIMED Grande Florianópolis.

Ao longo do mês terão várias atividades sobre o tema nas instituições de saúde, nos espaços sociais; terá a sinalização da Semana Mundial no Largo das Bandeiras; confecção das camisetas da SMAM 2015, decoração da Ponte Hercílio Luz e os prédios históricos de Florianópolis.

galeria de imagens

Compartilhar: