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"Acreditar é que faz a diferença", diz Juliana Sales, da Outback Steakhouse

Publicado em 28/10/2015
"Acreditar é que faz a diferença", diz Juliana Sales, da Outback Steakhouse

Empresária fez palestra na Conversa Empresarial promovida pelo Núcleo Jovem da CDL de Florianópolis

Com apenas 36 anos, Juliana Sales já fez uma carreira singular na rede de restaurantes Outback Steakhouse, foi de atendente a coproprietária. Sua trajetória foi reconhecida perante a rede mundial. O Outback de Florianópolis, que ela dirige, foi a única entre as unidades no Brasil a receber o "Prêmio Maria Luisa Rodenbeck", categoria ouro, por iniciativas desenvolvidas junto à comunidade local. Juliana ganhou também por dois anos consecutivos o prêmio "Proprietária do Ano" entre todos os executivos do mundo. A empresária apresentou estes e outros fatos marcantes de sua trajetória a empreendedores que formam o Núcleo Jovem da CDL de Florianópolis em palestra na noite desta terça-feira (27) na sede da entidade.

Qual o segredo do sucesso? Esta é a pergunta mais recorrente que Juliana responde. "Simples, acreditar é que faz a diferença e depois nada do que já se conhece muito trabalho, engajamento da equipe, qualidade, satisfação dos clientes, perseguir metas com referencial de excelência", disse ela.

O chamado “custo pessoal” é alto. Juliana ficou três anos e meio trabalhando direto, sem férias. As primeiras, de 15 dias, foram curtidas recentemente. "E na volta foi um stress total", confessou. Além de cuidar de toda a administração do negócio e de colocar o uniforme para ir ao salão atender mesas, em casos excepcionais, ou ainda de pegar junto na cozinha, ela dá retorno direto a todas as manifestações e contatos de clientes, sejam críticas, elogios ou sugestões.

Na rede Outback o modelo de negócio é diferenciado, não tem contratos de franquias, os restaurantes são próprios com participação de coproprietários, caso de Juliana na unidade de Florianópolis. Para chegar a ser um sócio o candidato precisa ter percorrido todos os estágios dentro da rede. Normalmente é convidado um ex-funcionário, devido ao seu profundo conhecimento da estrutura geral de funcionamento, e 40% vem do ramo alimentício, como é o caso de um sócio que veio da rede McDonalds.

"É um modelo diferente que tem como vantagem o fato de se ter um maior senso de propriedade, além de mais liberdade para tomar decisões". Essa liberdade de tomar decisões fez com que Juliana apostasse em estratégias de aproximação com a comunidade local, através da concessão de patrocínios a eventos e apoio a trabalho de organizações não governamentais. Dentro da rede, isso fez a maior diferença, segundo ela.

A marca Outback Steakhouse vive um bom momento no plano nacional, em geral. As 70 lojas existentes no Brasil atualmente servem de servem de referência para todos os demais países, inclusive para lojas dos estados Unidos, onde tudo começou.
Confira algumas curiosidades do negócio que Juliana Sales dirige, a unidade Outback Steakhouse de Florianópolis: - O restaurante funcionamento no sistema 7x7, ou seja, sete dias por semana no almoço e jantar;
- São 280 lugares no salão;
- Para abrir as portas todos os dias, estão a postos 80 funcionários de um total de 128;
- A equipe de cozinha inicia a produção do dia diariamente às 7h;
- Cada atendente cuida de duas, no máximo três mesas;
- A equipe de profissionais se reveza em até três turnos em escala, com uma folga por semana;
- O ´turnover´ é de cerca de 50% para posições de serviço e de 62% na cozinha;
- Para produzir todo o cardápio são utilizados 320 itens com prazos de validade diferenciados;
- O tempo de permanência médio nas mesas é de uma hora, no jantar essa média aumenta;
- A carne do prato mais pedido do cardápio, a costelinha de porco, é produzida aqui em SC e vai para todo o Brasil;
- Os pães servidos tem produção terceirizada com uma receita exclusiva;
- A unidade chega a atender, em dias de pico, 1.100 clientes para almoço e jantar.

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